Como conseguir uma bolsa para universidade no Brasil?
Digamos que você quer muito seguir uma carreira em algum curso que não tem em universidades federais ou só tem em faculdades particulares próximas à sua residência. Pode ser também que você não tenha dinheiro para arcar com os custos de uma faculdade. Nessas horas, o vislumbre de uma bolsa faz a diferença e pode ser crucial para seu bolso.
Programas de bolsas das faculdades e universidades, na grande maioria das vezes, são meritocráticos. Isto é, você precisa obter uma média mínima nas matérias para conseguir manter a bolsa. O princípio disto parte em manter o nível alto da universidade através do incentivo aos melhores alunos.
Como conseguir uma bolsa integral para uma universidade no Brasil?
O jeito mais fácil é sendo um bom aluno. Faculdades e universidades precisam de ter bons alunos para terem suas notas no ENADE (avaliação feita pelo MEC dos cursos universitários brasileiros) aumentadas. Por isso, eles dão bolsas aos melhores alunos para mantê-los até sua formação. Em alguns poucos casos, principalmente em faculdades e universidades ligadas à entidades religiosas, estas são obrigadas a fornecer bolsas de estudo para alunos carentes. Mesmo assim, a meritocracia não deixa de ser uma exigência.
Para o ProUni, o programa de financiamento dos cursos superiores do Governo, o aluno precisará comprovar que sua renda é baixa para ter direito à bolsa, integral ou parcial. Quem não tem o limite de renda do ProUni pode tentar conseguir uma Bolsa Integral através da meritocracia, bolsa de estudos por ser um atleta (algo raro no Brasil, mas se tornando mais comum) ou até incentivos que faculdade dá para funcionários e seus filhos. Vai variar de curso para curso e você deverá pesquisar diretamente com a faculdade onde deseja cursar seu ensino superior.
Vale lembrar também que alguns vestibulares usam o ENEM apenas como primeira fase e os bons resultados tem que ser mantidos em uma segunda fase para a garantia de uma bolsa integral.
Como conseguir uma bolsa parcial para uma universidade no Brasil?
A bolsa parcial segue basicamente os mesmos princípios da bolsa integral. Porém, ainda temos a opção do FIES, que é um programa de financiamento dos estudos com taxas de juros menores para estudantes. Com ele você pode financiar até 50% dos seus estudos com taxas de juros muito pequenas, em parcelas que só serão pagas após a conclusão do seu curso.
Além disso, vários sindicatos profissionais oferecem para seus integrantes bolsas de estudos para filhos e cônjuges, principalmente sindicatos de professores. Uma rápida pesquisada vai ter fornecer as regras e como conseguir tais bolsas.
As bolsas parciais também podem ser dadas a estudantes que participam de programas acadêmicos, tais como estágios dentro da faculdade, programas de voluntariado, bolsas científicas e outros. Entrando em contato com a secretaria do curso em si poderá te dar mais informações.
Há outras opções?
É lógico que se você não conseguir a bolsa nem um financiamento, você pode até tentar estudar no exterior, com bolsas integrais e praticamente tudo pago pelas universidades de lá. É mais difícil, o processo é bem rigoroso, mas pode valer a pena. Pesquise um pouco, debruce sobre as pesquisas e analise o que vai ser melhor para você e seu bolso. Afinal, estudar dá dinheiro, e um diploma em mãos faz toda a diferença no mercado.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
FIES – O que você precisa calcular antes de começar?
Como treinar para investir na Bolsa de Valores?
Cartão de crédito para beneficiário do Bolsa Família
10 dicas financeiras para estudantes!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.