Se você se preocupar em entregar o número do seu cartão de crédito quando estiver comprando online, há uma opção de segurança que você talvez não conheça: cartões de crédito virtuais.

A introdução de cartões de crédito com chip tornou nossas informações financeiras um pouco mais seguras. Mas aqui está o outro lado: como os cartões com chip diminuíram a capacidade dos ladrões de clonar cartões de crédito, os ladrões se concentraram nos roubos online.

Existe um mundo de cartões de crédito virtuais por aí que pode adicionar outra camada de segurança aos seus esforços online, evitando que você perca suas importantes informações financeiras.

Como funciona um cartão de crédito virtual?

Como o nome sugere, este não é um cartão físico que você segura na sua mão. Na verdade, é um número de cartão de crédito gerado aleatoriamente que muda sempre que sua conta real é usada para uma compra.

Um cartão de crédito virtual funciona como cartões de crédito com chip. Com cartões de crédito com chip, o comerciante recebe um número ou token de uso único, que muda toda vez que seu cartão é usado.

Se um fraudador obtivesse o número da conta de um cartão com chip e tentasse cloná-lo, ele não funcionaria porque o código exclusivo é bom apenas para a compra única. Com cartões de crédito virtuais, números de conta temporários são usados; portanto, da mesma forma, os hackers não poderiam usar esses números de conta virtual para compras.

Resumindo, se o site do comerciante for invadido, o número da conta do seu cartão de crédito virtual será inútil para os fraudadores. Portanto, isso oferece um pouco mais de segurança ao usar o cartão de crédito online.

Cartão virtual

Um cartão de crédito virtual é basicamente um cartão normal que pode ser usado online com mais segurança. (Foto: Corporate Spending Innovations)

Como criar um cartão de crédito virtual?

Não é um conceito novo, mas nunca recebeu muita atenção. Você compra da maneira que costuma fazer e, quando está pronto para pagar um fornecedor, entra na sua conta online. Um número virtual de 16 dígitos e um código de segurança serão gerados. Você pode configurar limites de gastos e uma data de validade (até um ano), o que facilita o uso para pagamentos recorrentes. Novamente, seu revendedor online nunca vê o número real do seu cartão de crédito.

Cada banco possibilitará a criação de um cartão virtual de uma forma, geralmente pelo app do banco ou do cartão. Basta gerar o número e usar para suas compras online.

Outras opções de segurança online

Se o emissor do seu cartão de crédito não oferecer uma opção de cartão de crédito virtual, você poderá considerar opções de segurança extras oferecidas pelos processadores de pagamento Visa e Mastercard. Isso é um pouco diferente, mas oferece um pouco mais de segurança contra fraudes.

Se você possui um cartão Visa, confira Verified by Visa. Se você possui um Mastercard, pode dar uma olhada no Mastercard SecureCode.

Outra opção são empresas que permitem configurar cartões virtuais pré-pagos descartáveis. É mais um cartão de débito pré-pago do que um cartão de crédito; portanto, mesmo se você tiver crédito ruim, poderá se qualificar. Há uma taxa quando você adiciona fundos à sua conta. Recomendo a leitura cuidadosa das letras miúdas, para que você esteja ciente de outras taxas. E há sites que não aceitam os cartões virtuais, então é preciso tomar cuidado.

Questões a considerar

Dependendo do serviço que você usa, pode ser difícil devolver uma compra ao fornecedor. A maioria dos comerciantes deseja reembolsá-lo pelo mesmo número de cartão usado na compra.

Lembre-se também de que existem versões diferentes de cartões de crédito virtuais e elas funcionam de maneira um pouco diferente. Portanto, certifique-se de entender como funciona o serviço de cartão de crédito virtual do emissor do cartão de crédito.

Mantenha sua segurança online em dia

Mesmo se você usar cartões de crédito virtuais online, isso não significa que você tenha segurança infalível. Você precisa permanecer vigilante ao verificar suas contas online para garantir que não haja compras fraudulentas.

Além de verificar suas contas online, não se esqueça de revisar seus relatórios de crédito também. Se um fraudador abrir uma nova conta de cartão de crédito em seu nome, você não verá isso quando verificar suas contas online. Mas ele aparecerá nos seus relatórios de crédito.

Uma abordagem de várias camadas para proteger as informações do seu cartão de crédito exige um pouco de esforço para configurar, mas a segurança adicional pode ajudá-lo a obter um pouco mais de tranquilidade.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)