Há muitas possíveis perguntas a fazer sobre um investimento, e inúmeros guias de investimentos oferecem muitas formas de análise. O problema é que muitas vezes, isso vai te dar mais pra pensar do que algo objetivo, que te ajude a decidir o melhor destino para seus recursos.

Para facilitar sua comparação de investimentos, reunimos perguntas simples para descobrir onde você deve colocar seu dinheiro com segurança e sabedoria de que os recursos estão aplicados de acordo com sua estratégia de diversificação de investimentos.

Qual é seu objetivo com o investimento?

Esta é a primeira pergunta que você deve se perguntar antes de olhar para qualquer investimento de qualquer tipo. Se você não tem um objetivo em mente, investir se torna um jogo de atirar no escuro de olhos vendados. Você pode ter sorte e bater em alguma coisa, mas você mais provavelmente perderá completamente seu alvo.

Por que você está colocando esse dinheiro em um dado investimento? Quando você espera utilizar esse dinheiro?

Vamos dizer que estamos investindo para a aposentadoria, que é o objetivo de muitas pessoas. O objetivo de investimentos anda de mãos dadas com uma data-alvo, geralmente algo em torno de 65 a 70 anos de idade. O número de anos até que estas datas limites dependem, é claro, da sua idade atual.

Por outro lado, vamos dizer que estamos investindo porque queremos abrir um pequeno restaurante no centro da cidade. Seu objetivo é ter dinheiro suficiente guardado em cinco anos para uma chance real de investimento

Por que ter um objetivo financeiro é importante? Ter um objetivo estabelece o seu calendário, que é uma parte vital de descobrir como investir. Geralmente, você só deve comparar os investimentos que pavimentam o caminho para o objetivo que você estabeleceu.

Comparar investimentos

Entendendo cada investimento vai te ajudar a criar uma carteira diversificada e em sintonia com seu objetivo financeiro. (Foto: vimeo.com)

Quão volátil é esse investimento?

Isto leva para a primeira questão específica que você deve perguntar sobre um investimento: quão volátil ele é? Quão rapidamente ele sobe e desce? Geralmente, quanto mais próximo você estiver de atingir seu objetivo financeiro, menor volatilidade você deve aceitar em seus investimentos, porque você não pode permitir uma grande queda logo antes de você chegar ao seu objetivo.

Como você verifica isso? Quando comparando investimentos, pesquise a taxa de retorno anual ao longo dos últimos dez anos para esse investimento. Depois, use o maior número e o menor número como base para comparação.

Geralmente, uma diferença de 4% nesses números para cada ano entre hoje e a data-limite absoluta para o seu objetivo é aceitável. Assim, por exemplo, se você olhar um investimento com o rendimento mais alto de 20% e o mais baixo de -30%, isso é uma diferença de 50 entre os números. Você deve estar disposto a aceitar muita volatilidade se tem mais de 12 anos para o meu objetivo. Caso contrário, é melhor passar para algo menos volátil.

Esta é uma maneira muito simples para verificar se há volatilidade, pois existem muitos métodos mais sofisticados. No entanto, este método é bom pela sua simplicidade e é fácil o suficiente de compreensão, mesmo para os mais leigos em investimentos.

E se você está pensando em múltiplos investimentos? Se você está dividindo os investimentos em partes iguais, então é muito fácil. Você pode “passar por cima” de seu alvo de volatilidade em alguns investimentos da carteira, desde que você “passar por baixo” em outros.

Então, se você tem uma linha do tempo 10 anos e você quer colocar a metade de seu dinheiro em algo agressivo e metade dele em algo seguro, então você só quer ter certeza de que o valor total da diferença nos investimentos é de 80, o que dá uma média de diferença de 40 entre o alto e o baixo para cada investimento.

Quais são as taxas sobre o investimento?

Esta deve ser sua próxima pergunta. Todas as empresas de investimento ganham dinheiro através da cobrança de algum tipo de taxa sobre sua aplicação. Geralmente, é uma taxa anual, expressa em percentagem do valor total do investimento. Se você estiver em um investimento que tem uma taxa de administração de 1%, o que vai acontecer é que, ao longo de um ano, 1% desse investimento, somado à remuneração dele, será cobrado pela companhia que está investindo o dinheiro. A taxa de performance também deve ser considerada e descontada da rentabilidade que você projeta para o investimento

Obviamente, você vai querer taxas mais baixas. Este deve ser um diferencial quando comparando investimentos de volatilidade semelhante, desde que você simplesmente não saiba como o investimento vai realmente funcionar no futuro. O que você sabe é o quanto eles vão tomar de você, e você quer que seja o mínimo possível.

Geralmente, os investimentos em Fundos de Renda Fixa têm taxas muito baixas, como eles não custam muito para a empresa gerenciar, tornando-os bons negócios. Mas há investimentos com taxas maiores e uma grande segurança de retorno sobre o investimento.

Qual é a história de longo prazo deste investimento?

A próxima pergunta que você deve fazer é qual a história a longo prazo destes investimentos. O que você vai querer saber é o quanto, em média, esses investimentos dão de retorno a cada ano. Depois de descobrir os investimentos que são aceitavelmente voláteis para você, você vai precisar compará-los com cuidado, e sabendo o quão bem eles vão te remunerar é fundamental.

Procure a média do crescimento anual do investimento nos últimos dez anos. Isso geralmente é encontrado como informação básica sobre um investimento. Se não encontrar o investimento em si, tente buscar um investimento semelhante para comparação.

É importante observar que os resultados passados ​​não garantem rendimentos futuros, razão pela qual esta não é a melhor de todas as ferramentas para comparar investimentos. Ela apenas lhe dá uma noção de como eles se desempenharam no passado em situações diversas.

Quão diversificado é este investimento?

Uma última questão a se perguntar é o quão diverso este investimento é. É este um investimento em um único item, como ações de uma empresa? Isso não é muito diversificado, pois diversificar investimentos deve ser a primeira estratégia adotada para gerir seus recursos. Por outro lado, você pode estar olhando para um fundo composto pelas ações de muitas empresas. Isso é muito mais diversificado.

Não só você quer possuir uma ampla variedade de tipos de investimento, tais como ações, títulos, e assim por diante, como você também quer um monte de variedade dentro desses tipos. Você não pode simplesmente querer possuir uma ação de uma empresa, porque se a empresa tomar algum prejuízo, você vai ser dizimado.

Geralmente, depois de olhar para essas perguntas, você terá para comparar diferentes investimentos e escolher aqueles que integrarão sua carteira. Use essas perguntas como um exercício, comparando diversos investimentos antes de aplicar. Acompanhe estes investimentos por alguns meses. Assim, você terá uma ideia de como essa estratégia de comparação de investimentos funciona para você e saberá escolher os melhores investimentos para seu capital.

Como você

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)