7 Mitos sobre a dívida do cartão de crédito
Há muitos fatos e mitos sobre cartões de crédito, embora a maioria das pessoas não possa dizer qual é qual. Há alguns fatos que podem lhe custar dinheiro em termos de uma maior taxa de juros, taxas de financiamento e outras taxas. Você precisa ler os termos seus cartões de crédito, porque este será o primeiro passo para ajudá-lo a decifrar a realidade da ficção.
Acordos
Também não é verdade que você não pode tentar um acordo se já estiver atrasado com os pagamentos. Na verdade, o atraso com os pagamentos é um dos maiores motivadores para os bancos tentarem um acordo com seus clientes, dada a alta taxa de inadimplência no Brasil.
Lei do Consumidor
É um grande mito pensar que a justiça no Brasil não funciona. Pode até ser um pouco mais lenta, mas se você se sentir lesado por uma empresa de cartões de crédito, a melhor forma de ter seus direitos respeitados é entrando com uma ação legal contra ela.
As empresas de liquidação da dívida e de cartões de crédito são minhas amigas
As pessoas querem acreditar que as empresas de cartão de crédito de liquidação da dívida existem para ajudá-las, mas o fato é que elas estão no negócio para fazer dinheiro. A primeira coisa que você deve fazer é comparar ao redor. Veja se há empresas com melhores taxas e condições. Veja se consegue um empréstimo com menores juros para poder quitas a dívida do cartão. Com estas informações, aí sim você tem a vantagem e as empresas tentarão ser mais suas “amigas”.
Eu não posso quitar minhas dívidas sozinho
Ninguém vai trabalhar tão duro em seu nome quanto você mesmo. Entrar em contato com as empresas de cartão de crédito se deve ser um primeiro passo. Eles tentarão te oferecer ajuda, condições e empréstimos. Mas nada irá adiantar se você não disciplinar suas finanças primeiro antes de tentar quitar as dívidas, para não fazê-las de novo.
Todas as instituições financeiras são criadas iguais
É um mito misturado com fato. Enquanto todas elas devem responder à regras impostas pelo Banco Central do Brasil, elas ainda tem uma margem de negociação boa, além de condições, juros e relações com os clientes diferenciadas. Por isso, é importante que você pesquise e compare os serviços de todas elas para obter um melhor negócio.
Cartão de crédito é dinheiro à vista
Esse é o maior mito. O plástico do cartão ilude a pessoa que não vê o dinheiro saindo do próprio bolso. A pessoa então começa a achar que tem dinheiro para gastar, até o momento em que chega a fatura do cartão e ela ficar surpresa. Cartões de crédito devem ser evitados ao máximo e você deve optar na grande maioria das vezes pelo uso do dinheiro ou do débito. Além dos descontos que você obtém pagando à vista, você não se ilude com o dinheiro de plástico.
Com esses mistos destruídos, esperamos tê-lo ajudado a entender um pouco sobre como funcionam os cartões de crédito.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Qual a diferença entre cartão de crédito e débito?
Como pedir um cartão de crédito em um banco?
Como funciona o cartão de crédito?
Como escolher o melhor cartão de crédito para seu perfil financeiro?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.