Antes de procurar ajuda financeira, você deve avaliar completamente sua situação atual. Isso vai te ajudar a definir as principais informações que são necessárias para encontrar um financiamento e fazer o cálculo correto das parcelas, bem como da sua capacidade de pagamento. O cálculo em si é relativamente simples, e várias calculadoras online e simuladores podem te auxiliar nisso. O importante mesmo é encontrar as informações necessárias para o cálculo do financiamento.

O cálculo do financiamento depende do objetivo

Um financiamento serve para a compra de bens, tais como um carro ou imóvel. Mas esses financiamentos podem ter um propósito específico. Por exemplo, você pode financiar um carro para trabalho, ou querer financiar uma casa para aluguel. Definir o objetivo vai ajudar a encontrar as diferentes taxas de juros e financiamento para o seu financiamento e, em alguns casos, pode até não ser possível o financiamento com taxas de juros mais acessíveis.

Quão urgente é a sua necessidade pelo financiamento?

Ao invés de procurar dinheiro sob pressão, é melhor ter um planejamento de longo prazo para o seu financiamento É mais difícil obter aprovação para um financiamento quando você está com pressa e procurando o dinheiro urgente. É muito mais fácil, e vai te ajudar a pesquisar e encontrar com calma as melhores linhas de financiamento para as suas necessidades.

Como calcular financiamento

Calcular o financiamento demanda mais do que apenas saber as taxas, por isso é bom se planejar com antecedência. (Foto: BlueVine)

O cálculo de financiamento deve considerar os riscos

Todas as transações financeiras envolvem algum risco, e o nível desse risco afetará o custo do seu financiamento e as alternativas de financiamento disponíveis. Isso significa analisar a estabilidade no emprego, os salários da família, o histórico de crédito de quem está pegando o empréstimo, entre outros elementos. Ao analisar os riscos, é possível também trabalhar para diminuir cada um deles, conseguindo assim um financiamento com melhores condições.

Cálculo do financiamento: as informações financeiras que são necessárias

Para calcular um financiamento, é necessário obter as informações financeiras. Isso significa procurar pelo seguinte:

  • Salário do tomador do financiamento: este valor é importante para conseguir definir, no cálculo, quanto do salário (em %) será comprometido nas parcelas.
  • CET ou Custo Efetivo Total: esqueça as taxas de juros dos financiamentos. O que importante realmente é o CET, que vai te dar o valor real do financiamento.
  • Valor das parcelas: pelo simulador do financiamento, é possível ter o valor das parcelas para entrar no cálculo.
  • Total a ser financiado e valor de entrada: dependendo do montante de entrada, pode mudar até a taxa de juros do financiamento.
  • Prazo do financiamento: em meses, o prazo total do financiamento. Simule com diferentes prazos para ver alterações no total de juros que serão pagos

Com essas informações em mãos, é hora de usar uma calculadora online para calcular seu financiamento.

Escolhendo a calculadora online de financiamento

As melhores calculadoras são os próprios simuladores das instituições nas quais você deseja fazer seu financiamento. Há simuladores para praticamente todo tipo de financiamento e em todas as instituições. Em uma calculadora independente, a primeira coisa que você precisará fazer é dividir o CET ao ano por 12 para obter o CET por mês. Com esse valor, você terá a taxa de juros real que será cobrada do seu financiamento.

Na calculadora, trabalhe com diferentes valores de entrada, desde o mínimo que você pode contribuir até um valor máximo. Coloque também diferentes prazos para o pagamento do financiamento e parcelas, e vá simulando os diferentes cálculos e anotando os resultados.

Os melhores financiamentos são aqueles que comprometem um máximo de 30% do valor do seu salário. Mais do que isso, e você correrá o risco de ter problemas financeiros. Por exemplo, se seu salário é de R$1000, uma parcela de financiamento deve ser de no máximo R$300.

Com os diferentes valores calculados em mãos, é possível agora comparar os melhores financiamentos e simular nas instituições escolhidas para filtrar as melhores opções.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos respondê-las o quanto antes!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)