Na teoria, os Bancos são serviços públicos, pois trabalham sob concessões fornecidas pelo Governo para oferecerem serviços essenciais para o povo brasileiro. Na prática, sabemos que não os bancos não são tão “públicos” assim, e eles tentam cobrar de seus usuários em todas as oportunidades possíveis e impossíveis.

A mais nova forma de “cobrança” dos bancos é através dos serviços telefônicos de SAC e outros tipos de atendimento através de telefones 0300. A cobrança sai na forma da tarifa paga pelos minutos da ligação, exatamente como uma ligação normal. Ou seja, você já paga seu banco a “mensalidade” na forma do pacote de serviços, tarifas e juros e ainda tem que pagar de novo para ser atendido pelo banco ou instituição financeira. Vamos entender um pouco desse oportunismo.

O que são os números 0300?

Números de telefone que tem os 4 primeiros dígitos 0300 são regulamentados pela Anatel. Possuem uma tarifa única nacional. Isso significa que independente da hora da ligação, do local ou destino, o preço pago por minuto é o mesmo em todo o território brasileiro. Quem recebe a ligação não ganha nada com isso. Quem ganha é a prestadora do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), ou seja, a operadora de telefonia fixa que você está utilizando.

A Anatel suspendeu a liberação de novos números 0300, demonstrando que mesmo com alguns bancos usando ele, há uma tendência a querer acabar com esse tipo de serviço.

Número 0300 para ser atendido

Pagar para ser atendido? é roubada! Fuja dos números 0300, principalmente de bancos que o usam! (Foto: tiresolve.blogspot.com)

O que é importante saber sobre os números 0300?

A divulgação dos valores deve ser feita amplamente, para que o usuário saiba quanto vai pagar pela ligação. Em resumo, no local onde você ver esse número, tem que estar disponível o custo das ligações por minuto. Isso pode custar caro. Mas atualmente, desde 2004, você paga o valor de uma ligação local + impostos e o valor restante da chamada, ou seja, o trajeto da chamada até a Central de atendimento de quem possui o número 0300, é por conta do dono do número (no nosso caso, os Bancos).

Como um valor a ser pago existe por parte do cliente final, tal número não pode ser utilizado para serviços de atendimento ao consumidor (SACs) e também não está disponível para atividades ligadas ao entretenimento, como sorteios, jogos e chats. Mas por exemplo, serviços de marketing, vendas e alguns outros ainda podem usufruir desse número nebuloso.

Quanto custa uma ligação para números 0300?

Uma ligação de dez minutos, custa em torno de R$0,40 quando originada de telefones fixos. Quando originada de celulares, a mesma ligação custa em torno de R$3,00. Pode parecer pouco, mas conhecemos muito bem a qualidade dos atendimentos de Call Center no Brasil e podemos esperar pelo menos uns bons 30 minutos para sermos atendidos.

Pagar ainda mais para ser atendido?

Há vários meios diferentes de entrar em contato com um Banco: existem linhas de atendimento online, serviços de SAC que podem oferecer os mesmos produtos e serviços que o telefone 0300 iria oferecer. Você pode visitar uma unidade física do Banco ou ligar para seu gerente para saber como conseguir certas informações. Os meios de contato estão em todos os cantos, só cabe a você dar uma boa procurada para encontrar aquele contato que irá atender às suas necessidades.

Vocês conhecem algum banco ou instituição financeira que usa esse número? Já passou alguma situação de custos adicionais por ligar para este número? Compartilhem suas experiências conosco no espaço de comentários abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)