Diferentes tipos de transferências bancárias recebem diferentes nomes no mercado financeiro. Um desses tipos de transferências é a Transferência Eletrônica de Valores. Mas o que ela significa e como ela funciona? É o que vamos explicar em mais detalhes.

O que é TEV bancário?

TEV é a sigla para Transferência Eletrônica de Valores. Toda transferência entre contas bancárias do mesmo banco é uma TEV. Ela é diferente de uma transferência TED ou DOC por não ser uma transferência entre bancos diferentes.

Crédito TEV pode ser entre qualquer tipo de conta?

Sim. Você pode realizar uma transferência do tipo TEV entre contas corrente, contas poupança, e entre contas corrente e conta poupança, desde que sejam transações entre o mesmo banco. Então, se aparecer algum crédito TEV na sua conta, saiba que foi uma transferência feita por alguém que tem conta no mesmo banco que você.

Transferência TEV tem limite?

O limite varia pelo tipo de conta (de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica) e pelo seu perfil financeiro, isto é, sua movimentação normal de contas. É possível aumentar o baixar o limite conversando com seu gerente. O limite também varia de banco para banco, e pode ser consultado no menu do internet banking sobre limites, no menu do app do banco sobre limites, no caixa eletrônico ou pelo site do próprio banco.

Transferência TEV tem custo?

Não há qualquer custo em transferências entre contas da mesma instituição bancária, seja a transferência realizada para uma conta corrente, poupança, de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Se houver cobrança, você pode fazer reclamação no PROCON de sua cidade.

Definição de TEV

TEV é um dos tipos de transferência bancária que pode ser realizado entre contas de um mesmo banco. (Foto: Benefacil.net)

E se eu receber uma transferência TEV de um desconhecido?

Quando você recebe um depósito ou transferência de qualquer natureza dos quais não sabe a origem, é importante proceder para não utilizar esses valores até descobrir quem realizou a transferência ou depósito. Você não pode agir de má fé ou estará cometendo um crime. É importante perguntar a amigos, familiares e clientes sobre a transferência para descobrir a origem. Se não descobrir quem fez a transferência ou depósito, entre em contato com seu gerente para tentar descobrir a origem da transferência. Depois desses procedimentos, se a origem não for descoberta, é bom registrar um Boletim de Ocorrência para se proteger e evitar que se por acaso você usar o valor, ele não seja cobrado de você depois na justiça.

E quando eu precisar transferir para outros bancos?

Para transferir valores para contas corrente ou poupança de outros bancos e instituições financeiras é necessário usar transferências do tipo TED ou DOC. É importante saber que se essas transferências não estão inclusas no seu pacote de serviços, será cobrado um valor por elas. O valor geralmente está na tabela da sua instituição financeira, disponível no site do banco, mas não é muito caro.

Por que utilizar TEV?

Ao invés de sacar e depositar o dinheiro, correndo o risco de um assalto ou ter que gastar o tempo indo até o banco, é muito mais seguro e prático fazer uma TEV online ou pelo app do seu banco. É bem rápido, prático, e você sequer precisa sair de casa. Além disso, é muito mais fácil identificar sua transferência através de uma TEV do que por um depósito.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)