As operações financeiras no Brasil são controladas centralmente pelo Banco Central, que faz um trabalho credível ao fornecer serviços bancários básicos a milhões de residentes. Um dos serviços monitorados pelo BC é o TED, sendo estabelecidos prazos e dias nos quais essas transações podem ser realizadas.

Muitos outros bancos domésticos controlam a maior parte do restante do banco comercial e de varejo, com excelentes plataformas oferecidas por bancos como o Itaú, o Bradesco, Banco do Brasil e Caixa. Um pequeno número de bancos estrangeiros se aventurou no banco comercial e de varejo, com sucesso. Todos eles seguem às regras estabelecidas pelo BC para as transações financeiras.

TED aos sábados

TED significa Transferência Eletrônica Disponível, e é uma forma de transferir recursos de uma conta para outra de outra instituição. Contas em uma mesma instituição usam outro tipo de transferência.

Uma TED realizada em um sábado não cairá no sábado. Ela cairá no próximo dia útil possível, geralmente na segunda feira seguinte. Porém, se na segunda feira for um feriado, o valor cairá na conta no próximo dia útil, provavelmente na terça feira.

TED cai no domingo?

As redes de caixas eletrônicos e o Internet banking estão disponíveis e são cada vez mais amplamente utilizados por uma população que, até recentemente, preferia manter seus ativos em dinheiro. O Brasil sofreu uma série de desvalorizações e até apreensões de contas bancárias privadas pelo governo. E as limitações das transferências em finais de semana ainda deixam as pessoas com muitas dúvidas.

O TED, por exemplo, também não cai no domingo. TEDs agendados para domingos irão cair no próximo dia útil, geralmente na segunda feira seguinte. Caso a segunda feira seja feriado, o TED vai cair na terça feira, ou no próximo dia útil.

TED em finais de semana e feriados

Uma TED não cai em feriados ou finais de semana. (Foto: WordPress.com)

Transferência TED no final de semana e em feriados

Um TED que foi agendado para um final de semana, ou seja, um sábado ou domingo, será creditado apenas no próximo dia útil. O mesmo acontecerá para TEDs que foram agendadas para um dia que seja um feriado, e a TED cairá no próximo dia útil. Se o dia seguinte ao feriado for um sábado, por exemplo, a TED só cairá na segunda feira, ou no próximo dia útil vigente.

O sistema de pagamento doméstico no Brasil conhecido como TED é favorável para transferências em massa. É uma opção de crédito mais rápida, entregando os fundos ao beneficiário instantaneamente para alguns bancos ou no próximo dia útil para a maioria dos outros. O valor total das transferências, no entanto, é limitado por dia. As informações necessárias na instrução de pagamento são o número do banco, o número da agência, o número da conta, o nome da conta e o número de contribuinte do titular da conta.

E se eu precisar enviar o dinheiro imediatamente?

Alguns bancos já estão usando caixas eletrônicos com depósito online, onde você pode depositar o dinheiro vivo diretamente na conta ao invés de usando envelopes, que podem demorar até o dia útil seguinte para serem depositados.

Você pode também usar aplicativos, como o PicPay, para realizar pagamentos e transferências imediatas. Pode sacar o dinheiro e entregar diretamente pra pessoa. Ou, por fim, pode fazer a TED e enviar o comprovante para a pessoa.

Ficou alguma dúvida sobre a TED? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)