Existem Muitas dicas financeiras que realmente funcionam e que farão melhorar consideravelmente suas finanças. Porém, algumas delas são muito comuns e ruins, mesmo que o conhecimento popular dite o contrário. Para fugir dessas armadilhas, listamos 5 entre as piores dicas de finanças pessoais que alguém pode te dar:

Pegar empréstimo para comprar um carro

A não ser que você dependa de um veículo para sua total sobrevivência, um empréstimo nunca deve ser uma opção. Já vi pessoas tirando dinheiro de suas poupanças e fundos de emergência para a compra de um veículo. Se você não tem o dinheiro na mão ou uma entrada para financiar o restante do pagamento em no máximo 12 vezes, não compre. Seja mais paciente, pois além de ser um investimento depreciável, um veículo traz muitos custos embutidos e que você normalmente não calcula quando faz a compra dele.

Sua frugalidade é ruim para a economia

Aquela pessoa que te chama de mão de vaca ou mesquinha, não sabe nem um pouco sobre o que está dizendo, principalmente quando você está tentando economizar e poupar mais. Sua opinião é de que gastar de R$1.000,00 em uma TV ao invés de R$2.000,00 vai atrapalhar a economia, sua visão está muito errada. O dinheiro não gasto é o dinheiro que será investido em coisas mais importantes, e esses investimentos fazem muito mais bem a longo prazo para a economia do que por bens perecíveis.

Dicas financeiras que podem acabar com sua saúde

A não ser que venham e um profissional contratado para te dar dicas financeiras, muitas delas precisarão de muito raciocínio e pesquisa de sua parte para garantir que são as melhores dicas possíveis para sua situação. (Foto: finances.msn.com)

Comprar casas para alugar

Seus avós e pais muitas vezes apontam a segurança financeira de ser proprietário de um imóvel. Antigamente, isso era até verdade. Mas com o mercado aquecido e as opções de imóveis novos e mais baratos aparecendo, a história pode mudar muito em breve. Enquanto o conselho teria sido maravilhoso há alguns anos, hoje não seria a mesma coisa e ainda trazendo muitos custos agregados, como a manutenção básica da casa, que fica a cargo do proprietário, assim como o IPTU. Em suma, investir em imóveis não é de todo ruim. Mas se for investir para alugar, é melhor pensar em fins melhores para este dinheiro e com maior rentabilidade.

Concentre-se em parcelamentos

Muitos acreditam que se podem encaixar um parcelamento em seu orçamento, podem pagar o que quiserem. Você irá perceber, em pouco tempo, que quanto mais você parcela as coisas, mais vai ter seu salário preso, impedindo-o de várias compras, poupanças e/ou investimentos para sua vida pessoal. Foque em economizar para pagar a vista ou no mínimo de parcelas possível, quando a compra for muito necessária.

Você é jovem, pode assumir mais riscos

Olha, é verdade que ser mais jovem tem vantagens. Você pode tomar empréstimos mais longos, você tem mais anos de trabalho. Mas isso não é uma forma exata de avaliação de risco. A quantidade de dinheiro que você pode perder é baseada em sua renda e economia, e não a sua idade ou falta dela. Na verdade, este conselho é tão ruim que às vezes o seu oposto é verdadeiro: se você é um jovem estudante com apenas US $ 5000 no banco, você pode se dar ao luxo de perder menos do que um empresário de 50 anos com patrimônio acumulado. E é assim que você deve calcular riscos aceitáveis, com base no dinheiro e bens que possui.

Se você ainda estiver preso no círculo sem fim destas cinco horrendas sugestões financeiras, vai se atolar em dívidas, a caminho de ficar anos pagando seus débitos. Nós todos obtemos aconselhamentos financeiros ruins. Podem vir de nossos amigos, nossos vizinhos, ou até mesmo nossos pais. A diferença entre o sucesso e é pensar em todos os conselhos financeiros que recebemos e encontrar um caminho que funciona melhor para você.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)