A declaração do imposto de renda é uma obrigação de todos os brasileiros que tem alguma renda e deve ser entregue até último dia de abril. Depois desta data já incide multa e em caso de restituição você estará nos últimos lotes.

A receita federal geralmente libera o programa da declaração do imposto de renda no início do mês de março de cada ano ou até um pouco antes, o que dá 2 meses de tempo para que cada contribuinte faça a sua declaração e entregue na data. Este prazo é mais que suficiente para reunir todos os documentos necessários e preencher os dados no programa do imposto de renda.

Apesar do programa de declaração do imposto de renda ser liberado antes, o prazo de entrega começa no dia 1º de março.

Mas quando fazer a declaraçao do imposto de renda? O ideal é fazer o quanto antes.

Se você não precisa de um contador pois sua declaração é simples ou tem experiência no assunto, fazendo antes você fica livre da obrigação e não corre riscos de ter problemas técnicos e atrasar por deixar para última hora.

Se você precisa de um contador é melhor procurá-lo até mesmo antes de março, já deixando lá toda a documentação exigida. Assim sua decalaração ficará pronta primeiro e em caso de restituição você estará nos primeiros lotes para receber.

IRPF - Programa da declaração

A cada ano o programa do IRPF fica mais fácil de usar

Deixar para fazer a declaração de imposto de renda no último momento pode sair bem caro. Caso você tenha problemas no seu computador ou em sua conexão de internet no útimo dia de enviar, poderá ter que pagar uma multa bem cara por isso. Há também a possibilidade de congestionamento no site da receita visto que milhões de pessoas estarão acessando durante todo o dia tentando enviar a declaração.

Faça sua declaração o quanto antes para não correr o risco de perder o prazo e fique tranquilo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)