Visa ou Mastercard? Qual escolher?

Escrito na categoria "Cartão de crédito e débito" por André M. Coelho.

As principais bandeiras de cartão de crédito presentes no Brasil são o Visa, Mastercard, Dinners e American Express. Entretanto, as duas primeiras são as bandeiras concorrentes mais utilizadas e populares no mundo, com aceitação quase total em lojas e empresas conveniadas no Brasil e no mundo, em mais de 150 países! São os cartões de maior aceitação para compras, e é difícil encontrar uma loja que aceite um dos cartões e não aceite o outro. Diante dessa ampla possibilidade de utilização, fica sempre a dúvida: Qual é o melhor cartão, Visa ou Mastecard? Qual deles oferece mais vantagens, descontos e menores taxas?

Respondemos que essa questão não faz muito sentido, pois a cobrança de taxas ou juros, o oferecimento de vantagens e descontos fica a cargo do banco, e não das empresas de cartão de crédito. Funciona assim: Visa e Mastercard são apenas as bandeiras dos cartões, e isso significa que não são eles os emitentes dos cartões, mas apenas as marcas que ganham com a sua utilização nos estabelecimentos conveniados. Uma porcentagem do valor pago em compras vai para as bandeiras dos cartões. Ao pagarmos a fatura do nosso cartão são os bancos que ganham com isso, e são eles os responsáveis por fornecer descontos ou cobrar os juros. A Visa ou a Mastercard não podem emitir cartões sozinhas, mas necessitam dos bancos para afixar sua bandeira e permitir sua utilização. O emissor do cartão, que serão os bancos ou instituições financeiras, que determinará a fixação das taxas e benefícios.

Devo escolher cartão de crédito Visa ou Mastercard ?

Comparação entre o cartão de cédito Visa e Mastercard

Todas essas informações dissolvem o dilema a respeito de qual cartão utilizar, pois gerará praticamente a mesma fatura a utilização de um cartão de crédito Itaú Visa e Itaú Mastercard. Agora, podem ser bastante diferentes as condições entre um Banco do Brasil Visa e um Caixa Visa, e muito mais próximos um Mastercard e um Visa do mesmo banco. Com isso concluímos que o que impõe a diferença de tarifas não é a bandeira do cartão, mas seu banco emissor. Para usufruir de benefícios e taxas menores você deve consultar cada banco e procurar saber o que ele oferece para cada um dos cartões, os juros, anuidades e recompensas.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Um comentário para: “Visa ou Mastercard? Qual escolher?”

  • Paulo

    Comentário simples e esclarecedor, parabéns pelo texto…
    Abç!

    Responder

Deixe um comentário