Você recebeu um depósito em sua conta e não sabe a origem. Você não se preocupa tanto e usa esse dinheiro, que chegou em uma boa hora. Até o momento em que, de repente, recebe uma mensagem de um advogado solicitando a devolução do dinheiro. Como isso aconteceu? Por que você tem que devolver o dinheiro? Como me proteger nesses casos? Vamos com calma pois para tudo há uma solução.

Eu posso gastar o dinheiro de depósitos de origem desconhecida?

Não. Se você não souber a origem do depósito, pode estar cometendo o crime de apropriação indébita, o artigo 168 do código penal, que se refere a “apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção”, mesmo que por acidente ou erro. Portanto, se você identificou um depósito desconhecido em sua conta, é importante começar a pesquisar as possíveis origens deste depósito.

Como investigar a origem do dinheiro?

Alguns passos devem ser respeitados para reconhecer a origem do dinheiro. Porém, antes de tudo, separe o dinheiro e não deixe que ninguém use tais recursos. Garanta sua proteção legal e a devolução total dos recursos por não usar qualquer quantia que seja desse depósito desconhecido. Após garantir a segurança destes recursos, você deve:

  • Conversar com familiares e amigos que possam ter feito o depósito sem avisar;
  • Conversar com clientes que estão devendo por serviços/produtos e não avisam sobre os depósitos;
  • Conversar com seu empregador sobre possíveis bônus e gratificações recebidas.

No caso de transferências bancárias, fica fácil identificar a origem dos depósitos a partir do CPF e CNPJ do depositante, presentes na identificação da transferência. Assim, você pode tentar encontrar o contato da empresa pela internet. No caso de transferência por CPF, CNPJ de empresa que você não obteve o contato ou depósito sem identificação, você deve:

  • Entrar em contato com seu gerente, deixando-o ciente do depósito sem origem clara;
  • Solicitar ao seu gerente que entre em contato com o responsável pela transferência ou depósito identificado, além de termo assinado reconhecendo que você procurou com ele descobrir a origem do dinheiro;
  • Registrar boletim de ocorrência policial sobre o caso;
  • Entrar em contato com um advogado, levando a documentação e o registro junto ao gerente que você desconhece a origem do dinheiro.

Em respeito à privacidade de seus clientes, um banco só pode fornecer dados pessoais de seus usuários quando há uma ordem judicial. Por isso, é também necessário entrar em contato com o advogado para garantir sua proteção total no caso, além das orientações extras necessárias para você se blindar contra possíveis problemas legais e/ou financeiros.

Dinheiro de origens desconhecidas

Seguindo nossas dicas você vai se proteger contra ações legais no caso de depósitos de origem desconhecida. (Foto: html.rincondelvago.com)

Por que investigar a origem do dinheiro?

Além de evitar receber um mandado judicial para devolver o dinheiro e ter gasto ele sem poder, você também pode estar buscando por sua segurança. Já estão se tornando populares casos em que ladrões e lavadores de dinheiro depositam quantias em diferentes contas para depois assaltarem os donos delas. Você pode ter a dor de cabeça de ser julgado como interceptador do dinheiro, criminoso ou ser alvo de um assalto. Sua omissão sobre os recursos é péssima nesse caso, que não deve ser tratado de forma leviana.

Considerações Finais

Na maior parte dos casos, o banco consegue identificar o depositante e devolver os recursos financeiros. Os erros geralmente ocorrem de dois lados, da pessoa/empresa que depositou/transferiu depositou os recursos em contas erradas e da pessoa que recebe os recursos sem avisar ninguém. Portanto, seja ético e confira a origem antes de sair gastando por aí um dinheiro que não é seu. Afinal, se fosse o seu dinheiro, você também iria buscar os recursos de volta, não é?

17 comentários para “Caiu um depósito na minha conta que não sei quem fez! O que posso fazer?”

  1. Ana Flavia

    Gostaria de identificar apenas a agência de origem do depósito, pois pela cidade sei qual cliente depositou. Mas pelo extrato da caixa não estou conseguindo.Os demais bancos consigo facilmente identificar. Como proceder?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Ana, ligue para seu gerente ou Central de Atendimento do seu banco para saber.

      Responder
  2. Walace

    Olá.
    Caiu um.dinheiro em conta, mas a conta estava devedora e consumiu o valor. Agora não tenho mais limite para devolução… O que fazer?
    Uma devolução em parcelas seria solução?.
    PS a pessoa quer a vista, claro.
    Tks

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Walace, entre em contato com seu gerente e explique a situação.

