São tantas instituições financeiras no Brasil que fica difícil escolher apenas um para sermos clientes. Cada um atende a diferentes perfis e às vezes, precisamos de mais de um banco para atender à todas nossas necessidades e desejos, no presente e no futuro. Qual a combinação ou quais os bancos te trarão os melhores benefícios. Resumindo: quais bancos são bons para ter conta?

A dupla Banco do Brasil e CAIXA tem que estar no topo de qualquer lista. Por serem bancos públicos, eles tem as menores taxas possíveis do mercado. O Banco do Brasil é historicamente o banco com as menores taxas e melhores condições para compra de bens, como veículos. Já a CAIXA tem as melhores condições e menores taxas para para o financiamento de imóveis, sejam eles um lote, apartamento ou casa.

Ao criar um relacionamento com estes bancos, além de ficar mais fácil de negociar, você pode conseguir taxas menores com muito mais facilidade. Por isso eles devem ser as primeiras opções de qualquer pessoa. Você pode optar por se relacionar apenas com um deles e com um outro banco qualquer. Compare os dois e saiba qual melhor atende às suas necessidades.

Em seguida na sua lista, deve estar o Bradesco. Muitos colocam o Itaú nesta colocação. Ele também entra nesta lista, mas não tem tanto destaque quanto o Bradesco. Além de ser uma instituição que está inovando com novas estratégias de segurança, como a leitura da palma da mão para transações no auto atendimento, o Bradesco tem também uma grande presença no Brasil e seus gerentes tem muito mais autonomia para oferecer empréstimos maiores aos seus clientes. As taxas são competitivas e os limites, maiores. Vale a pena o banco, se você precisa de serviços bancários bons, presentes na maior parte do território brasileiro e busca ter acesso a um crédito maior com facilidade.

Bancos do Brasil

Dos que aparecem na foto, apenas o Santander fica de fora por ter taxas muito altas. Porém, seu atendimento é exemplar e tem 10 dias sem juros no cheque especial. (Foto: redefonte.com)

Já o Itaú é um bom banco principalmente pelas promoções que promove e seus vários cartões de crédito. Os descontos que quem possui Itaucard ganham em cinemas, shows, jogos e eventos, valem a pena os valores pagos. Ainda, você tem tantos cartões que o banco fez em parceria com diferentes lojas, que você pode combinar os benefícios oferecidos pelo banco e pela loja que fez a parceria.

Ao colocar esses bancos aqui, tirando o Banco do Brasil e a CAIXA, não estamos dizendo que o Bradesco e o Itaú serão sempre as melhores opções. Um cliente tem que comparar as ofertas de outros bancos e levar sempre as condições que conseguiu em outra instituição para poder negociar. Assim, você pode conseguir condições muito boas. Por exemplo, eu tenho uma excelente relação com o Santander. Meus limites são bem altos e eu não conseguiria tais limites em outro banco. Mas quando eu conseguir os mesmos limites em outro banco, eu saio dele imediatamente, mas não sem antes negociar com minha gerente. Tenho também uma conta no Banco do Brasil, de onde consegui um empréstimo para a compra de minha moto.

Além destes bancos, uma conta em uma corretora de ações é uma boa ideia para gerir seus investimentos. A XP é uma das melhores do Brasil por conta dos cursos que oferece aos seus clientes. Comparando as carteiras preferenciais das corretoras, a XP mantém uma boa posição de rendimentos. A Indusval e a TOV também tem boas posições, mas não conheço o serviço por elas prestado, demandando uma pesquisa básica de nossos leitores para saber qual delas vai atender melhor às suas necessidades.

Seja qual for a escolha que faça, não escolha bancos demais ou você terá muitas contas para pagar pelos pacotes de serviços. Seja sábio, compare bastante e escolha no máximo 2 bancos e uma corretora. A partir daí, construa uma sólida relação com eles para conseguir sempre melhores condições.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)