Em um investimento ou em sua conta, você vai se deparar constantemente com o termo rendimento. Entender esse termo é uma parte essencial da educação financeira para otimizar sua renda e melhorar seu planejamento financeiro. Vamos explicar com detalhes o rendimento de investimentos e contas para que você adicione esse conhecimento para sua lista.

Significado de rendimento

O rendimento de investimentos e contas são provenientes de pagamentos de juros, dividendos, ganhos de capital coletados na venda de um título ou outros ativos, e qualquer outro lucro obtido através de um investimento de qualquer tipo. Geralmente, a maioria das pessoas recebe uma grande parte de sua receita líquida total por meio de renda de emprego. No entanto, a economia e o investimento disciplinado nos mercados financeiros podem gerar economias moderadas em grandes carteiras de investimento, gerando ao investidor uma grande receita anual de investimentos.

O que é rendimento: em detalhes

Em declarações de renda de empresas de capital aberto, um item chamado receita de investimentos, ou perdas, é comumente listado. É aqui que a empresa reporta a parcela do lucro líquido obtido através de investimentos feitos com caixa excedente, em vez de serem ganhos com a linha usual de negócios da empresa.

Receita de investimentos refere-se apenas aos ganhos financeiros acima do custo original do investimento. A forma que a renda toma, como juros ou pagamento de dividendos, é irrelevante para ser considerada renda de investimento, desde que a renda seja gerada devido a um investimento anterior. Além disso, o rendimento do investimento pode ser recebido como um montante fixo ou pagamentos de juros regulares.

Rendimento de investimentos simplificados

Na forma mais simples, os juros acumulados em uma conta poupança básica são considerados renda. Os juros são gerados como um valor acima e além dos investimentos originais, que são os depósitos colocados na conta, tornam-se uma fonte de renda.

Opções, ações e títulos também podem gerar receita de investimento. Quer seja através de pagamentos de juros regulares ou vendendo um título a uma taxa mais elevada do que foi comprado, os fundos acima do custo original do investimento qualificam-se como rendimentos de investimentos.

Vale lembrar que com o tempo, os juros compostos vão se acumulando em muitos dos investimentos, rendendo cada vez mais dinheiro para suas necessidades.

Rendimento de investimento

Rendimentos em investimentos são os ganhos que você pode ter com seu dinheiro. (Foto: MYOB)

Entendendo os rendimentos de imóveis

Alguns investidores optam por comprar imóveis como forma de gerar rendimentos de investimentos. Mais comumente, isso é feito através do recebimento de pagamentos de aluguel de um inquilino autorizado. Uma vez que o custo original da propriedade é reembolsado pelo investidor, e os pagamentos de aluguéis recebidos não são usados ​​com a finalidade de cobrir outras despesas relacionadas à propriedade, a renda se qualifica como rendimento de investimentos.

Rendimento de Investimentos e Impostos

Embora nem sempre seja o caso, a maioria dos rendimentos de investimento está sujeita a um nível de tributação. A taxa de imposto associada é baseada na forma de investimento que produz a renda e outros aspectos da situação de um contribuinte individual. Certos investimentos favoráveis ​​a impostos, reduzindo a quantidade de impostos ao longo do tempo que o dinheiro ficar investido, como é o caso de investimentos na aposentadoria.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)