      Responder
  3. Carla

    Oi passei minhão número de minha conta para outra pessoa…fizeram o deposito mas os nomes n batem…o que fazer?

    Responder
  4. Estefania

    No meu caso o deposito veio de uma loterica, já tentei entrar em contato com a pessoa que eu acho que fez o depósito mas a pessoa não responde. Nesse caso da pra identificar a loterica?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Um pouco difícil, Estefania. Tente conversar com o gerente da sua conta, para te informar.

      Responder
  5. Carlos Roberto

    Caramba o tramite é complicado caiu um dinheiro na minha conta e de cara desconto uma divida minha agora não sei o que fazer vo ter que gastar com advogado?
    Uma coisa que eu nem errei já comuniquei ao banco eles disserão que não podem fazer nada porque o depositante não reclamou e abri um boletim de ocorrência.
    Pra ser desonesto é tão fácil pra ser honesto é uma burocracia que pais mais besta

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Você tem que conversar com seu gerente, em primeiro lugar. Depois dessa conversa é que tomará as providências cabíveis, Carlos.

      Responder
  6. Maerfson

    Caiu uma quantia na minha contãe não sei da origem. E como estava precisando muito fui e usei o dinheiro. O que devo fazer. E por final o banco entrou em contato CMG para que eu Foce lá.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Converse com seu gerente sempre antes de tomar qualquer atitude, Maerfson.

      Responder
  7. Leonardo Santos

    Olá!
    Uma pessoa ficou de fazer o deposito em minha conta, pois ela foi até a lotérica e fez.
    No entanto, ela fez em uma conta ERRADA, da mesma agência, só que como se trata de conta da Caixa Econômica Federal, por ter Agência, Operação e Conta, por exemplo: Operação 001 (Conta Corrente Pessoa Física), operação 003 (Conta Corrente Pessoa jurídica) e Operação 013 (Conta Poupança – PF-PJ).
    A minha conta é Operação 003, ela foi e fez em uma Conta Operação 013 e invertendo os Números e Digito da Conta. E é óbvio, saiu o recibo em nome de outra pessoa, na qual quando se faz um deposito na loterica, a atendente pede para você confirmar, você só vê o valor na maquininha, não vê o numero da Agencia, Operação Conta e Nome, sendo assim o valor estando certo, você aperta o verde confirmando.
    Pois Bem, envie um email para o banco imediatamente, com o comprovante de deposito em anexo, o banco me retornou o email dizendo que entrou em contato com a favorecida da conta errada, e que a mesma alega estar esperando depósitos em conta, que irá analisar se devolve ou não.
    A minha pergunta é:
    Estou com o comprovante em mãos, comuniquei o banco no mesmo dia e hora do fato (Agencia/Gerencia) por email, tive um retorno do banco que o mesmo identificou o deposito na conta dela, e aí? Se ela não devolver, posso fazer um BO no artigo 168 por Apropriação Indébita? Ela estará ou esta cometendo um crime ciente? O Banco é responsável caso ela gaste o dinheiro, por ter sido informado imediatamente, com horário de email pela comunicação, e caso ela sacou o dinheiro constara a data e horário na qual ela já tinha ciência do fato?
    Obrigado!

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Pode fazer o BO sim, se o dinheiro foi depositado erroneamente e a pessoa não quer devolver.

      Responder
  8. Ana

    Caiu um dlinheiro na minha conta… Avisei a central do banco que não reconheco o valor… Mas a minha conta esta em debito o que devo fazer… Não reconheço esse deposito… Não quero arcar com danos alheio quero que tirem da minha conta

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Converse com seu gerente, Ana.

      Responder
  9. Eduardo Lima

    Boa tarde.
    O banco lançou um credito de 6 mil reais em minha conta de forma errada, ai passaram alguns dias não sabia de onde veio e no extrato não aparecia nada só o valor disponivel para saque, estava com contas vencidas e acabei gastando o dinheiro, logo em seguida o banco lançou o estorno do valor e negativou a minha conta em 6 mil e esta me cobrando 17 por cento de adiantamento de depositante!
    O que devo fazer?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Olá Eduardo,

      Converse com seu gerente sobre a melhor forma de lidar com esta dívida.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)