CAIXA Tem, como funciona o aplicativo?

Escrito na categoria "Bancos e instituições financeiras" por André M. Coelho.

A CAIXA, como uma das maiores instituições financeiras do Brasil, tem um importante papel na democratização do acesso aos serviços bancários e financeiros para os cidadãos brasileiros. Uma das formas pelas quais ela tem buscado este acesso democratizado está no app CAIXA Tem, que vamos explicar em detalhes abaixo.

CAIXA Tem: o que é o aplicativo?

O aplicativo CAIXA Tem simplifica e centraliza o acesso para serviços sociais e transações bancárias. Anteriormente, a CAIXA tinha diversos apps separados para cada finalidade, e a centralização simplifica muito o uso dos benefícios.

O app possibilita também compras com o uso do Cartão de Débito Virtual. Basta gerar diretamente pelo aplicativo para poder realizar compras pela internet. O app também permite o pagamento de contas em empresas a partir da geração de um código QR, que pode ser escaneado pela câmera do seu celular.

Você também pode realizar a consulta de saldos e extratos no aplicativo. Há uma limitação para pagamentos e transferências, além de uma limitação diária para os valores totais.

Quem optou por receber o Auxílio Emergencial pela caixa tem também o acesso a esta opção pelo aplicativo do CAIXA Tem.

Usando o aplicativo Caixa Tem

O Caixa Tem é um aplicativo simples de fácil uso e prático. (Imagem: Caixa)

Como funciona o aplicativo CAIXA Tem?

Para usar o aplicativo CAIXA tem, você precisa ir diretamente na Play Store para o app de Android, e diretamente na Apple Store para o app de iOS. O app deve ser baixado então para seu dispositivo. Você pode também pesquisar por CAIXA Tem na loja de aplicativos diretamente do seu dispositivo.

No aplicativo, digite seu CPF e crie uma senha numérica de 6 dígitos na hora. Guarde o número em lugar seguro até você memorizar.

Assim que fizer sua senha, acesse o aplicativo e escolha o serviço que deseja utilizar. A partir disso, você precisará fazer uma identificação do seu celular. É necessário assim que você for realizar pagamentos e transferências, e você receberá uma SMS com código para identificação e confirmação da transação.

Como cadastrar no CAIXA tem?

Como explicamos acima, o cadastro é bem simples. Após baixar o aplicativo em seu dispositivo eletrônico, coloque seu CPF e crie uma senha de 6 números. A partir daí, você poderá utilizar seu dispositivo pra as transações que relatamos acima.

Vantagens do aplicativo CAIXA Tem

O app é simples de usar, podendo ser utilizado até por quem não é cliente da CAIXA. O cadastro só precisa do CPF e da criação de uma senha de 6 dígitos. O uso das funcionalidades do app se dá como uma forma de bate papo, simplificando a interação com a tecnologia. Por ser leve, ele usa poucos dados e pode ser facilmente instalado em qualquer celular, mesmo os modelos mais básicos.

Como fazer transferências pelo CAIXA Tem? E saque sem cartão? E outras opções?

Acesse o aplicativo clicando em entrar com seu CPF e senha. Escolha a opção Transferir dinheiro, e escolha como quer fazer a transferência: número de agência e conta, lendo QR Code, ou escolhendo um favorito. Escolha a conta na CAIXA ou outro banco para transferência. Digite os dados solicitados na tela, confira os valores e aí, digite sua senha. Você pode compartilhar o comprovante, caso necessário.

Para saque sem cartão, clique em entrar e toque em saque sem cartão. Toque em gerar código para saque. Digite então sua senha do CAIXA Tem, e você verá um código de saque na tela (válido por uma hora, e pode ser gerado sem custos). Vá até um caixa eletrônico, lotérica, ou correspondente CAIXA aqui,. No caixa eletrônico, clique em entra e escolha a opção de saque auxílio emergencial. Digite o seu CPF e o código, escolhendo então o valor para saque.

Ver saldo e extrato ou realizar pagamentos segue os mesmos passos acima. Para pagamentos, você ainda terá de escanear o código de barras ou QR Code ou digitar as informações.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!”

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário