Como cancelar compra no cartão de crédito?

Em Cartão de crédito e débito por André M. Coelho

Se você pagou por um item, mas nunca recebeu, ou chegou danificado, você pode estar frustrado e quer seu dinheiro de volta, justificadamente. Como resultado, você pode tentar contar o seu emissor de cartão de crédito através do processo de um chargeback.

Os chargeback são diferentes dos reembolsos, mas ambos podem resultar em você receber um crédito para uma ordem que passou errado ou uma carga fraudulenta em sua conta.

Se você notar uma transação na sua conta de cartão de crédito que não pareça familiar ou é executada em problemas com uma ordem recente, você pode querer (e deve) contestar a transação. Geralmente, você terá duas opções ao disputar uma transação: reembolso ou chargeback.

Um reembolso vem diretamente de um comerciante, enquanto um chargeback vem do emissor do seu cartão.

O primeiro passo no processo de disputa deve ser ir diretamente para o comerciante e solicitar um reembolso. Isso pode exigir que você traga o item de volta para a loja com uma cópia do seu recibo, ou você poderá entrar em contato com o Suporte ao Cliente e obter um reembolso on-line.

Por exemplo, recebi recentemente um item da Amazon que não correspondeu aos padrões. O item estava amassadi. Comecei o processo de disputa contatando diretamente o Atendimento ao Cliente da Amazon via Chat e explicando o problema. Momentos depois, recebi um reembolso para o item, mas isso pode nem sempre ser o caso. Se a Amazon não estava disposta a creditar a compra, eu teria solicitado um chargeback com o emissor de cartão de crédito.

O chargeback deve ser a próxima etapa se pedir ao comerciante para que um reembolso não funcionar. Você inicia um encarregado diretamente com o emissor do seu cartão na esperança da transação sendo invertida.

Cancelar compra no cartão

Quando uma compra é fraudulenta ou há problemas com ela, cancele sua compra no cartão o quanto antes. (Imagem: Pinterest)

Quando pedir um cancelamento de compra com cartão de crédito pelo chargeback?

Existem várias situações que se qualificam para solicitar um encarregado, como:

Fraudes ou taxas não autorizadas em sua conta: se você não reconhecer uma transação e suspeita, era de fraude.

Pacotes que nunca foram entregues: você pode receber aviso que um item foi entregue, mas na verdade não era.

Itens danificados ou defeituosos: se um item veio aberto ou ausente determinadas partes.

Cobranças incorretas em sua conta: Oocusto do item comprado foi diferente do que você foi realmente cobrado (isso acontece com a maioria das empresas locais que inserem preços manualmente).

Como solicitar um chargeback?

Se pedir ao comerciante para que um reembolso não funcionasse, solicite um chargeback com o seu emissor de cartão de crédito. Muitos emissores de cartões permitem contestar transações por telefone, correio ou online. Você também pode enviar uma disputa diretamente através do aplicativo móvel do seu emissor do cartão.

Quando você envia um chargeback, talvez seja necessário incluir documentos de suporte, como cópias de um recebimento, fatura, contrato e qualquer comunicação que tivesse com o comerciante. Antecipar que a disputa pode durar até 90 dias ou dois ciclos de faturamento, o que for menor.

Depois de enviar uma solicitação de cobrança, o processo exato varia dependendo do emissor de seu cartão, rede e situação, mas geralmente resulta em algumas partes e distantes entre várias partes. Aqui está um exemplo de como o processo pode ir:

Você entra com uma solicitação de chargeback.

Seu emissor de cartões analisa a disputa e decidirá se é válida ou se você tiver que pagar. Se o seu emissor aceitar a disputa, eles passarão para a rede de cartões, como Visa, MasterCard, American Express ou Discover, e você receberá um crédito temporário de conta.

A rede do cartão revisa a transação e requer o seu emissor de cartões para pagar ou envia a disputa para o banco de aquisição do comerciante.

O banco de aquisição do comerciante leva uma das duas ações: envia a disputa de volta para a rede de cartões e diz que o emissor está em falta ou encaminha a disputa para o comerciante.

Se o comerciante concordar, eles concordam em pagar pela transação ou contestar o cobrador.

Se o comerciante contestar o chargeback, pode haver mais processos tentar resolver o assunto. Mas se o comerciante concordar em pagar, o processo é um pouco mais suave.

No final do dia, a rede de cartões decide quem paga. Uma disputa de sucesso considerará o crédito temporário que você recebeu para se tornar permanente.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

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