Como evitar atrasos de contas ao viajar?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Você está para viajar e ainda tem contas para pagar. pagar com atraso significa pagar com multas. Ficar sem pagar significa correr o risco de ter seus serviços cancelados. O que fazer então quando temos que viajar?

O primeiro passo é deixar separado no banco para as contas que estão para chegar e cadastrar todas elas em débito automático. Separe sempre um dinheiro a mais do que o que você está esperando pagar, prevenindo algum imprevisto que possa ocorrer. Assim, você pode seguir viagem tranquilamente.

Caso você não possa ou não queira colocar suas contas em débito automático, você pode pegar uma segunda via pela internet e assim, efetuar o pagamento em algum lugar físico no lugar onde você estiver, desde que seja no Brasil. Você precisará de alguns dados, como login ou número de registro no serviço para o qual você está efetuando o pagamento para possibilitar que seja retirada a segunda via da fatura.

Contas atrasadas

Ao viajar, tenha certeza de deixar todas as contas em dia para não voltar para casa e ter de lidar com muitas dores de cabeça. (Foto: novohamburgo.org)

Praticamente todas as prestadoras de serviços do Brasil fornecem algum tipo de serviço que envia as contas por e-mail. Você pode solicitar este serviço direto no site da prestadora e assim, receber os dados para pagamento pelo e-mail. Mas para realizar o pagamento pela internet, você precisará de algumas ferramentas.

A primeira delas são os cadastros no internet banking de seu banco. Assim, você terá acesso a ele de qualquer computador que use a internet. Decore sua senha, ande com seu cadastro para todos os lados e assim, possibilite que sua conta possa ser acessada em todos os lugares. Aplicativos móveis para celulares e tablets também facilitam mais ainda isso.

Você não pode esquecer em hipótese alguma de levar seu token de segurança ou tabela com os códigos para poder confirmar os pagamentos online. Senão, só vai restar para você a opção de pedir a um parente ou amigo para pagar suas contas até voltar de viagem.

Caso a viagem dure mais de 30 dias, você pode pedir a suspensão por um mês de serviços de telefonia, sem custo nenhum para isso. Já é um gasto a menos para você. Para saber mais detalhes, você deve acessar o site da Anatel e ler a cartilha com os direitos do consumidor.

Basicamente, é assim que você deixa suas contas em dia quando for viajar. A melhor forma de solucionar esse problema, realmente, é usando o débito automático. Aqui demos todas as opções possíveis para que não haja a necessidade do pagamento de juros ou até o cancelamento do serviço. Esperamos ter ajudado e qualquer dúvida, é só usar o espaço de comentários abaixo.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário