As pessoas muitas vezes se candidatam para cartões de crédito com base em sua renda. Consumidores com pouca renda podem ter problemas para encontrar um bom cartão de crédito. Por outro lado, os consumidores com bom histórico de renda podem de candidatar para os preferidos cartões Gold ou Platinum. Ambos compartilham semelhanças, mas tem também diferenças que podem ser cruciais na hora de decidir o cartão “premium” que você quer e que melhor se encaixa nas suas reais necessidades.

Semelhanças entre os cartões Gold e Platinum

Tanto os cartões Gold quanto os cartões de crédito Platinum normalmente oferecem mais serviços e benefícios para os portadores de cartões em relação aos cartões padrão dos bancos. Em comparação com os cartões de crédito tradicionais, eles oferecem taxas de juros mais baixas e saldos mais elevados. Platinum e Gold podem oferecer taxas anuais mais baixas, às vezes. No entanto, o titular vai pagar taxas anuais mais elevadas para o luxo percebido de um cartão de crédito “premium”. Penalidades por falta de pagamentos ou pagamentos atrasados para cartões Gold e Platinum podem ser mais baixas em comparação com cartões de crédito tradicionais. Afinal, clientes com mais dinheiro querem ser fidelizados pelos bancos e instituições financeiras a qualquer custo.

Diferenças entre os cartões Gold e Platinum

Cartões de crédito Platinum podem oferecer taxas de juros mais baixas, os saldos de crédito mais altos e mais freqüentes aumentos no limite de crédito em comparação com cartões de crédito Gold. Alguns cartões de crédito Platinum podem anunciar que não tem limites de crédito, o que não é verdade , embora alguns possam permitir saldos de centenas de milhares de reais. Porque alguns limites de crédito são, por vezes ligados com a renda, cartões de crédito Platinum podem estar mais prontamente disponíveis para os consumidores em faixas de renda mais elevadas. Cartões de crédito Platinum também podem oferecer benefícios adicionais em comparação com cartões de crédito Gold com serviços extras, incluindo seguros de viagem, serviços de proteção de fraude, programas de recompensa com mais bônus e milhas de viagem. Outras vantagens do cartão Platinum podem incluir seguro de bagagem, acesso VIP nas compras de certas companhias aéreas e descontos em restaurantes de alta classe.

Escolhendo entre cartões Gold e Platinum

As diferenças entre os cartões Gold e Platinum são poucas, mas podem atrair aqueles que buscam um pouco mais de luxo para suas vidas. (Foto: www.businessmoneydaily.com)

Prestígio dos cartões

Alguns consultores financeiros afirmam que não há nenhuma diferença real entre os cartões Gold e Platinum e que a distinção é uma jogada de marketing projetado para afagar o ego do consumidor com um cartão chamativo. Ao menos que você goste da ideia de levar um cobiçado pedaço de plástico no bolso, cartões de crédito tradicionais e cartões de crédito Gold podem servir o seu propósito tão bem como os cartões Platinum. Vale mesmo é comparar e pesquisar bastante para encontrar o cartão que tem mais benefícios que você efetivamente vai usar.

Aviso aos navegantes dos cartões de crédito

Cuidado com promoções publicitárias de que cartões Gold ou Platinum ajudam a ter acesso a melhores condições de crédito. Embora seja verdade que muitos cartões de crédito preferenciais são oferecidos a pessoas com melhores situações financeiras e histórico de pagamentos, garantir um cartão Gold ou Platinum não garante necessariamente melhores condições de crédito e menores juros. Os juros desses cartões vão continuar mais altos que um empréstimo pessoal.

Você tem ou teve um cartão Gold ou Platinum? Recomendaria para outros leitores?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)