Informe de rendimentos para declaração do imposto de renda – O que é?

Em Imposto de renda por André M. Coelho

Quando chega o momento de prestar contas para a Receita, todo mundo fica confuso. A quantidade de documentos que tem de ser enviados, junto com todos aqueles comprovantes e dados a preencher pode deixar um louco. Quando seu contador pede então o informe de rendimentos ou seu banco te envia esses dados, você nem sabe o que são e onde colocá-los. Mas vamos te ajudar a saber o que é esse informe e como ele funciona.

Leia também

Estes dados irão ajudar a Receita Federal a cruzar os dados da declaração do imposto de renda e de suas finanças, verificando e confirmando se houve ou não a sonegação de impostos.

Nos informes que são entregues aos empregados pelo empregador, estarão incluídos todos os valores pagos ao trabalhador, inclusos aqui deduções realizadas  e impostos que foram retidos no ano anterior. Além de ser um documento fiscal necessário para a declaração, pode ser também o ponto de partida para saber se seu emprego realmente paga bem.

Informe de rendimentos

Este é um modelo de comprovante de rendimentos que deve ser enviado pelas empresas a todos seus empregados. (Foto: hrportal.propay.com.br)

Bancos e instituições financeiras devem enviar em seus dados as quantias presentes nas contas-correntes do cliente e os valores que estão em contas de investimento, com dados completos que serão cruciais no preenchimento.

Se você nunca contratou os serviços de um contador antes ou é a primeira vez que declara, recomendamos que converse com um desses profissionais para saber que caminho seguir e quais são os documentos necessários para uma correta declaração do imposto de renda. Todos os comprovantes e sua estrutura ajudam na declaração, facilitando também a evitar erros que podem causar uma retenção de sua declaração na malha fina, resultando em multas e até punições piores. Portanto, fique de olho em seus rendimentos e os declare corretamente em seu imposto de renda.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário