Como economizar ao usar o cartão de crédito?
Os mais espertos entre nós têm sido capazes de usar cartões de crédito em seu benefício, de forma otimizada a economizar ainda durante o pagamento em seus cartões. Se você é cuidadoso sobre como você usa seus cartões de crédito, você pode realmente sair na frente, utilizando-os, em vez de se apenas ficar preso ao dinheiro.
Leia também
Use cartões de recompensas somente se você pode pagar o saldo total
Eu sou um grande fã de recompensas do cartão de crédito. Mas para compensar as recompensas que eles pagam, cartões de recompensas tendem a ter taxas de juros mais altas do que os cartões de crédito regular. Por exemplo, só faria sentido ganhar recompensas da American Express se você pretende pagar o saldo pleno cada mês, sem falhar. Se você não pode se cometer a uma programação dessas, então é melhor aplicar para cartões de juros mais baixas. Isso vale principalmente para os cartões de lojas.
Faça sua pesquisa antes de aplicar para um cartão
Compare o que um cartão de crédito oferece antes de se inscrever para qualquer coisa. Você já leu os termos com cuidado? Com base em seus hábitos de compras, você vai descobrir que existem determinados cartões de crédito que irão atender seus padrões de gastos melhor do que outros.
Eu gostaria de evitar recolher cartões de recompensas simplesmente porque possuir muitos podem impedir que você otimize suas recompensas em qualquer cartão. Além disso, ter muitos cartões pode apenas incentivá-lo a comprar mais do que deveria e usar excessivamente seu crédito.
Evite confiar em cartões de crédito para cobrir uma emergência
A maioria das pessoas que conheço não têm fundos de emergência e acabam confiando em sua coleção de cartões de crédito para socorrê-los sempre que necessário. No entanto, sem poupança, você provavelmente vai manter um equilíbrio no seu cartão de crédito assim que você usá-lo para todas as despesas inesperadas. E manter um equilíbrio significa pagar mais em juros. Portanto, tenha em mente que, embora depender de seus cartões como backup seja bastante tentador, ele certamente vai ser caro e criar uma futura tempestade financeira.
Leve um cartão de crédito a mais
Aqui está um grande compromisso: se você estiver interessado em aproveitar as recompensas, você ainda pode possuir um cartão de recompensas, mas usá-lo apenas para os itens que você vai ser capaz de pagar totalmente a cada mês. Você pode querer considerar a aplicação de um segundo cartão, que deve ser do tipo de juros baixo, este é o cartão que você pode dar ao luxo de possuir com um saldo dados as suas taxas mais baixas. Você pode optar inclusive por opções de cartões pré-pagos.
Fale com o emissor do seu cartão sobre a redução de sua taxa
Se você tem uma boa história como Titular, você pode ter alguma influência aqui. Quando você é um cliente bom pagador por um tempo, converse com o gerente de seu banco ou o responsável pelo seu cartão para discutir a possibilidade de reduzir as taxas. Principalmente para bons pagadores, os bancos são tentados a fazer este tipo de negócio.
Não use o seu cartão para saques nem para pagamento de contas
Não use o seu cartão para qualquer forma de adiantamento em dinheiro ou pagamento de contas. Não vale a pena o que você vai pagar para a conveniência.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como aproveitar as promoções de fim de ano de seu cartão de crédito?
Devo cancelar todos os cartões de crédito?
Qual a diferença entre cartão de crédito e débito?
Como parar de usar o cartão de crédito para tudo?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.