Abrir conta jurídica como microempreendedor individual vale a pena? Como fazer?
Quando você abre um negócio, uma das suas primeiras tarefas deve ser abrir uma conta bancária de pessoa jurídica. É importante manter sua conta empresarial separada da sua conta pessoal, principalmente quando você é um microempreendedor individual.
Você deve manter o dinheiro fisicamente separado em diferentes contas bancárias, uma configurada como uma conta corrente de pessoa jurídica. Alguns proprietários de empresas até usam bancos diferentes para suas contas pessoais e comerciais. Aqui estão algumas razões para um MEI abrir uma conta de pessoa jurídica e como fazer para abrir esse tipo de conta.
Imagine seu talão de cheques e seu extrato bancário se você misturar suas transações comerciais e pessoais. Agora imagine isso ao longo de um ano. Isso é o que você teria que lidar em declarações de impostos ou de histórico de crédito para possíveis investidores se você misturar suas finanças pessoais e empresariais. Ninguém quer lidar com essa bagunça. Se você tem uma conta separada para suas transações comerciais, então você tem um registro limpo para dar ao seu contador no final do ano. Lembre-se de manter todas as suas faturas e recibos correspondentes ao seu talão de cheques e extratos bancários e você estará em boa forma quando tiver de comprovar a renda de sua empresa.
A conta para Microempreendedor Individual prova que seu negócio não é um passatempo
Você precisa ser capaz de mostrar que seu negócio é realmente um negócio e não um hobby. Basicamente, você tem que mostrar um lucro para poder tocar o negócio com seriedade e continuar no ramo. Isso é importante para planejar o crescimento da sua empresa e os possíveis passos que pode tomar para garantir que seu negócio continue sempre crescendo.
A conta corrente para MEI garante uma trilha melhor para impostos
Esperançosamente, você nunca será auditado pela Receita Federal, mas há sempre essa chance. Se isso acontecer, não é o fim do mundo, contanto que você tenha registros limpos e uma conta bancária separada. Você também precisa ter certeza e manter todas as suas faturas e recibos de despesas como extra para garantir sua segurança. Se você misturar suas finanças pessoais e empresariais em uma conta bancária, uma auditoria pela Receita Federal se transformará em um pesadelo.
Profissionalismo ao abrir uma conta de pessoa jurídica para MEI
Você sempre quer a aparência de profissionalismo do seu negócio. Se você mantiver as finanças da sua empresa separadas das suas finanças pessoais, isso ajudará a melhorar sua imagem de profissionalismo. Isso significa que quando você paga contas em fornecedores, eles vêem que esses recursos estão vindo de uma conta real de negócios em andamento. Os investidores enxergam isso com bons olhos e você poderá criar uma identidade muito mais confiável para sua empresa.
Como abrir uma conta corrente para MEI?
Para abrir uma conta corrente como MEI, você precisará dos seguintes documentos:
CPF e RG do empreendedor, original e cópia
CNPJ da empresa, original e cópia
Comprovante de endereço do empreendedor e da empresa
Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).
Comprovante de faturamento dos últimos 12 meses, no caso das empresas com fins lucrativos.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Posso ter duas contas em bancos diferentes?
O que é conta jurídica? Como abrir conta de pessoa jurídica?
Plano de saúde para MEI, quais as regras?
Microempreendedor individual – Condição para ser MEI e como fazer a inscrição!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.