Como calcular um financiamento? Quais informações você precisa?

Em Empréstimos e financiamentos por André M. Coelho

Antes de procurar ajuda financeira, você deve avaliar completamente sua situação atual. Isso vai te ajudar a definir as principais informações que são necessárias para encontrar um financiamento e fazer o cálculo correto das parcelas, bem como da sua capacidade de pagamento. O cálculo em si é relativamente simples, e várias calculadoras online e simuladores podem te auxiliar nisso. O importante mesmo é encontrar as informações necessárias para o cálculo do financiamento.

Leia também

Quão urgente é a sua necessidade pelo financiamento?

Ao invés de procurar dinheiro sob pressão, é melhor ter um planejamento de longo prazo para o seu financiamento É mais difícil obter aprovação para um financiamento quando você está com pressa e procurando o dinheiro urgente. É muito mais fácil, e vai te ajudar a pesquisar e encontrar com calma as melhores linhas de financiamento para as suas necessidades.

Como calcular financiamento

Calcular o financiamento demanda mais do que apenas saber as taxas, por isso é bom se planejar com antecedência. (Foto: BlueVine)

O cálculo de financiamento deve considerar os riscos

Todas as transações financeiras envolvem algum risco, e o nível desse risco afetará o custo do seu financiamento e as alternativas de financiamento disponíveis. Isso significa analisar a estabilidade no emprego, os salários da família, o histórico de crédito de quem está pegando o empréstimo, entre outros elementos. Ao analisar os riscos, é possível também trabalhar para diminuir cada um deles, conseguindo assim um financiamento com melhores condições.

Cálculo do financiamento: as informações financeiras que são necessárias

Para calcular um financiamento, é necessário obter as informações financeiras. Isso significa procurar pelo seguinte:

Com essas informações em mãos, é hora de usar uma calculadora online para calcular seu financiamento.

Escolhendo a calculadora online de financiamento

As melhores calculadoras são os próprios simuladores das instituições nas quais você deseja fazer seu financiamento. Há simuladores para praticamente todo tipo de financiamento e em todas as instituições. Em uma calculadora independente, a primeira coisa que você precisará fazer é dividir o CET ao ano por 12 para obter o CET por mês. Com esse valor, você terá a taxa de juros real que será cobrada do seu financiamento.

Na calculadora, trabalhe com diferentes valores de entrada, desde o mínimo que você pode contribuir até um valor máximo. Coloque também diferentes prazos para o pagamento do financiamento e parcelas, e vá simulando os diferentes cálculos e anotando os resultados.

Os melhores financiamentos são aqueles que comprometem um máximo de 30% do valor do seu salário. Mais do que isso, e você correrá o risco de ter problemas financeiros. Por exemplo, se seu salário é de R$1000, uma parcela de financiamento deve ser de no máximo R$300.

Com os diferentes valores calculados em mãos, é possível agora comparar os melhores financiamentos e simular nas instituições escolhidas para filtrar as melhores opções.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos respondê-las o quanto antes!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário