Todo mundo já ouviu falar ou mesmo possui um celular pré-pago, aqueles em que precisamos carregar com créditos antes de fazer as ligações. Existe agora a mesma lógica para cartões de crédito, são os chamados cartões de crédito pré-pagos, e eles funcionam do mesmo modo, para utilizá-los você deve antes inserir uma quantia em dinheiro. Na verdade a palavra “crédito” não faz aí muito sentido, pois no pré-pago você paga antes e compra depois, enquanto no cartão de crédito convencional, e que faz juz ao nome, você compra antes e paga depois. O crédito do cartão pré-pago é fornecido pelo próprio usuário, não há intermediação de um banco que oferece um valor em crédito e uma mês para pagar por ele.

O cartão de crédito pré-pago é vantajoso para pessoas que necessitam controlar melhor os gastos e para pessoas que não possuem conta corrente. Você determina um valor mensal para as compras, carrega o cartão com o valor e utiliza até o seu limite. Quando acabar é por que você chegou ao seu limite de gastos estipulado. É um cartão interessante para quem não possui conta corrente pois é um meio seguro e quase universal de fazer compras e pagar contas. Ao invés de estar de posse de dinheiro vivo, você pode transferi-lo para o cartão e utiliza-lo com mais segurança e conveniência. Outra ocasião em que é interessante o uso do cartão pré-pago são as viagens internacionais, principalmente após o reajuste de impostos realizado pelo governo. Você faz a recarga do cartão em dólares ou euros antes de viajar, e não é cobrado imposto sobre as compras realizadas no exterior. Você transporta o seu dinheiro com mais segurança e comodidade, sem carregar cheque ou dinheiro sob o risco de serem roubados. Caso o cartão seja perdido, você recebe outro com o valor que estava antes disponível.

As bandeiras mais utilizadas no mundo, Visa e Mastercard já oferecem o cartão de crédito pré-pago. Saiba mais:

  • Visa pré-pago: A bandeira oferece o Visa TravelMoney, que pode ser utilizado somente em viagens no exterior, e também o Visa Presente, que consiste num cartão com um valor determinado dado como presente. Eles podem ser solicitados no Banco do Brasil ou Bradesco.
Cartão Visa Internacional pré-pago

Cartão pré-pago Visa TravelMoney

  • Mastercard pré-pago: oferece o pré-pago recarregável ou de carregamento único (cartão presente). Podem ser utilizados em qualquer estabelecimento comercial que aceite o Mastercard.
  • O cartão de crédito Ibicard também funciona como um pré-pago.

A grande controvérsia desse cartão são as taxas. Apesar de não possuir anuidade, as operações são quase todas cobradas. O valor médio para adesão é de 14 reais, para recarga é de 2 reais, e para saques em caixas eletrônicos é de 5 reais. Um valor um tanto alto se você deseja utilizar o seu pré-pago como um cartão convencional.

8 comentários para “Cartão de crédito pré-pago”

  1. Katilene

    Olá! Boa noite!

    Quero saber se posso usar esse cartão no controle de imigração na entrada na França como comprovação de subsistência, naquele pais. Não tenho conta bancária e vou ficar 3 meses.

    Att.
    Katilene

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Katilene, entre em contato com o Consulado da França para saber quais comprovantes podem ser usados na pra comprovar a subsistência.

      Responder
  2. Daniel de Jesus

    Moro em londres e gostaria de saber se esse e a melhor opcão para minha familia me enviar dinheiros. Pois não tenho conta no Brasil irei usar o cartão em nome de Minha Mãe pra pagar minhas contas em londres. Aluguel, comida etc. Obrigado

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Daniel, veja se um dos bancos brasileiros, como CAIXA ou Banco do Brasil, tem agência aí, pois é mais fácil para transferências… Serviços de transações financeiras online também são uma boa opção.

      Responder
  3. Givanildo

    Quero comprar uma passagem aérea para a europa, mas meu cartão está com o limite comprometido. Posso usar um cartão pre-pago para comprar uma passagem aérea? Lembrando que a companhia tem sede no Brasil e aceita cartão de crédito nacional como pagamento.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Pode, mas confirme com a companhia aérea se eles vão aceitar ou não.

      Responder
  4. Vistoria Serafim

    Da pra comprar um celular com o cartão pre pago?

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)