Bom Para Todos do Banco do Brasil – Como funciona o programa?
O Programa Bom Para Todos do Banco do Brasil fez parte de uma iniciativa do Governo brasileiro em reduzir os juros dos bancos públicos de forma a puxar os juros dos bancos privados para baixo. Estes juros mais baixos estão, lógico, diretamente ligados ao tipo de relacionamento que você tem com o Banco do Brasil e seu perfil de cliente, ou seja, sua análise de risco: funcionários públicos tem taxas de juros menores, enquanto autônomos e microempresários tem taxas maiores. Todas as taxas podem ser reduzidas adotando procedimentos básicos, tais como receber sua conta salário no Banco do Brasil.
Quais são as taxas de juros do Bom Para Todos?
O Bom Para Todos é um programa que atua em duas frentes: taxas de juros menores para os participantes do programa e remuneração maior em alguns tipos de investimento. As taxas de juros praticadas quando este artigo foi escrito (05/2015) eram:
- Imóveis: a partir de 7,9% ao ano;
- Materiais de construção: a partir de 1,57% ao mês;
- Carro novo: a partir de 0,90% ao mês;
- Moto nova: a partir de 1,44% ao mês;
- BB Crédito Consignado INSS: a partir de 0,85% ao mês;
- Empréstimo com garantia de imóvel próprio: a partir de 1,52% ao mês;
- Empréstimo com garantia de veículo próprio: a partir de 1,43% ao mês.
O cliente também pode usar a portabilidade de crédito para trazer financiamentos e empréstimos para o Banco do Brasil, aproveitando taxas reduzidas a partir de de 0,90% ao mês. As taxas de remuneração de investimentos através do Bom Para Todos não são tão diferenciadas da remuneração básica e não consideramos um diferencial do programa. Vamos focar apenas nos juros dos empréstimos e financiamentos.
Programa Bom Para Todos vale a pena?
Funcionários públicos com conta salário no Banco do Brasil terão taxas de juros extremamente baixas e atrativas para empréstimos e financiamentos, mesmo quando não optam pelo pacote do Bom Para Todos. Só que em financiamento de imóveis, a CAIXA tem as menores taxas, mesmo em competição com o Bom Para Todos. O Banco do Brasil ganha em financiamentos para veículos. Temos um “empate técnico” nos créditos consignados e materiais de construção, pois no crédito consignado e crédito para materiais de construção há uma grande concorrência entre os bancos públicos e privados, com juros bem acessíveis.
O que você precisa ter consciência é que o Programa Bom Para Todos só é vantajoso para quem pretende usar um empréstimo ou financiamento nos próximos meses. Não adianta pagar pelo pacote sem usar os benefícios que ele oferece. Além disso, você deve comparar as taxas de juros de diferentes bancos e instituições financeiras antes de contratar um financiamento ou empréstimo. Essa comparação é sua principal arma na negociação de melhores condições e menores juros. Por exemplo, o Bom Para Todos pode ter menores juros, mas o banco Y pode te oferecer um limite de crédito maior com juros um pouco mais caros apenas.
Pesado na balança, é um Programa benéfico ao consumidor, mas não deve ser “consumido” às cegas. Faça um planejamento financeiro e analise os concorrentes antes de assinar o contrato do pacote do Bom Para Todos. Assim, você vai evitar ter um elefante branco “comendo” seu dinheiro em tarifas todo o mês sem te dar nada em troca.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Adiantamento ou antecipação do 13º – Tem juros, viu?
Financiamento imobiliário, como escolher o banco?
Simulador de financiamento de veículos Banco do Brasil
Por que os juros de empréstimos são tão altos?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.
5 comentários para: “Bom Para Todos do Banco do Brasil – Como funciona o programa?”
Elindomar Soares de Souza
Preciso urgente de fazer um empréstimo no valor de dois mil reais mi tira do sufoco
Equipe Crédito ou Débito
Nosso artigohttps://www.creditooudebito.com.br/credito-pessoal-como-conseguir/ pode te ajudar nessa tarefa.
Jairo Martins
O valor do empréstimo bom pra todos é aquele que aparece no extrato?
Everlane
Posso fazer o empréstimo para confecção?
Equipe Crédito ou Débito
Pode, Everlane.