TEC significa Transferência Especial de Crédito. TEC Depósito Dinheiro é geralmente a forma que esse tipo de transação bancária aparece no seu extrato bancário, o que deixa muitas pessoas confusas sobre a origem desse dinheiro e o que ele significa.

O que é TEC?

De acordo com a Circular do Banco Central de número 3.335, datada de 14/12/2066, a Transferência Especial de Crédito é uma transferência de fundos originada de uma pessoa física ou jurídica, e que tem como destino intermediário uma instituição financeira para fazer um conjunto de transferências de crédito destinadas a pessoas físicas ou jurídicas de outras instituições financeiras.

Fazem parte de uma transação do tipo TEC:

  • O remetente, que ordena as transferências de crédito
  • A instituição financeira remetente, intermediária da transação financeira para o remetente
  • A instituição financeira destinatária, intermediária da transação financeira para o destinatário
  • Os beneficiários, pessoas jurídicas ou pessoas físicas a quem a transferência é destinada

Qual o limite de uma TEC?

O limite de uma TEC é de R$4.999,99, que só pode ser utilizada para uma única transferência de crédito. Este crédito será depositado na conta de destino dentro de um período limite pela transação DOC ou TED.

Diferente de uma transferência do tipo DOC ou TED, a TEC pode ter como destino mais de uma conta, usando apenas uma transação ou cobrando apenas uma tarifa para uma transferência que tem como destino mais de uma conta.

Usos possíveis para a TEC

A Transferência Especial de Crédito – TEC – é uma forma de transferir recursos para mais de uma conta destino em uma mesma transação. (Foto: www.bradesco.com.br)

Como emitir uma TEC?

Você pode emitir uma TEC diretamente de uma instituição financeira para uma transferência de crédito em nome próprio ou em nome de terceiros. O emitente, obrigatoriamente, deve ser identificado pelo nome ou razão social, CPF e/ou CNPJ.

A TEC pode ser feita da mesma fo0rma que um TED ou DOC, sendo que no primeiro, o crédito na conta de destino ocorre no mesmo dia em que é feito o débito na conta do remetente; e no caso do DOC, no dia útil seguinte ao do débito na conta do remetente. Tudo, considerando que você faça a transação dentro do período de funcionamento das agências bancárias.

Vale lembrar que para emitir a TEC, pode haver cobrança de uma tarifa, que é a tarifa de DOC ou tarifa de TED. Se você tem essas transações dentro do seu pacote de serviços, pode ter uma ou mais ordens de transferência “gratuitamente”. Verifique seu pacote de serviços antes de confirmar a transferência.

Considerações Finais

A TEC é realizada quando o remetente precisa se identificar ao beneficiário e/ou quando o remetente precisa transferir dinheiro para mais de uma conta, ao mesmo tempo. Assim, ele não tem que fazer uma transação DOC ou TED para cada conta, apenas uma para todas as contas de destino.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)