Seguro para moto: como escolher?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Esteja você olhando para um seguro de motocicleta pela primeira vez, ou você já dirige há mais de 20 anos, pesquisar seguro pode ser confuso e pode custar muito dinheiro se você não tomar cuidado. Encontrar a política certa e saber como fazer um ótimo negócio pode economizar centenas de reais se você for o responsável e fizer sua pesquisa. Com isso em mente, listamos algumas dicas importantes para economizar dinheiro a serem consideradas antes de comprar o seguro da sua motocicleta.

Publicidade

Publicidade

Seguro para moto topo de linha não é sempre uma boa ideia

Ir para uma motocicleta de alto desempenho pode parecer divertido, mas você tem que lembrar que é muito mais caro segurar (assim como comprar!) Uma motocicleta topo de linha. Isso ocorre principalmente por dois motivos:

Reparo: os veículos de ponta simplesmente têm peças caras ou mais exclusivas. Se algo quebrar em uma motocicleta de modelo caro ou raro, provavelmente será caro obter novas peças ou substituir as peças existentes.

Valor de Reposição: se o veículo for roubado ou baixado por qualquer motivo, a seguradora terá que desembolsar muito mais dinheiro para repor o seu veículo. Como resultado, eles garantirão que você pague muito mais todos os meses para cobrir essa possibilidade.

Sugerimos que você tome seu tempo e escolha sua motocicleta com cuidado. Qual motocicleta atende às suas necessidades? Se você está apenas indo para o trabalho em cidade grande ou apenas quer um meio de transporte rápido e fácil, não precisará de uma moto grande topo de linha. Talvez comece com um modelo mais antigo ou procure comprar em segunda mão, você ainda pode obter uma motocicleta ou scooter com ótimo desempenho, mas por uma fração do custo.

A cotação de seguro de moto é mais cara para motos modificadas

Às vezes pode parecer atraente ir para uma motocicleta com modificações exclusivos. No entanto, vale a pena considerar que as motocicletas modificadas aumentarão seu prêmio de seguro. As principais razões para os custos adicionais são:

As modificações tornam você mais um alvo para ladrões, portanto, há uma percepção maior de que sua motocicleta seja roubada.

Publicidade

Publicidade

Como no ponto anterior, em caso de acidente é muito mais caro reparar ou trocar peças únicas.

Melhore suas habilidades de motociclismo antes de fazer o seguro

Até os melhores pilotos do mundo dirão que ainda têm muito o que aprender ao dirigir uma motocicleta. É um hobby complicado, mas maravilhoso. Se você fizer aulas e cursos avançados de equitação, poderá ver o seu prêmio de seguro cair. As seguradoras costumam oferecer um preço com desconto ao segurar passageiros mais qualificados. Esses cursos não são gratuitos, mas com o tempo, o dinheiro que você economizará em seu seguro poderá pagar pelos cursos. Isso significa que você ganhará experiência e qualificações que se pagarão por si!

Seguro de motocicleta

O seguro de motos é uma forma de proteger seu veículo de possíveis acidentes e roubos. (Imagem: Nationwide)

Não faça apenas o seguro para roubo de motocicleta

Infelizmente, é triste que em várias cidades o roubo de motocicletas seja alto. Os números da polícia mostram que são milhões em roubos de motocicletas e scooters todos os anos. Quanto mais seguro você puder tornar sua motocicleta quando não estiver pilotando, melhor. Existem maneiras simples, fáceis e baratas de fazer isso. Verifique aqui para ter certeza de que tomou as precauções certas. Isso inclui adicionar um alarme, imobilizador, rastreador, bem como adicionar travas e correntes à sua motocicleta.

Outra coisa a considerar é onde você deixa sua motocicleta. Você pode prendê-la em uma garagem trancada em vez de na rua? Isso fará uma grande diferença na sua cotação de seguro. Se você comparar os dois, pode ser surpreendente quanto dinheiro pode ser economizado trancando sua motocicleta. Até mesmo ter uma garagem ajudará significativamente.

Procure fazer orçamentos de diferentes seguradoras de motocicletas.

Publicidade

É sempre importante ver o que diferentes seguradoras têm a oferecer. Portanto, faça uma pesquisa para cotações de seguro de motos baratas. Existem diversas seguradoras, e elas podem variar muito no preço de acordo com seu perfil e até sua região.

Publicidade

Nem sempre é melhor renovar com as mesmas seguradoras, pois a fidelidade nem sempre compensa. No entanto, acumular um desconto sem sinistros a partir do momento em que você passa no CBT pode fazer uma diferença significativa na sua cotação de seguro. Não usar seu seguro será recompensado com um prêmio muito baixo e você pode esperar descontos de 20% ou mais por apenas um ano sem uso! Fique atento para outras ofertas, no entanto.

É importante notar que, muitas vezes, os novos condutores ficam surpresos ao descobrir que o fato de seu carro dirigir sem sinistro não significará nada ao fazer uma apólice de seguro para motocicletas. Você deve ter isso em mente ao procurar o seguro da sua motocicleta.

Com isso em mente, pode valer a pena considerar pagar pelos danos você mesmo, e não por meio de seguro, se houver apenas um incidente menor. Não vale a pena perder o seu desconto sem reclamações se for um reparo barato. Pagar do seu próprio bolso pode significar que você recuperará o dinheiro da poupança quando se trata de renovação do seguro.

Não pague mensalidade de seguro de moto

Pode ser tentador pagar seu seguro em um plano de pagamento mensal, pois não é tão assustador. Nem todos podemos pagar pelo ano adiantado, no entanto, se você puder fazer um orçamento e economizar para pagar anualmente, recomendamos fortemente. As seguradoras costumam cobrar juros a uma taxa inflacionada se você decidir pagar mensalmente. Isso significa que, no final do ano, você terá pago muito mais do que se tivesse pago a quantia total à vista no início.

Andar sozinho de moto faz uma grande diferença

Isso vai depender de como você deseja usar sua motocicleta. No entanto, se você está planejando usar apenas uma motocicleta para ir e voltar do trabalho, andar sozinho reduzirá substancialmente o seu prêmio de seguro. Ao concordar com sua seguradora em não aceitar um passageiro, as seguradoras podem concordar em reduzir sua cotação em até 10%.

Publicidade

Publicidade

Pague apenas o que for necessário do seguro de moto

Em primeiro lugar, certifique-se de verificar o que está coberto nos extras opcionais ao escolher um orçamento. Um seguro totalmente abrangente para motocicletas cobrirá tudo que você possa imaginar, mas é realmente necessário? Se você puder proteger bem sua motocicleta e tiver uma garagem para armazená-la, talvez não precise de tanta cobertura. Não pague mais do que você precisa, preste muita atenção ao que está incluído em seu pacote e como todos os itens são essenciais.

Verifique sua quilometragem antes do seguro de moto

Eu certamente não gostaria de dizer que você nunca deveria andar menos. Pilotar é a melhor maneira de relaxar depois de um longo dia pode ser o seu hobby e paixão. No entanto, fique de olho em quantos quilômetros você está fazendo ao longo do ano. É um cálculo simples para as seguradoras: quanto menos quilômetros você fizer na estrada, mais barato será o seu seguro. É melhor se você não usar sua motocicleta ou scooter para comprar um pacote de chicletes na loja local. Se você puder reduzir os quilômetros inúteis que você acumula, isso ajudará consideravelmente. Assim que chegar a sua renovação, certifique-se de dizer às suas seguradoras quantos quilômetros você está acumulando, eles podem recompensá-lo por isso.

Você já fez seguro da sua moto? Como foi a pesquisa?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário