Vale a pena investir em ouro? Como funciona?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Investir em ouro leva algum tempo e pesquisa. O metal precioso é considerado um porto seguro em tempos econômicos difíceis. O ouro pode ser adquirido de várias formas, incluindo moedas de ouro e barras, as ações de mineradoras e fundos mútuos. Estes apreciam de forma diferente, mas todos oferecem benefícios em uma economia com dificuldades.

Publicidade

Publicidade

Diversidade

O ouro pode ajudar a diversificar sua carteira. É uma excelente maneira de melhorar o desempenho global de uma conta de investimento, e o ouro oferece estabilidade. Embora haja a mudança de preços de ouro, o metal nunca foizero, e seu preço muitas vezes sobe quando o dólar dos EUA está caindo.

Ouro marcante

Historicamente, o ouro mantém o seu valor. Seu preço começou a subir drasticamente em 2001, mas os analistas esperam que o ouro continue a subir nos próximos anos. Ajustado pela inflação, o preço do ouro nem sempre reflete o seu verdadeiro valor.

Publicidade

Publicidade

A economia

Quando a economia vacila e investidores perdem a fé no mercado de ações, o ouro se beneficia. Baixas taxas de juros, o dólar fraco e desconfiança no setor bancário e financeiro, muitas vezes orientam as pessoas para o ouro por causa de seu potencial de valorização e sua segurança.

Segurança de investimento

O ouro é um investimento muito seguro e que dificilmente será desvalorizado. (Foto: www.ezegold.com)

Medo

Publicidade

Os mercados de ações odeia medo e incerteza. Quando os investidores, fundos hedge e investidores institucionais tiram dinheiro das ações, alternativas que envolvem ouro são atraentes, com recompensas potenciais excelentes.

Publicidade

Demanda

O ouro está na demanda em uma economia em baixa, e quando a demanda aumenta, os preços do ouro aumentam.

Inflação

Os preços do ouro tendem a aumentar em tempos de inflação. Embora os investidores possam fugir de ações e outros mercados em tais períodos, o ouro historicamente não enfrenta a mesma pressão de venda e o pânico.

Publicidade

Publicidade

Como investir em ouro?

Você pode optar por buscar opções de investimento na BOVESPA que tenha o ouro como um de seus ativos. É possível também fazer a compra de barras de ouro ou até usar o mercado informal de ouro, onde há a venda e compra de jóias e mais. Perceba que para investir em ouro, pode ser necessário um capital mínimo até alto, o que poderá limitar os investidores que podem optar pelo ouro. Porém, vale a pena economizar o suficiente até investir no outro, uma vez que ele pode ser uma parte integrante importante de uma estratégia de diversificação e diminuição de riscos.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário