Sistema de valores a receber do Banco Central: como funciona?
Como milhões de brasileiros estão financeiramente drenados de dinheiro, o Sistema de Valores a Receber do Banco Central pode ajudar, auxiliando à população a encontrar dinheiro esquecido nas instituições financeiras brasileiras.
Vamos explicar como usar o sistema e como encontrar – e recuperar – seu dinheiro perdido por aí.
Leia também
Ao acessar o site do Sistema de Valores a Receber do Banco Central, você poderá verificar as datas quando poderá consultar os valores no SVR, as datas para resgates, entre outras informações. Você precisará apenas do seu CPF e nome completo para poder realizar a consulta.
Como sacar Valores Esquecidos pelo SVR do Banco Central?
Embora você não tenha perdido dinheiro em uma conta bancária esquecida, é provável que você esteja sentado em alguns fundos em que possa ganhar dinheiro agora.
Podem haver contas salário que foram abertas em seu nome e que você não se lembra que tinham dinheiro. Você pode também ter contas de investimento onde estavam seus recursos e você não se lembra mais. Você pode ter contas onde tinha dinheiro aplicado, como contas poupança, e acabou esquecendo
Há também as contas digitais, que são ótimas para compartilhar recursos, mas que na empolgação de abrir várias contas gratuitas você pode ter aberto tantas que esqueceu de gerenciar o dinheiro que deixou nelas.
Seja como for, o saque feito pelo SVR é bem simples: dentro do prazo no qual você pode sacar os valores, entre com sua chave PIX ou outros dados bancários e transfira o dinheiro para sua conta atual. É simples assim para reaver seus recursos e poder utilizá-los já para aliviar suas finanças.
Dinheiro esquecido em aplicativos estão no SVR? E cartões de presente?
Você provavelmente já deve ter recebido um cartão de presente de alguma loja. Os cartões-presente não utilizados que preenchem sua carteira. Se você está sentado em um cartão-presente antigo porque não gosta da loja ou apenas esqueceu, considere negociá-lo por dinheiro. Sites de troca de cartões permitem trocar ou vender cartões-presente físicos e eletrônicos por uma boa parte do seu valor original. Assim, você poderá ter um dinheiro no seu bolso que estava esquecido, sem ter de gastar pra isso.
Agora, há também os aplicativos financeiros, como PayPal, Mercado Pago, PagSeguro, PicPay, entre outros, onde você pode ter esquecido algum dinheiro. Para evitar que seu dinheiro fique neles, tente baixar os apps ou acessá-los online para verificar seu saldo. Caso haja algum dinheiro, faça um PIX para uma conta sua existente e tenha de volta seu rico e suado dinheirinho no seu bolso.
À medida que a economia luta para se recuperar, todo centavo de real é importante para o consumidor médio.
Se você se sente pouco em dinheiro agora ou está preocupado com mais tensão financeira nos próximos meses, gaste algum tempo procurando qualquer dinheiro perdido ou que lhe é devido. Esta pode ser uma ótima oportunidade para aprender mais sobre o controle do seu dinheiro e evitar que esse processo se repita no futuro.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Por que não pagar contas antes do vencimento!
Como sacar dinheiro do banco digital? Nubank, C6, Inter e Next!
10 Formas de aprender sobre dinheiro!
Onde guardar dinheiro?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.