Muitas pessoas adquirem um cartão de crédito para viagens internacionais por causa dos seguros que eles garantem “de graça”. Existem alguns emissores de cartões de crédito que tem contratos de seguro de viagem bastante extensos. Mas nem todos tem seguros tão bons assim, e os benefícios variam amplamente entre os emissores de cartões de crédito

Seguro de viagem de cartão de crédito: entendendo os básicos

Você já teve um laptop ou smartphone roubado ou que desapareceu durante uma viagem, ou talvez no avião? Dependendo dos cartões que você usou para pagar sua viagem, e o cartão com o qual você comprou a passagem, o seguro de viagem livre pode ter compensar pelo menos parte de sua perda.

Sua esposa, filho, ou companheiro de viagem adoeceu logo antes de partir para uma viagem e você tem que cancelar? A companhia aérea perdeu suas malas, e só oferece um insignificante valor de compensação? Você pode estar coberto pelo seguro do cartão e nem mesmo saber disso. É o seguro de viagem que você provavelmente não sabia que pode ter em um cartão de crédito de viagens.

Naturalmente, os detalhes dessa cobertura estarão no contrato do cartão de crédito, ou online, no site do cartão. Existem cartões com mais seguros e outros com menos, mas todos provavelmente vão passar pelas coberturas que descreveremos. Vale lembrar: nem todos os cartões de crédito que tem seguros de viagem oferecem todos os seguros aqui descritos. Portanto, verifique antes de fazer sua viagem, pois você pode precisar de um seguro com cobertura maior.

Seguro para viagens de cartão de crédito

Durante uma viagem, você pode garantir parte de seus riscos com com um seguro de viagem. (Foto: Know Risk)

Seguro viagem de cartão de crédito: atraso ou interrupção da viagem

Seu voo é interrompido ou atrasado após a partida devido a um motivo que está dentro da cobertura do cartão de crédito. Os motivos geralmente cobertos são:

  • Doença
  • Ferimentos
  • Greves
  • Falha de equipamento ou problemas com o clima

É preciso dizer que nenhum cartão abrange todas as causas possíveis de um atraso. Se não estiver nas “razões cobertas” (por exemplo, uma tripulação aparecendo atrasada para o seu voo ou atrasos com o controle do tráfego aéreo), o seguro não irá cobrir o atraso.

Seguro para cancelamento de viagem

Você, um companheiro de viagem ou um familiar imediato (as definições de “imediato” variam entre cada emissora do cartão, podendo ser apenas filhos e cônjuges e indo até primos e tios, em alguns casos) ficam doentes ou machucados antes da partida e você precisa cancelar seus planos. Por exemplo, seu filho quebra o braço no basquete uma semana antes da viagem e você tem milhares de reais já gastos em custos não reembolsáveis. Com essa cobertura do seguro do cartão de crédito, você pode ter um cartão que cubra todos os custos ou que, pelo menos, cubra parte deles. Mas em todos os casos, doenças pré-existentes não são cobertas e você terá de arcar com o prejuízo.

Seguro para bagagem perdida ou extraviada

A companhia aérea perde a sua bagagem despachada, alguém rouba algo da sua bagagem de mão no voo, ou a sua bagagem é extraviada, atrasando a chegada no destino. Cada cartão define critérios diferentes quanto o atraso ou extravio: para alguns cartões o limite é de apenas quatro horas, para outros pode ser de 12 horas. E em quase todos os casos, a cobertura de bagagem perdida estará como um extra ao valor que você coletar da companhia aérea. Em alguns casos, o valor só virá como um complemento ao que a companhia aérea vai te compensar. E ainda há o fator de que o seguro não vai cobrir o valor integral da sua bagagem, tendo limitações para o valor de joias, celulares, tablets, e notebooks.

Seguro de viagem Schengen do cartão de crédito

Um seguro obrigatório para a viagem aos países europeus, cobrindo, pelo menos, um valor mínimo de despesas médicas e custos para repatriação do indivíduo. Alguns dos Seguros de Schengen oferecidos pelas operadoras de cartão de crédito são mais abrangentes, tais como os que oferecem um atendimento médico 24 horas por telefone. É o seguro oferecido por todos os cartões Platinum, e geralmente o único com o qual as pessoas se preocupam em verificar a cobertura.

Prazo para acionar o seguro de viagem do cartão de crédito

Os cartões variam no prazo para fazer acionar o seguro. Em alguns casos, se você teve uma perda recente mas não sabia que tinha cobertura, ainda pode ter tempo para apresentar uma reclamação retroativa ao seu emissor de cartão de crédito, com alguns seguros podendo ter um prazo de até um ano. No entanto, alguns cartões exigem que você pague o custo total da sua viagem no cartão para se qualificar para a cobertura, enquanto outros se contentam com apenas uma parte da viagem. Alguns cartões só cobrem viagens com passagens de ida e volta, e não viagens só de ida/volta. Alguns cartões cobrem viagens de até 30 dias, outros podem cobrir até 60.

Seguro do cartão para viagem é bom?

A cobertura “gratuita” nunca será tão extensa como uma política que você compra separadamente de uma empresa como Travel Guard ou Access America, mas tampouco é algo a ser ignorado, e se você teve uma perda recente, você ainda pode ser capaz de apresentar uma reclamação retroativamente. Até mesmo o seguro de Schengen sai mais completo quando contratado à parte, sem ser o do cartão de crédito.

Como acionar os seguros de viagem de um cartão de crédito?

Sempre que você tiver que acionar o seguro de viagem que seu cartão ofereça, basta entrar em contato com a central de atendimento do cartão de crédito. O número está na parte traseira do cartão de crédito, sendo um telefone de contato nacional e um internacional, pelo menos.

Vale lembrar que antes de fazer o acionamento do seguro, é extremamente importante reunir todos os recibos, gastos, e comprovantes de extravio e perda na viagem, para poder requerer os benefícios. E entenda bem a cobertura para não ir lá e sair de mãos abanando. Sempre leia o contrato do seu cartão de crédito e do seguro antes de viajar, para não ser pego de surpresa.

Você está coberto pelo seguro de viagens do seu cartão?

Ao pesquisar por um cartão de crédito com um bom seguro de viagem, você deve encontrar alguns com seguros extensos e outros com alguns não tão bons assim, embora as taxas anuais tendam a ser semelhantes. Compare as coberturas com a anuidade do cartão para você decidir se vale a pena. Afinal, se você não viaja muito, nada contra comprar o seguro só quando você precisar. E se você estiver comparando cartões e ainda estiver com dúvidas, nosso espaço de comentários está sempre aberto para que possamos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)