Um cartão de crédito pode ser bem parecido com uma serra elétrica: é uma ferramenta muito útil, mas é capaz causar danos terríveis se usados ​​de forma inadequada. Para evitar uma das armadilhas dos cartões de crédito, que é a anuidade alta, ou as armadilhas dos cartões de crédito sem anuidade (e juros altíssimos), a melhor opção é conseguir um cartão de crédito de anuidade baixa, seguindo nosso passo a passo detalhado para obter o seu.

Anuidade do cartão de crédito e hábitos de consumo

Como você pretende usar o cartão? Você é o tipo de pessoa que vai pagar o cartão todos os meses ou vai parcelar parte da fatura todos os meses? Você vai usá-lo para pagar tudo o que compra ou apenas para emergências?

Se você pretende pagar a fatura mensal por completo todos os meses, a taxa de juros não é importante. Até mesmo os cartões de crédito sem anuidade podem ser uma boa opção, porque mesmo com juros maiores, você não vai precisar usá-los.

Se você estiver procurando um cartão que pretende parcelar uma ou outra vez, você quer a menor taxa de juros possível no crédito rotativo do cartão.

Se você vai usar seu cartão de crédito para a  maioria das coisas que você comprar, procure um cartão com um limite de crédito generoso e um programa de recompensa de qualidade.

Se ele será usado apenas para emergências, um cartão com anuidade baixa ou sem anuidade pode te atender, desde que os juros não sejam demasiadamente altos.

Cartões com anuidade menor para usar

Ao pesquisar um cartão de crédito com anuidade baixa, verifique todos os custos do cartão antes de assinar o contrato, para garantir que ele é realmente um cartão barato. (Foto: www.mbna.co.uk)

Taxas de juros de cartão de crédito com anuidade baixa

Ao procurar por um cartão de crédito, muitas pessoas deixam de lado a questão dos juros do cartão, o que é um perigo. É um perigo porque você, em algum momento depois de obter o cartão, poderá precisar de parcelas a fatura. Os juros dos cartões de crédito já são altos, e se você não pesquisar e comparar os cartões antes de assinar o contrato, pode estar correndo riscos desnecessários.

Geralmente, quanto menor a anuidade, maiores serão os juros. Mas com a grande concorrência entre empresas de cartão de crédito nos últimos anos, os juros tem baixado consideravelmente. Compare bastante.

Limite de cartão com anuidade baixa

Este é a quantidade de dinheiro que o emissor do cartão de crédito está disposto a emprestar, mensalmente. Dependendo da sua comprovação de renda, pode ser qualquer valor entre centenas de reais até cartões sem limite. Mas você não quer uma situação em que você fique sempre perto de estourar o limite de seu cartão de crédito.

Os melhores cartões tem de ter um limite de até, no máximo 40% da sua renda. É recomendável um máximo de 30% se você não tiver disciplina financeira. Cartões com anuidades mais baixas, geralmente, tem limites mais baixos. Tente negociar um limite dentro dessas porcentagens que sugerimos, pois dá até pra pedir uma taxa de juros menor com esses limites menores.

Taxas, tarifas, e multas de cartões com anuidade baixa

As tarifas mais comuns cobradas por cartões de crédito incluem taxas por saques, avaliação emergencial de crédito, multas, e juros de mora. Pelo menos uma dessas você vai ter que pagar uma vez, e quanto menores essas taxas forem, melhor para você. Fique longe de cartões com taxas altas, mesmo quando eles forem cartões de anuidade baixa: os custos simplesmente não valem a pena.

As dicas abaixo para ter um cartão sem anuidade funcionam muito bem para ter um cartão com anuidade mais baixa.

Incentivos e programas de relacionamento de cartões com anuidade baixa

Muitos emissores de cartões oferecem programas de recompensa para os seus clientes para induzi-los a utilizar o cartão. Supondo que você vá fazer as compras de qualquer jeito, e o emissor do cartão não cobra extra para o programa de recompensas, pode ser um benefício agradável.

Procure por um programa que oferece cashback ou milhas aéreas, e as recompensas que você realmente vai usar. Cuidado com as restrições de transferências de pontos também: muitas vezes, você não gasta o suficiente para poder usar ou transferir os pontos para o programa de relacionamento de sua preferência.

Com essas informações em mãos, é só procurar as empresas emissoras de cartão de crédito e comparar as ofertas. Vai demorar um pouco as visitas nos diferentes bancos e instituições financeiras, mas esse tempo investido vai te ajudar a poupar um bom dinheiro no médio e longo prazo.

Você encontrou um bom cartão com anuidade baixa? Como você fez para encontrar esse cartão? Como foi sua pesquisa? Compartilhe nos comentários!

2 comentários para “Cartões de crédito com anuidade baixa! Como escolher?”

  1. Alíria

    Gostei muito ajudou bastante,,

    Responder
  2. Alíria Lúcia Quitério

    Muito bom

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)