O que é TEV? Como fazer?
Diferentes tipos de transferências bancárias recebem diferentes nomes no mercado financeiro. Um desses tipos de transferências é a Transferência Eletrônica de Valores. Mas o que ela significa e como ela funciona? É o que vamos explicar em mais detalhes.
O que é TEV bancário?
TEV é a sigla para Transferência Eletrônica de Valores. Toda transferência entre contas bancárias do mesmo banco é uma TEV. Ela é diferente de uma transferência TED ou DOC por não ser uma transferência entre bancos diferentes.
Leia também
- Como passar dinheiro de uma conta para outra?
- Transferência internacional pelo Itaú e outros bancos, como funciona?
Transferência TEV tem limite?
O limite varia pelo tipo de conta (de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica) e pelo seu perfil financeiro, isto é, sua movimentação normal de contas. É possível aumentar o baixar o limite conversando com seu gerente. O limite também varia de banco para banco, e pode ser consultado no menu do internet banking sobre limites, no menu do app do banco sobre limites, no caixa eletrônico ou pelo site do próprio banco.
Transferência TEV tem custo?
Não há qualquer custo em transferências entre contas da mesma instituição bancária, seja a transferência realizada para uma conta corrente, poupança, de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Se houver cobrança, você pode fazer reclamação no PROCON de sua cidade.
E se eu receber uma transferência TEV de um desconhecido?
Quando você recebe um depósito ou transferência de qualquer natureza dos quais não sabe a origem, é importante proceder para não utilizar esses valores até descobrir quem realizou a transferência ou depósito. Você não pode agir de má fé ou estará cometendo um crime. É importante perguntar a amigos, familiares e clientes sobre a transferência para descobrir a origem. Se não descobrir quem fez a transferência ou depósito, entre em contato com seu gerente para tentar descobrir a origem da transferência. Depois desses procedimentos, se a origem não for descoberta, é bom registrar um Boletim de Ocorrência para se proteger e evitar que se por acaso você usar o valor, ele não seja cobrado de você depois na justiça.
E quando eu precisar transferir para outros bancos?
Para transferir valores para contas corrente ou poupança de outros bancos e instituições financeiras é necessário usar transferências do tipo TED ou DOC. É importante saber que se essas transferências não estão inclusas no seu pacote de serviços, será cobrado um valor por elas. O valor geralmente está na tabela da sua instituição financeira, disponível no site do banco, mas não é muito caro.
Por que utilizar TEV?
Ao invés de sacar e depositar o dinheiro, correndo o risco de um assalto ou ter que gastar o tempo indo até o banco, é muito mais seguro e prático fazer uma TEV online ou pelo app do seu banco. É bem rápido, prático, e você sequer precisa sair de casa. Além disso, é muito mais fácil identificar sua transferência através de uma TEV do que por um depósito.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Posso ter duas contas em bancos diferentes?
Como mudar de banco! Passo a passo de tudo que precisa ser feito!
TEC Depósito em dinheiro – Significado!
DOC hoje x DOC amanhã ! Qual a diferença e quando cai?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.