A declaração do imposto de renda é uma obrigação anual de todos os brasileiros que tem um CPF e alguma renda. Mesmo que você não se enquadre nos limites de obrigatoriedade de fazer um tipo ou outro de declaração, terá que fazer a declaração de isento.

Para que não entende bem o que é, o imposto de renda é um pagamento que você faz ao governo de parte do dinheiro que você ganhou durante o ano. Pode chegar até a 27,5% da sua renda, caso ela seja mais elevada. É bem mais do que o Brasil colônia pagava a Portugal, mas continuamos pagando!

Mas se você quer fazer você mesmo a sua declaração do imposto, siga os passos abaixo mas não tenha preguiça de ler e consultar as informações oficiais no site da Receita Federal.

  • Durante todo ao ano, guarde documentos que comprovem: despesas médicas, despesas com educação, impostos pagos mensalmente como carnê leão ou outros que você tenha.
  • Anote também todas as suas fontes de renda como empregos, ganhos em ações, vendas de imóveis, veículos, gado, etc…
  • Tenha também anotado as despesas em imóveis, veículos e outros bens de maior valor que estejam em seu nome.
  • Caso não tenha recebido ainda, solicite o informe de rendimentos nas empresas que trabalhou durante o ano anterior.
  • Solicite nos bancos em que tem conta o extrato do imposto de renda. Geralmente este extrato pode ser retirado na internet mesmo, pelo site do seu banco.
  • Se você é beneficiário do INSS, tire também o extrato para imposto de renda no site da Previdência Social.
  • Se você tem dependentes, tenha também os dados e documentos de rendimentos e despesas dedutíveis dos mesmos.
Como fazer o imposto de renda

Imposto de renda – não tem escapatória!

Certo. Tenho todos estes documentos. O que faço agora?

O próximo passo é baixar o programa de declaração do imposto de renda no site da receita federal. Ele geralmente é disponibilizado no início do ano e a cada ano há uma versão diferentes, com melhorias e atualizações. Baixe também o programa para transmitir a declaração.

O programa da receita tem tornado cada vez mais simples fazer a própria declaração e basta seguir atentamente os passo preenchendo todos os campos que forem pertinentes. O help do programa e do site da receita federal é bem completo e quase sempre você poderá dispensar um contador de realizar a declaração para você. Considerando que contadores cobram de R$ 50 a R$ 1500 para fazer uma declaração, isto pode ser uma boa economia!

Por outro lado a responsabilidade de fazer a própria declaração é grande e você não deve transmiti-la enquanto não tiver certeza de que esta correta e completa. Converse com amigos, contadores e pessoas que já tem experiência para saber a melhor maneira de fazer sua declaração. Com o tempo você verá que é até bem simples.

E lembre-se: omitir ou manipular os dados fornecidos é crime e poderá resultar em graves sanções, sendo um boa multa a menor delas! A Receita Federal é exímia em descobrir falhas nas declarações, afinal, se tem algo em que o governo investe pesado é em maneiras de arrecadar mais dinheiro!

22 comentários para “Como declarar imposto de renda sem precisar de um contador”

  1. Márcio Márlon

    Estou satisfeito com as explicações, obrigado.

    Responder
  2. Walter

    Minha esposa é Empreendedor individual e ela declara imposto de renda (isento) como pessoa jurídica. Ela pode ser minha dependente? Ano passado ela vez cirurgias e o pagamento foi com o CPF dela, posso declarar para restituir esses valores?

    Responder
  3. Jefferson Ferreira

    Boa tarde!
    Minha situação é a seguinte: Não tem renda mensal, porém minha namorada, depositou um valor de 2.350, 00 na minha conta, mas não é sempre que é feito esse depósito. Eu tenho que pagar o imposto de renda?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Geralmente, não, se não é sua renda. Mas se for um salário, esse valor tem de ser declarado sim.

      Responder
  4. Leonardo Anacleto

    Minha mãe depositou 42 mil na minha poupança, tenho que declarar? E moto financiada, tem que declarar tmb?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Tem sim, Leonardo, ambos tem de ser declarados.

      Responder
  5. Andrea

    Olá bom dia,
    Eu recebi uma carta da receita federal para restituição do IRPF mais eu declarei isso só uma vez, quando trabalhava e por fim meu salário não atingiu o valor para declaração, sabe me dizer por que recebi esse papel?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Andrea, pode ser um golpe. O ideal é que você visite a Receita Federal em sua cidade para saber se a carta é real ou é golpe.

      Responder
  6. Wilson Oliveira

    Eu recebo por mês na carteira 1.300 reais, e recebi o PL da empresa no valor de 5 mil no ano de 2015, e esse ano de 2016 chegou uma carta da receita, eu tenho que declarar esse dinheiro recebido?

    Responder
  7. Carlos

    Além de ser pintor autônomo eu sou um MEI mas não tem ainda ganho nenhum com o que estou montando, só pago o meu DAS.todo meu ganho é como pintor no valor maxímo de 2.500, 00 por mês. E sem notas e recibo, preciso declarar?

    Responder
  8. Renato

    Minha declaração do ano passado foi feita por um contador como devo proceder para que eu mesmo faça a declaração de 2016?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Renato, pegue as informações da última declaração com seu contador.

      Responder
  9. Mariana

    Como devo declarar ganhos/perdas com transações na bolsa de valores? Day trade e swing trade. Obrigada

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Nosso artigohttp://www.creditooudebito.com.br/aprenda-declarar-imposto-renda-vender-acoes-bovespa/ vai te ajudar na tarefa.

      Responder
  10. Luiza

    Fiz uma declaração simples
    Mais a pessoa que fez pra min disse que ia ser restituido mais não era para gastar o dinheiro da restituição porque a receita iria requrer de volta isso procede

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Converse com um contador, Luiza. Se você recebe restituição, geralmente, não é necessário restituir o dinheiro. É Seu direito receber esse dinheiro.

      Responder
  11. Erivelto

    Sou autonomo
    Não tenho como comprovar renda o que faço para ter um comprovante me ajude?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Erivelto, nosso artigohttp://www.creditooudebito.com.br/como-comprovar-renda-como-autonomo/ poderá te ajudar.

      Responder
  12. Manoel Pedro Chagas

    Tenho uma renda de 1.992, 00 por mês onde trabalho. É Necessário declarar?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sempre é necessário declaração o imposto de renda Manoel.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)