Como negociar o aluguel de casa?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Se você está em uma caça para sua moradia e o lugar perfeito está um pouco fora da sua faixa de preço ou seu proprietário está levantando o aluguel em seu apartamento atual, você pode negociar seu aluguel.

Parece intimidador, mas com um pouco de estratégia, você pode conquistar o proprietário.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode negociar o preço do aluguel:

Leia também

Se você estiver enfrentando um aumento de aluguel, inicie a conversa pelo menos um mês antes do término do seu contrato, para que seu proprietário tenha tempo suficiente para considerar sua oferta ou, se necessário, você terá tempo para fazer outros planos.

Aluguel mais barato é garantido para os melhores inquilinos

Se você está procurando um novo local, pergunte sobre concessões de aluguel. As concessões de aluguel são benefícios oferecidos pelo proprietário a inquilinos como especiais de mudança. Você também pode mostrar que está financeiramente estável, oferecendo ao proprietário algumas concessões, como pagar alguns meses de aluguel com antecedência ou assinar um contrato mais longo, o que economiza o dinheiro do proprietário na rotatividade.

No caso de um aumento de aluguel, você deve lembrar ao proprietário que inquilino confiável e responsável você foi. Se você sempre pagou seu aluguel a tempo, é cortês com outros inquilinos e manteve a propriedade em boa forma, verifique se seu proprietário sabe disso. Isso pode ajudar a provar seu valor e dar um incentivo para manter seu aluguel atual.

NEgociando o aluguel

Negocie seu aluguel para ter um valor mais em conta e que melhora suas finanças. (Imagem: Pinterest)

Informe-se sobre como estender o contrato de aluguel

Mostrar que você planeja ficar em seu apartamento por um período substancial pode demonstrar que você é um investimento estável. Se o arrendamento for anual, ofereça-o para estendê-lo a 18 a 24 meses em troca de manter seu aluguel atual. Se o proprietário souber que não precisará correr um risco com um novo inquilino, isso pode ser um bom compromisso.

Ofereça para encerrar o contrato de aluguel no verão

Os proprietários sabem que o verão geralmente é mais fácil de encontrar inquilinos. Como a maioria das pessoas tem horários mais flexíveis, como estudantes universitários recém -formados que procuram os primeiros apartamentos, há simplesmente mais pessoas que procuram espaços de aluguel.

Oferecer para encerrar seu contrato no verão pode ser uma opção atraente para um proprietário, e eles podem estar dispostos a cortar os preços em troca da data de término conveniente.

Pesquise o valor da propriedade para negociar o aluguel

Considere se o aluguel está além do valor real do mercado predominante. Pesquise as taxas de aluguel conversando com outros proprietários ou vizinhos da região. Conhecer os preços médios dos imóveis e a frequência dos aumentos de aluguel no bairro podem lhe dar alavancagem.

Estar aberto para se comprometer na negociação do aluguel

A menos que você simplesmente não esteja disposto ou incapaz de pagar a taxa de aluguel, sugira um valor de compromisso que você pode pagar. Por exemplo, se o aluguel for R$100 mais alto do que você gostaria, ofereça -se para pagar R$50. Dê suporte para sua oferta mencionando suas descobertas de pesquisa e concentrando-se em sua estabilidade como inquilino.

Negocie diretamente seu aluguel e acompanhe por escrito

Embora as negociações geralmente funcionem melhor quando feitas cara a cara, durante momentos como esses, você pode ter a conversa ao telefone. Permaneça calmo, educado e profissional durante a discussão – nunca rude ou defensivo. Acompanhe a discussão dentro de 24 horas com um breve e-mail agradecendo-lhes para a reunião e reiterando sua “pergunta”.

Tenha um plano B para sua negociação de aluguel

Se você está procurando um novo local, deve ter mais de um apartamento, casa ou condomínio no seu radar. O banco em um proprietário que diminui os preços do aluguel pode ser arriscado, especialmente se você tiver uma data definida, precisará sair do seu antigo local.

Se você está enfrentando um aumento de aluguel, deve decidir se estará disposto a pagar a taxa mais alta, apenas caso as negociações não sejam como planejadas. Se você definitivamente não está disposto ou incapaz de aceitar a nova taxa, é uma boa ideia começar a pesquisar novos apartamentos.

Se você decidir ficar e pagar mais a cada mês, poderá solicitar atualizações de propriedades para tornar o aumento mais palatável, como repintar as paredes ou atualizar alguma coisa no imóvel.

Você já teve que negociar um aluguel? Como fez a negociação? Quais dicas daria para quem precisa negociar o aluguel?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário