Cartão de crédito sem anuidade – Como?

Escrito na categoria "Cartão de crédito e débito" por André M. Coelho.

Muitas pessoas se zangam com o valor da anuidade dos cartões de crédito, e de fato elas tem razão. É uma taxa abusiva tendo em vista o tanto que os cartões já ganham em cima dos juros, e da cobrança de uma porcentagem em cima das vendas. A anuidade é uma taxa cobrada anualmente para a manutenção e utilização do cartão, e dividida em parcelas mensais. Seu valor varia bastante, podendo chegar em alguns casos até a 400 reais! Pasmem mais ainda: a American Express Platinum Card possui uma anuidade de 900 reais! Alguns cartões fazem a propaganda de anuidade zero, mas na maioria dos casos apenas substituem a cobrança por outra denominada “taxa de emissão da fatura” ou “taxa de manutenção”.  O seu valor é baixo, de 3 a 5 reais, mas ao final de um ano você pode ter pago até 60 reais com essa taxa. Se você não deseja mais pagar anuidade, e a ideia da “taxa de manutenção” te cheira a picaretagem, saiba quais são os cartões sem taxas, e o que fazer para retirá-las caso elas existam na sua fatura.

Publicidade

Publicidade

Cartões de crédito sem anuidade

Como ter um cartão de crédito sem anuidade

Cartões que de fato não cobram anuidade nem taxa nenhuma de manutenção são esses:

Publicidade

Publicidade

Vejamos algumas informações sobre cancelar, negociar, reverter o valor da anuidade:

Publicidade

Publicidade

Esperamos ter esclarecido alguns pontos sobre as anuidades dos cartões de crédito. Não custa tentar pedir sua isenção,  e em um caso extremo, cancelar o cartão com anuidade e migrar para um dos citados acima que não cobram a desnecessária taxa!

Sobre o autor

Publicidade

Publicidade

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

4 comentários para: “Cartão de crédito sem anuidade – Como?”

  • Daniela dos Reis Riboli

    Oi? GOSTARIA DE TER UM CARTAO DE CRÉDITO DE PAGAMENTO MINIMO. COMO FAÇO PARA TER?

    Responder
  • Netto

    Oi bom dia. Gostaria que alguém me tirasse uma duvida somente.
    Se eu tenho um cartão, e na fatura vem cobrando anuidade,.
    A fatura recente demostra que é a ultima parcela a ser paga.
    A empresa renovará à anuidade ou ficará isento nas próximas faturas? O cliente que me perguntou é um cliente ativo e não há nenhum atraso em seus pagamento até hoje.
    Agradeço desde já pela atenção.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Netto,

      Em geral, todo ano a anuidade é cobrada, mesmo que seja em várias parcelas.
      Se nada for feito é quase certo que no ano seguinte a anuidade será cobrada novamente.
      Você pode pedir isenção, especialmente se é um cliente que usa muito o cartão.

      Responder
  • Reginaldo Dinamite

    O Santander FREE (VISA ou Master) agora exige um valor mínimo de compras por mês no valor de R$ 100, 00 para ser isento de taxa/anuidade. Vale a pena se você estiver empregado. Antes de 2016, era necessário apenas uma compra de qualquer valor. Mas justo agora, na crise, o Santander teve essa ideia “maravilhosa” de valor mínimo.

    Responder

Deixe um comentário