Quando temos de alugar uma casa ou apartamento, saímos correndo pela cidade, andando pelas ruas, buscando imobiliárias, classificados e muito mais para encontrar nossa nova residência. Uma das questões que pode surgir durante essa jornada é qual é a melhor opção de aluguel: alugar direto de alguém que tenha um imóvel ou por intermédio de uma imobiliária? Quais as vantagens e desvantagens de cada um deles?

É mais barato alugar via imobiliária ou direto com o proprietário?

90% das vezes será mais barato alugar direto com o proprietário. Porém, algumas vezes as imobiliárias conseguem convencer os proprietários a baixarem o valor de seus aluguéis, seja por eles estarem supervalorizando o local onde vivem ou por simplesmente convencer de que aquele valor não é compatível com o mercado. Se levarmos em consideração que é muito mais provável que um proprietário exija muito menos de você do que uma imobiliária, o custo do tempo que você irá gastar para atender à estes requisitos torna o aluguel direto com o proprietário um claro vencedor aqui. Mas é claro que existem exceções que devemos considerar. Vale lembrar que apesar de imobiliárias e proprietários deixarem para o locador paga o IPTU, isto é contra a lei, e deve ser observado na hora de assinar o contrato.

Exigências do proprietário contra as exigências da imobiliária

Apesar de existirem leis que tentam desburocratizar o processo do aluguel de imóveis, as imobiliárias parecem não querer facilitar o processo. Pedem inúmeros fiadores, que devem ter residência no mesmo local onde você quer alugar o imóvel, ou pedem que você contrate o seguro fiança, que é absurdamente caro. Algumas podem pedir o cheque calção, que pelo menos é devolvido ao final do aluguel.

Aluguel de casas

O aluguel de casas e apartamentos demanda cuidados importantes para que você não caia em uma cilada. (Foto: stpnomundo.blogspot.com)

Já um proprietário, normalmente pede um fiador ou cheque calção. É um relacionamento mais pessoal e tranquilo, com menos burocracia. E menos custos, é claro.

Garantias da imobiliária contra as garantias do proprietário

Aqui, temos uma vantagem clara da imobiliária. Como temos uma relação comercial estabelecida, qualquer problema pelo qual você passar com a residência e que não for solucionado pela imobiliária, tais como infiltrações, entupimentos e mais, podem ser levados ao PROCON e até à Justiça, sem que a relação comercial seja abalada e com a garantia de que o problema tem de ser resolvido.

Já problemas com o proprietário, mesmo com uma boa relação estabelecida, podem ser difíceis de serem resolvidos. Isto porque proprietários não querem custos com imóveis, eles querem apenas o lucro. Quem lê nosso blog sabe que comprar um imóvel para alugar acaba sendo mais custoso no longo prazo por causa da manutenção que tem de ser dada à residência. E raramente você encontrará um proprietário que estará disposto a resolver todos os seus problemas. Mesmo com contratos, é difícil ganhar uma causa na justiça. Mas com uma conversa, pode ser que tudo se resolva da melhor maneira possível.

Contrato de aluguel

Independente do contrato direto ou por imobiliária, a parte mais importante é um contrato bem feito e checado por um advogado! (Foto: www.ribeiraopretoimobiliaria.com.br)

Disponibilidade de imóveis

As melhores imobiliárias serão capazes de disponibilizar um corretor exclusivo para encontrar o imóvel certo para seu perfil. Algumas se especializam em tipos específicos de imóveis ou regiões específicas da cidade. Porém, há uma ampla gama de opções para você escolher.

No caso do aluguel direto com o proprietário, você pode não ter tantas opções de locação. O que pode não ser algo tão ruim, se for em um bairro próximo e que você tenha encontrado em suas procuras.

Conclusão: é melhor alugar imóveis via imobiliária ou direto com o proprietário?

Em comodidade, ganha a imobiliária. Em custos, ganha o proprietário. Vale a pena você levar em consideração também o estado de conservação do imóvel, assim como a reputação da imobiliária e a relação estabelecida com o proprietário do imóvel. Um contrato bem feito, levando em consideração vários problemas que podem ocorrer na residências e algumas variáveis pode ajudar a te proteger em qualquer caso. Vale aqui sua paciência, pesquisa e reflexão sobre o que é mais importante para o aluguel de sua nova casa.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)