As 5 piores dicas de finanças pessoais
Existem Muitas dicas financeiras que realmente funcionam e que farão melhorar consideravelmente suas finanças. Porém, algumas delas são muito comuns e ruins, mesmo que o conhecimento popular dite o contrário. Para fugir dessas armadilhas, listamos 5 entre as piores dicas de finanças pessoais que alguém pode te dar:
Pegar empréstimo para comprar um carro
Leia também
Sua frugalidade é ruim para a economia
Aquela pessoa que te chama de mão de vaca ou mesquinha, não sabe nem um pouco sobre o que está dizendo, principalmente quando você está tentando economizar e poupar mais. Sua opinião é de que gastar de R$1.000,00 em uma TV ao invés de R$2.000,00 vai atrapalhar a economia, sua visão está muito errada. O dinheiro não gasto é o dinheiro que será investido em coisas mais importantes, e esses investimentos fazem muito mais bem a longo prazo para a economia do que por bens perecíveis.
Comprar casas para alugar
Seus avós e pais muitas vezes apontam a segurança financeira de ser proprietário de um imóvel. Antigamente, isso era até verdade. Mas com o mercado aquecido e as opções de imóveis novos e mais baratos aparecendo, a história pode mudar muito em breve. Enquanto o conselho teria sido maravilhoso há alguns anos, hoje não seria a mesma coisa e ainda trazendo muitos custos agregados, como a manutenção básica da casa, que fica a cargo do proprietário, assim como o IPTU. Em suma, investir em imóveis não é de todo ruim. Mas se for investir para alugar, é melhor pensar em fins melhores para este dinheiro e com maior rentabilidade.
Concentre-se em parcelamentos
Muitos acreditam que se podem encaixar um parcelamento em seu orçamento, podem pagar o que quiserem. Você irá perceber, em pouco tempo, que quanto mais você parcela as coisas, mais vai ter seu salário preso, impedindo-o de várias compras, poupanças e/ou investimentos para sua vida pessoal. Foque em economizar para pagar a vista ou no mínimo de parcelas possível, quando a compra for muito necessária.
Você é jovem, pode assumir mais riscos
Olha, é verdade que ser mais jovem tem vantagens. Você pode tomar empréstimos mais longos, você tem mais anos de trabalho. Mas isso não é uma forma exata de avaliação de risco. A quantidade de dinheiro que você pode perder é baseada em sua renda e economia, e não a sua idade ou falta dela. Na verdade, este conselho é tão ruim que às vezes o seu oposto é verdadeiro: se você é um jovem estudante com apenas US $ 5000 no banco, você pode se dar ao luxo de perder menos do que um empresário de 50 anos com patrimônio acumulado. E é assim que você deve calcular riscos aceitáveis, com base no dinheiro e bens que possui.
Se você ainda estiver preso no círculo sem fim destas cinco horrendas sugestões financeiras, vai se atolar em dívidas, a caminho de ficar anos pagando seus débitos. Nós todos obtemos aconselhamentos financeiros ruins. Podem vir de nossos amigos, nossos vizinhos, ou até mesmo nossos pais. A diferença entre o sucesso e é pensar em todos os conselhos financeiros que recebemos e encontrar um caminho que funciona melhor para você.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
10 dicas para economizar dinheiro
10 hábitos que te fazem gastar dinheiro
Economize onde você nunca imaginou!
10 Formas de aprender sobre dinheiro!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.