Dívida é um tema complicado quando se trata de construir riqueza. Em todo tipo de investimento, não há escassez de verdadeiros crentes esperando para aconselhar suplicantes sobre como alavancar o seu caminho para uma pilha de dinheiro e uma vida de facilidade.

O problema é que a maioria das pessoas já carregam muitas dívidas e arriscar mais, ou “dobrar para baixo”, como dizem em Las Vegas, só leva a sérios problemas financeiros.

Entendendo melhor a função da dívida

A dívida faz um bom servo, mas um mestre terrível. Infelizmente está se tornando mais e mais o caso em que ela é o mestre. O nível médio de dívida entre as famílias típicas aumenta a cada ano. As razões incluem uma carteira de aposentadoria mal feita, o aumento da dívida hipotecária e as taxas de juros mais baixas em renda fixa.

Necessidades de lado, quando a dívida é uma escolha que pode ser difícil determinar como usá-la a seu favor. Certamente, há casos em que é inteligente contratar crédito. Comprar um carro com juro zero por cento é um caso, mas somente se o empréstimo é pago em dia. As hipotecas são necessárias para a maioria das pessoas que querem comprar uma casa, mas se os preços dos imóveis sobem, o mutuário pode construir a riqueza através do aumento da equidade home.

Quando se trata de especulação, no entanto, muitas pessoas estão deslumbradas com as possibilidades de enriquecimento rápido e se recusam a reconhecer as armadilhas. Se o jogo é investimento em ações, investimentos de risco ou imóveis, isto exige habilidade, conhecimento em profundidade, tempo e sorte.

Débito e crédito

O débito através do crédito é uma grande armadilha, nos iludindo que temos uma riqueza real. (Foto: wideshut.co.uk)

Tempos de crise como melhores exemplos de aprendizado

O acidente imobiliário recente na economia norte americana fornece abundância de contos de advertência. Desenvolvedores tornaram-se enredados em uma armadilha quando abocanharam pequenas extensões de terra durante a bolha imobiliária e as transformaram em mini-shoppings, com algumas lojas e restaurantes. Eles estavam tirando o máximo do imóvel ao comprar a terra, atraindo empresas de pequeno porte e, em seguida, recolhendo grandes rendas com os aluguéis. De repente, isso simplesmente parou quando a bolha estourou. Os proprietários do negócio desocuparam as lojas, os aluguéis não foram pagos e muitos desses empreendimentos foram levados de volta pelos bancos, deixando o desenvolvedor em falência. Porém, houve casos de pessoas que compraram imóveis a preços muito baixos e hoje, com a alta dos preços, aproveitam para lucrar em cima de seus investimentos.

As regras para enriquecimento através do endividamento

Não há nenhuma regra de ouro sobre quanto uma pessoa deve arriscar em débitos para ganhar um retorno. Do ponto de vista do senso comum, todo o dinheiro apostado deve ser discricionário, em uma perspectiva de planejamento, que é baseada em objetivos. Nós queremos ter certeza que há uma base sólida no lugar e 100 por cento das despesas são cobertas, no só para o seu estilo de vida atual, mas para objetivos futuros. A lucratividade deve ser a última peça do quebra-cabeça.

Aprendendo com os ricos

Para aqueles que têm uma tolerância de alto risco, tire uma lição dos ricos. Os mais inteligentes aproveitam uma porcentagem minúscula da sua carteira para uma paixão. Os clientes têm um alto nível de conhecimento sobre o que eles estão fazendo e estão dispostos a perder o valor que estão apostando. Ex-desenvolvedores podem investir em pequenas empresas ou desenvolvimentos suburbanos, por exemplo, enquanto ex-assistentes de investimento podem comprar na margem ou investir em commodities especulativas ou ações. É importante conhecer sobre o investimento que pode ou não te endividar.

A linha de fundo para a pessoa média, especialmente uma que esteja se aproximando da aposentadoria, é examinar seu portfólio a partir da perspectiva de fluxo de caixa e olhar o cenário geral. Ter uma sólida base financeira não é tão atrativo, mas primeiro você tem que ter certeza de que o que você tem não vai se perder, garantindo assim uma boa estabilidade financeira.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)