Cheques bancários são cheques que os bancos emitem e garantem. Seu banco ou união de crédito imprime um documento com o nome do destinatário (ou beneficiário) e o valor, e o destinatário usa esse documento para coletar fundos do seu banco.

Quando comparados aos cheques pessoais, os cheques bancários são mais seguros para os vendedores porque os cheques não devem ser devolvidos. Mas cheques falsos ou sem fundos podem causar problemas sérios.

Aprenda a verificar os cheques para evitar problemas.

Por que usar cheques?

Apesar das alternativas mais modernas, os cheques bancários ainda são populares para pagamentos substanciais. Supondo que o cheque seja legítimo , os cheques bancários estão entre as formas mais seguras de receber o pagamento.

Os cheques bancários geralmente são necessários quando um vendedor precisa de pagamento e são relativamente baratos.

Nota promissória: os bancos e as cooperativas de crédito recebem dinheiro antes de imprimir um cheque. O banco remove dinheiro da conta do titular da conta ou exige dinheiro de quem solicita o cheque. Os bancos reservam esse dinheiro e, como resultado, podem garantir que o cheque seja liberado. Isso fornece segurança ao destinatário, que geralmente está vendendo alguma coisa. Com um cheque pessoal, por outro lado, um cheque só será liberado se os fundos estiverem disponíveis na conta do escritor do cheque quando o destinatário tentar depositar ou descontar o cheque.

Disponibilidade rápida: depois de depositar um cheque, o destinatário ou o vendedor pode usar os fundos quase imediatamente.

Isso tudo, é claro, se você tiver a garantia de que o cheque tem fundos.

Como obter um cheque?

Peça cheques bancários do seu banco ou cooperativa de crédito.

Solicitar o cheque: pergunte ao seu banco sobre os requisitos para solicitar um cheque. Você normalmente precisa de fundos disponíveis em sua conta ou precisa trazer dinheiro para o banco.

Pessoalmente: você pode entrar na maioria dos bancos físicos para obter um cheque emitido. Dentro de alguns minutos, você deve ter um cheque em mãos e pode pagar o destinatário imediatamente.

Online: alguns bancos, principalmente bancos online, permitem solicitar cheques bancários online. O banco pode enviar apenas cheques para o seu endereço de correspondência verificado. Portanto, é necessário aguardar o cheque e encaminhá-lo ao beneficiário final.

Verificação de cheque

Aprenda a verificar um cheque para evitar problemas na hora de realizar o depósito ou saque. (Foto: Bankrate.com)

Como preencher um cheque?

Esteja preparado: seu banco precisa de vários detalhes para emitir um cheque.

Valor do cheque: você precisa informar ao banco exatamente quanto custa o cheque. Esse valor está escrito no cheque e não pode ser alterado.

Beneficiário: forneça o nome do beneficiário (a pessoa ou empresa em que o cheque deve ser pago).

Outros detalhes: você pode adicionar um “memorando” ou notas na verificação. Por exemplo, você pode incluir sua conta ou um número de referência, ou cruzar o cheque para que ele seja pago apenas ao beneficiário do cheque.

Identificação: se você visitar uma agência bancária pessoalmente, traga uma identificação válida (carteira de motorista, passaporte ou outro documento de identidade emitido pelo governo).

Se você estiver efetuando o pagamento com sua conta, o banco removerá fundos imediatamente quando o cheque for descontado. Mais uma vez, um cheque é uma forma de nota promissória; portanto, seu dinheiro deve estar na conta do banco até que o cheque seja descontado ou depositado.

Os cheques bancários são seguros? Como consultar cheque de graça?

Quando são documentos legítimos emitidos por um banco ou cooperativa de crédito, os cheques bancários são relativamente seguros. Tradicionalmente, os vendedores veem esses cheques com desconfiança porque a conta bancária de quem emite o cheque precisa ter recursos para o cheque poder ser descontado.

Por isso, é importante consultar o nome da pessoa que está emitindo o cheque para poder aceitar o pagamento com mais segurança.

Para essa consulta, é preciso do CPF do indivíduo. Assim, uma consulta pode ser feita diretamente no site de instituições de análise de crédito e risco para a consulta do nome sujo.

Quando é uma consulta isolada, ela geralmente pode ser feita gratuitamente. Agora, mais de uma consulta, é interessante ter a assinatura dos serviços das instituições de análise de crédito.

Recomendamos muito que você faça verificação de endereço, telefone, email, entre outros, antes de começar a aceitar cheques, pois o risco deles serem sem fundos é grande.

Usos comuns para cheques bancários

Por causa de sua relativa segurança, os cheques bancários são normalmente usados ​​para transações e pagamentos de alto valor entre pessoas ou empresas que já tem alguma relação. Em vez de esperar que seu comprador tenha fundos disponíveis em sua conta corrente, o cheque pode ser emitido pré-datado para garantir um pagamento futuro.

Ficou alguma dúvida sobre a consulta de cheques? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder o quanto antes!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)