Uma transferência bancária é quando o dinheiro é enviado de uma conta bancária para outra. Transferir dinheiro da sua conta bancária geralmente é mais rápido e seguro do que retirar e pagar em dinheiro. Porém, há um limite de horário para a transferência de DOC e TED, limite o qual deve ser respeitado para que o dinheiro caia na conta do destinatário. Mas quais são esses horários?

Qual o horário para fazer TED?

A Transferência Eletrônica Disponível ou TED é um tipo de transferência bancária entre diferentes instituições financeiras que cai no mesmo dia em que é feita, creditando o destinatário em até 60 minutos. Não há um valor mínimo para a realização do TED mas há um limite de horário. O horário limite para que o TED seja creditado no mesmo dia é entre as 7 horas e 17 horas em dias. Porém, diferentes bancos podem ter horários diferentes, e é bom conferir no seu internet banking na página de transações TED.

Até que horas posso fazer DOC?

O Documento de Ordem de Crédito ou DOC é um tipo de transferência que possui um limite máximo, e o valor transferido é creditado na conta de destino no dia útil seguinte após o envio do DOC. Um DOC pode ser feito até as 21:59 de qualquer dia útil, no dia seguinte, ele cairá então na conta de destino.

Até que horas posso fazer uma transferência bancária?

Transferências bancárias entre contas de titulares diferentes no mesmo banco ou entre contas corrente e poupança na mesma instituição financeira são transações semelhantes ao TED e ao DOC, mas que não tem qualquer custo para você. O dinheiro cai praticamente imediatamente na conta de destino. O horário limite para que os valores transferidos caiam no mesmo dia é geralmente até 22:30.

Como fazer uma transferência bancária, DOC ou TED?

Existem várias maneiras de fazer uma transferência bancária. Alguns dos métodos mais comuns de transferência bancária são:

Transferências bancárias online. Faça login na sua conta online e selecione a opção para efetuar uma transferência. Siga as instruções na tela para inserir os detalhes corretos.

Transferências telefônicas. Ligue para o serviço bancário por telefone do seu banco. O representante de atendimento ao cliente do banco o guiará pelo processo. Em alguns casos, você pode ser guiado por uma gravação automatizada.

Transferências bancárias em terminal de autoatendimento. Você pode usar um terminal de autoatendimento para realizar transferências bancárias com facilidade.

DOC e TED e horários

Aprenda os horários de transferência de DOC e TED para saber até quando pode fazer suas movimentações financeiras para cair no mesmo dia. (Foto: Bestvpnrating.com)

Quais informações você precisa para transferir dinheiro?

Seja qual for a maneira que você escolher para transferir dinheiro, você normalmente precisará dos seguintes detalhes da pessoa que vai receber a transferência:

A data em que você deseja que o pagamento seja feito.

Nome da pessoa

Número da agência e da conta corrente ou poupança da pessoa

CPF da pessoa

Uma referência de pagamento (geralmente seu nome ou número de cliente) para que eles saibam que o dinheiro veio de você. Às vezes, você precisará do nome e endereço do banco para o qual está enviando o dinheiro. Isso os ajuda a verificar se o código de classificação está correto.

Quanto tempo demora para o dinheiro ser transferido?

Os pagamentos feitos com o uso de transferências serão recebidos às vezes imediatamente depois de deixar sua conta, mas às vezes podem cair só no dia seguinte, como no caso dos DOCs. Você também pode fazer depósitos por envelope ou na boca do caixa. O primeiro cai no mesmo dia se você depositar antes das 16 horas. O segundo cai na mesma hora que você depositar, mas só pode ser feito no horário de funcionamento normal de uma agência bancária.

Evitando problemas com transferências bancárias

Verifique novamente os detalhes. Verifique cada valor mais de uma vez. Pode ser difícil conseguir seu dinheiro de volta, se você enviá-lo para a conta errada.

A menos que você tenha especificado uma data de pagamento futura, o dinheiro deixará sua conta imediatamente. Portanto, verifique se você tem disponibilidade suficiente para evitar que caia no cheque especial.

Lembre-se que apenas transferências bancárias entre o mesmo banco é que são gratuitas. Depósito por envelope e na boca do caixa são também gratuitos. TED e DOC podem ter custos, se não estiverem inclusos gratuitamente no seu pacote de serviços. Antes de confirmar a transferência você geralmente receberá um aviso do banco sobre os custos da transferência.

E se houver um problema com o DOC, TED ou transferência bancária?

Se você tiver um problema com um pagamento, por exemplo, se o dinheiro não chegar, o primeiro passo é entrar em contato com seu banco através da Central de Atendimento. Nessa linha de contato eles vão esclarecer o que pode ter ocorrido e ajudar a te encaminhar para a solução. Pode ser necessário ir até um gerente, mas evite ir diretamente ao gerente sem antes tentar a solução pelo telefone.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)