A concorrência entre as empresas de cartão de crédito é feroz, o que é uma boa notícia para os consumidores mais experientes. Se você tem um bom histórico de crédito e bons hábitos financeiros, você pode escolher a partir de muitos cartões diferentes, incluindo cartões de crédito que lhe dão o dinheiro de volta, milhas aéreas, cartões de presente e mercadorias. Nenhum cartão é um direito para todos os consumidores, e a melhor maneira de obter um bom cartão é avaliar suas necessidades, combinando com seu estilo de gastos e suas necessidades.

Analise seu histórico de gastos

Reveja seus gastos passados, principalmente se você já tem um cartão de crédito. Verifique para ver quantas vezes você pagou o saldo total e quantas vezes você parcelou a fatura. Se você parcela de tempos em tempos, seu principal critério deve ser uma baixa taxa de juros. Pegue o cartão de seu banco com a melhor taxa possível e não seja influenciado por programas de recompensa ou outras regalias. O valor dessas vantagens não é suficiente para compensar o aumento dos juros que você vai ter que pagar.

Avalie as recompensas que mais valham a pena

Decida quais recompensas são mais valiosas para você. Se você é um viajante freqüente, você pode querer buscar um cartão de seu banco que oferece milhas de ou de pontos para investir estadias em hotéis com cada compra. Para maximizar seus ganhos, pesquise um cartão que fature mais pontos para os bilhetes de viagens aéreas, quartos de hotel e outras despesas de viagem. Produtos e outros programas de recompensa raramente valem a pena.

Avalie os critérios para as recompensas do cartão

Verifique as regras de expiração dos pontos para resgate dos prêmios. Alguns deles tem prazos curtos para expiração dos pontos. Se você gasta pouco com cartões, deve buscar aquele que tem um maior prazo para acúmulo de pontos. Quem gasta mais, deve buscar cartões gold ou platinum, que otimizam os ganhos de pontos nos programas de relacionamento.

Melhores cartões de crédito

Com certeza, das centenas de opções no mercado, pelo menos um cartão de crédito irá atender às suas necessidades. (Foto: telegraph.co.uk)

Saiba com quais empresas você já tem uma relação de fidelidade

Compare os programas de recompensa dos vários cartões no mercado, se você preferir usar seus gastos para melhorar seu relacionamento com uma empresa específica. Os melhores cartões de relacionamento com empresas são aqueles que oferecem descontos e ofertas constantes aos seus usuários. Prefira também aqueles que possibilitam acumular pontos em mais de um programa de relacionamento, não apenas da empresa ao qual está ligado.

Analise bem o contrato

Leia o contrato minuciosamente em cada cartão para obter informações sobre as taxas anuais, períodos de carência e outros detalhes. Decida se o valor cobrado anualmente encaixa em suas finanças. Se o valor for muito alto, busque um cartão em uma faixa mais barata. Isso pode ser feito trocando um cartão internacional por um nacional, buscando menos pontos de recompensas, entre outros.

Escolha a bandeira do cartão

American Express, MasterCard ou Visa são as melhores opções. Há mais bandeiras no mercado, mas nenhuma delas chegará perto do alcance nacional e internacional destas três opções.

Nacional, Internacional, Gold ou Platinum?

Além dos critérios de renda mínima para cada um destes cartões, o cliente deverá considerar seus gastos com cartões de crédito: quanto maiores os gastos, melhor terá de ser o cartão. Vale lembrar que cartões Gold e Platinum oferecem mais vantagens para clientes que viajam constantemente.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)