Quem tem cartões de crédito e/ou participa de programas de fidelidade já teve que passar pelo menos uma vez pela situação de trocar os pontos por prêmios, milhas ou outros benefícios. E nesse momento, é que passamos por muitos problemas. Passamos por sites, ligações para o SAC, internet banking e muitas outras ferramentas até encontrarmos alguma informação para trocar e até para saber os pontos do seu cartão. Por que será que isso acontece? É o que vamos analisar neste artigo.

Por que é tão difícil trocar ou saber os pontos do cartão?

Não precisamos criar teorias conspiratórias de que as empresas querem dificultar a troca de pontos ou como saber seus pontos no programa de relacionamento. As possibilidades mais plausíveis são bem mais simples.

A primeira é que os brasileiros ainda não sabem usar as ferramentas online de seus bancos. A internet ainda é um terreno pouco explorado pelos brasileiros para usar os serviços de seus bancos. Podemos confirmar isso ao ver a quantidade de pessoas nas filas das instituições financeiras ainda hoje em dia para serviços que poderiam ser feitos online, como pagamento de contas e retirada de extratos. Lógico que temos que levar em consideração que muitas pessoas também não tem acesso à internet em casa, mas vamos tirar esse elemento da equação por enquanto.

Em segundo lugar, temos o design do site dos bancos. Quase nenhum deles tem uma interface amigável aos usuários. Uma interface amigável é aquela intuitiva, que ajuda o usuário a encontrar todas as informações e fazer todas as tarefas que precisa no ambiente online de seu banco. Algumas instituições até separam o site dos programas de relacionamento e de pontos do cartão. Algo desnecessário e que poderia ser bem mais simples.

Como saber os pontos do seu cartão de forma simples?

Fugindo das complicações, todas as faturas de cartões que participam de programas de relacionamento tem o extrato de pontos impresso na fatura.

Já no internet banking, normalmente o extrato de pontos está em uma aba dedicada ao programa de relacionamento ou na seção dedicada aos cartões do seu banco.

Você pode também ligar para a linha de atendimento do seu banco ou cartão, onde a opção do programa de relacionamento estará em um dos primeiros números para você teclar e acessar as informações dos seus pontos do cartão.

Cartões e pontos de fidelidade

Os pontos de fidelidade de cartões são difíceis de encontrar e usar, mas mais por conta de designs que não se preocupam com uma interface amigável ao usuário. (Foto: www.aquelapassagem.com.br)

Como saber como trocar os pontos do meu cartão de forma simples?

Usando os canais do internet banking ou o SAC de seu banco, você pode ter acesso aos possíveis “prêmios” da troca de pontos. Para alguns bancos, você vai precisar acessar um site externo, dedicado ao programa de relacionamento dos cartões do banco.

Geralmente, o link para o site do programa de relacionamento está na página principal de seu banco ou em uma rápida procura no Google, por termos como “Programa de recompensa/pontos de cartão do banco XXXX”.

Tenho como juntar os pontos de vários cartões e diferentes bancos em um lugar só?

Em poucas palavras, isso é possível. Para isso, você precisa se registrar em programas de relacionamento como o programa de milhas Smiles da Gol, que possibilita que você transfira pontos  de cartões para milhas. E agora, você pode trocar os pontos Smiles não apenas por passagens, mas também por produtos de diferentes naturezas.Você pode também passar a usar mais cartões de um banco apenas, que aumenta a possibilidade de acumular pontos para um programa de relacionamento apenas.

Ficou alguma dúvida? Não deixe de colocar suas perguntas nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)