O que é LIS?
O cheque especial é um recurso bem prático que os bancos e instituições financeiras podem oferecer aos seus clientes para evitar problemas com o saldo da conta. É como se fosse uma linha de crédito emergencial, especialmente desenvolvida para os momentos mais complicados do seu dia a dia financeiro. No Itaú, esse cheque especial tem até um nome: Limite Itaú para Saque, também conhecido como LIS. Mas o que é, exatamente, e como funciona o LIS?
Leia também
Como é calculado o LIS?
O Limite Itaú para Saque é uma linha de crédito. Como toda linha de crédito, é feita uma análise de risco de cada cliente para saber qual o limite com o qual ele poderá lidar. Com o LIS não é diferente. Mensalmente o banco faz o cálculo, que pode variar de acordo com a análise do seu risco, variando o limite de cheque especial disponível.
Quais as vantagens do LIS?
Como linha de crédito emergencial, apesar dos altos juros de todo tipo de cheque especial, o LIS tem algumas vantagens que podem ajudar quem precisa de um crédito emergencial.
Em primeiro lugar, você só pagará juros e demais encargos sobre operações financeiras proporcionalmente aos dias de uso do LIS, além de poder escolher a data de pagamento dos encargos. Por exemplo, suponha que você tenha usado o cheque especial por 11 dias. Você pagará encargos, como juros e IOF, proporcionais ao valor utilizado durante esses 11 dias apenas.
Outra vantagem do LIS é que ele permite seu uso por 10 dias sem a cobrança de juros pelo empréstimo. Mas os detalhes desse período de isenção merecem até um destaque especial.
10 dias sem juros no LIS: como funciona?
Os 10 dias sem juros no LIS são corridos ou alternados em dias úteis ou não durante um mês. Apesar da isenção de juros, caso você use o LIS no período haverá cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Se o décimo dia de uso do LIS cair em um feriado ou final de semana, os recursos para pagamento deverão estar disponíveis no dia útil anterior ao vencimento. Mas é melhor explicar com exemplos, não acham?
Digamos que você usou o seu limite do LIS por 5 dias de um mês. Estes 5 dias podem ser seguidos ou alternados durante o mês. No início do mês seguinte, você só terá que pagar o IOF proporcional ao valor que você pegou emprestado do LIS.
Agora digamos que você usou seu LIS por 11 dias durante o mês. Nesse caso, você pagará, em data acordada por você, os juros e o IOF proporcional a 11 dias. Os 10 dias sem juros passam a contar como dias corridos para a cobrança dos juros pelo Itaú. Se o 11 dia cair em um fim de semana ou feriado, você terá de disponibilizar o valor para o pagamento no dia útil anterior ao vencimento. Lembrando que esses dias podem ser corridos (seguidos) ou alternados.
Tem como aumentar meu LIS?
Clientes Itaú Uniclass e Itaú Personnalité tem um valor adicional disponível para o cheque especial LIS. Este valor varia de acordo com os investimentos que o cliente tem no banco, geralmente aumentando quanto mais investimentos você tiver no Itaú.
Seguro do cheque especial LIS
Se você quer garantir de não deixar obrigações financeiras para seus familiares, o LIS disponibiliza um seguro do cheque especial LIS que quitará o saldo devedor que você tiver no LIS em caso de morte ou invalidez por acidente. É uma precaução que pode evitar desastres financeiros na família. O seguro tem um limite de R$20 mil para quitar totalmente ou parcialmente o saldo devedor do LIS, sendo só cobrado a partir de usos superiores a R$50 do LIS. O seguro poderá ser acionado pelo Itaú 30 horas no telefone 4004 4828.
Parcelamento do cheque especial LIS
Se você não conseguir o dinheiro para o pagamento do LIS no prazo definido, é possível parcelar o saldo devedor com o Itaú. Dessa forma, você tem mais tempo para quitar seu cheque especial sem preocupações. Porém, recomendamos que você busque um empréstimo com uma taxa de juros menor para quitar sua dívida do cheque especial, que tem juros muito altos.
Ficou alguma dúvida sobre o LIS? Deixe nos comentários suas perguntas que iremos responder o quanto antes!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
O que é tarifa sobre cheque especial?
O banco pode cancelar ou reduzir meus limites sem avisar?
Simulador de financiamento de veículos Itaú
Limite do cartão e compras parceladas! Entenda com exemplos!
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.