Muitos bancos e instituições financeiras de hoje oferecem os tokens de segurança para seus clientes. Essa ferramenta ajuda a garantir uma maior tranquilidade principalmente ao realizar transações online no internet banking ou nos apps para tablets e smartphones. Entender o que é o token e como conseguir o seu vai te ajudar a ter uma experiência online muito melhor com sua instituição financeira.

Como funciona o token do banco?

O token de segurança é simples de usar. Ele pode assumir duas formas: como um aplicativo no seu aparelho smartphone ou como um dispositivo independente.

No token físico, você recebe um dispositivo um pouco menor do que um cartão de crédito. Mantendo pressionado o botão que o aparelho possui, aparecerá um código de segurança aleatório de 6 dígitos. O código funciona com seu nome de usuário e senha sempre que você faz logon no site ou no app do seu banco. Juntos, a senha e o código de segurança fornecem medidas adicionais contra o acesso não autorizado às informações da sua conta online. O Security Token complementa as tecnologias de segurança existentes e pode ser solicitado para confirmar transações.

Já o token através de app funciona da mesma forma, fornecendo uma senha ou código para digitar e confirmar transações. A diferença aqui é que você pode ter que usar uma imagem na tela para confirmar sua identidade ou receber um código por SMS para ativar o token. Mas o princípio de uso continua o mesmo.

Como obter o token do seu banco?

Nem todos os bancos e instituições financeiras usam tokens como ferramenta de segurança  Para obter o token de segurança do seu banco ou instituição financeira, você deve conversar com um gerente ou na central de atendimento para solicitar seu token. Após solicitá-lo, você poderá baixar o aplicativo do token e seguir às instruções na tela ou esperar que o token físico chegue em sua residência.

Como o token de segurança funciona? Como cadastrar o token?

Para fornecer proteção adicional contra o acesso não autorizado de suas informações de conta online, você gera um código aleatório de seis dígitos no token de segurança. Depois de inserir seu nome de usuário e senha, o código de seis dígitos é verificado em um servidor seguro.

Para começar a usar o seu token de segurança, você precisa concluir o processo de ativação única, usando seu nome de usuário atual, sua senha e o próprio token.

Entre no endereço online do seu internet banking e acesse normalmente. Selecione o link para “Ativar” o Token de Segurança no site do seu internet banking.

Digite seu nome de usuário e senha. Se você ainda não tem, pode ser necessário ir até seu gerente para criar o número de usuário e senha.

Digite o número de série localizado na parte de trás do token de segurança

Clique em “Enviar” e “Confirmar” para concluir a ativação

No caso do aplicativo de token para smartphones, a ativação pode depender de você receber um código SMS ou ter de ir até um terminal de autoatendimento. No terminal, procure pela opção de “Segurança” e libere o seu aplicativo para uso. É fácil, rápido, e muito simples.

Funções do token

Um token de segurança é um meio para garantir que o acesso a sua conta do banco online seja mais segura. (Foto: YouTube)

Como faço para logar com o token após a ativação inicial?

No endereço online do seu banco ou instituição financeira, digite seu nome de usuário e senha. Quando for solicitado o código do token, segure o botão e um código aparecerá na tela. Digite esse código e clique em continuar. O mesmo processo pode ser necessário para confirmar transações online.

No app, pode aparecer um código QR (código que deve ser lido com a câmera do celular) ou alguma solicitação para digitar um código de ativação no seu app de token do smartphone. Siga às instruções na tela para conseguir seu código e logar na sua conta ou confirmar transações.

Eu sempre preciso do token de segurança para fazer logon?

Depois de ativar seu token de Segurança, você precisará usá-lo sempre para realizar transações no internet banking ou para fazer o login na sua conta. Se você perder seu token de Segurança ou perder seu aparelho celular, deverá entrar em contato com a Central de Atendimento da sua instituição financeira para saber quais passos deverá seguir.

Estou seguro com o token?

Sim. Métodos de criptografia de última geração para proteger dados confidenciais. O token simplesmente fornece uma camada adicional de segurança. Porém, é bom sempre lembrar de seguir os procedimentos básicos de segurança enquanto estiver usando o internet banking, tal como usar um antivírus, verificar se o site começa com “https” e tem um cadeado na barra de endereços para garantir a segurança, e mais.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudá-los a ativar e usar seu token do banco!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)