É possível cancelar uma compra realizada no Mercado Livre ou em qualquer site online com facilidade e seguindo apenas alguns passos. Esse cancelamento pode ser facilmente feito no site após a compra ou quando a encomenda chegar em sua residência, a partir do prazo de arrependimento de 7 dias. Vamos mostrar as opções de cancelamento.

Cancelar uma compra no Mercado Livre ou em sites imediatamente

Cancelar um pedido começa no momento em que você o faz. Você deve ter a capacidade de cancelar um pedido no ponto de venda. Por exemplo, isso pode ser um formulário online ou instruções para entrar em contato.

Você pode cancelar um pedido online por escrito, por um pedido no site ou por email, e o formulário de cancelamento também deve ser feito, embora seja sensato seguir o processo que o varejista configurou, se for razoável.

O varejista não deve tornar o cancelamento de um pedido online desnecessariamente difícil. Por exemplo, você não deve chamar para obter autorização para retornar um item. Você não deve ser informado de que os itens não podem ser devolvidos, a menos que você tenha um código de cancelamento.

Verifique sua conta no site em questão, como o Mercado Livre, na seção de compras, pedidos ou ordens, aí basta fazer o cancelamento do pedido.

Como cancelar pedido em trânsito?

Se você faz o pedido já está em trânsito, provavelmente não será possível cancelá-lo antes. Mas lembre-se de que você ainda tem o direito de cancelar o item por até 7 dias depois de recebê-lo. Depois de confirmar com o varejista que você deseja cancelar seu pedido, você terá mais 7 dias para devolvê-lo. Você terá de devolver o item através de algum tipo de logística reversa, no entanto.

Cancelar compra após atraso

Os varejistas precisam entregar dentro do prazo que prometem em seu contrato. Portanto, verifique seu pedido original para ver qual período de tempo foi descrito. Então, se você está esperando há muito tempo por algo que você comprou para chegar e suas mercadorias ainda não chegaram após o prazo especificado, você pode cancelar seu pedido e obter um reembolso.

Você também pode cancelar se o varejista não fornecer os bens ou serviços dentro de um prazo razoável. O que constitui um tempo razoável pode depender do item que você comprou. Os varejistas geralmente não especificam um prazo para entrega, então definir o que é razoável pode ser complicado.

Mas se você tiver um prazo de entrega estimado de sete dias e estiver aguardando 20 dias, isso pode ser visto como um período de tempo não razoável para aguardar a entrega.

Cancelar compra

Cancelar uma compra online não precisa ser difícil. Basta apenas alguns cliques para fazer o cancelamento. (Foto: Shutterstock)

Seja rápido no cancelamento

Quando você faz as coisas rápido com o seu contrato com o varejista, você pode tratar o contrato como final e exigir um reembolso total se ele perder a data de entrega do prazo.

Por exemplo, a maioria dos contratos para a compra de móveis novos permitirá que varejistas recebam um certo prazo para entregar suas mercadorias.

Esses tipos de contratos normalmente declararão que o varejista se esforçará para entregar dentro desse prazo, mas que não estará em violação de contrato se não entregar dentro do prazo de oito semanas.

Obviamente, se eles ultrapassarem esse tempo, sem qualquer desculpa genuína sobre o motivo do atraso, então você poderá dar a eles um prazo. Se eles perderem esse prazo, você pode reclamar que seu contrato está finalizado e exigir um reembolso total.

Use uma mensagem padrão para pedir o reembolso

A maioria dos varejistas online fornecerá um endereço de email para o qual você pode enviar cancelamentos ou poderá usar nossas cartas de modelo. Use um email modelo para fazer um cancelamento por escrito e ter um registro legal para o seu cancelamento. Assim, caso o pedido não seja cancelado, você poderá acionar o vendedor na justiça.

Devolva seu pedido online

Depois de confirmar que você gostaria de cancelar seu pedido com o varejista, normalmente será sua responsabilidade devolver as mercadorias se elas já estiverem com você. O vendedor terá de arcar com esse custo. Is bens devem ser devolvidos no prazo de 7 dias a contar do cancelamento confirmado. Se você não devolver a mercadoria durante este período, o varejista não poderá ser obrigado a reembolsar qualquer pagamento. Se o varejista não forneceu informações que você teria que pagar para devolver a mercadoria, o varejista deve pagar pela devolução das mercadorias.

Posso devolver mercadorias defeituosas ou danificadas?

É importante observar que no Direito do Consumidor, quando os produtos estão com defeito, você tem direito ao reparo ou troca imediata. Se os seus bens chegarem danificados no correio ou os seus bens se tornarem defeituosos, você ainda tem o direito de recusá-los e obter um reembolso, reparo ou substituição.

Como obter um reembolso?

Os Regulamentos de Contratos do Consumidor também declaram que você deve obter um reembolso em prazo hábil após a devolução da mercadoria pelo revendedor ou a comprovação de devolução da mercadoria. Se você cancelar seu pedido, o varejista deverá reembolsar seu dinheiro o mais rápido possível.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

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