Tanto para o empresário quanto para o consumidor é importante consultar cheques para evitar que eles sejam devolvidos ou estejam sem fundos. Mas como fazer essa consulta de cheques para evitar tais problemas? Existem algumas maneiras disponíveis para consultas de cheques tanto online quanto de forma presencial, e vamos mostra as maneiras mais práticas e rápidas de consultar cheque abaixo.

Como fazer consultas de cheque?

Em atendimento ao artigo 9º da Resolução n.º 3972, divulgada pelo Banco Central do Brasil, foi criado pela FEBRABAN o Cheque Legal. Este é um portal que permite a consulta da situação física de um cheque para qualquer pessoa física ou empresa. Neste portal, é possível consultar cheques grátis e assim saber se um cheque foi sustado, devolvido ou está com algum impedimento legal.

Para verificar a condição legal de um cheque, você precisará primeiro acessar o site do Cheque Legal. No site, você deve preencher:

Número do CPF ou CNPJ do emissor do cheque

Código CMC7 no rodapé do cheque

Número do CPF ou CNPJ de quem está consultando o cheque.

Após digitados os dados, o sistema irá informar a situação física do cheque, que pode ser:

Bloqueado

Furtado/Roubado

Sustado ou Revogado (ainda que em caráter provisório)

Bloqueado pelo banco (correntista não recebeu ou talão e/ou ainda não desbloqueou)

Cancelado

Extraviado ou Destruído

Ainda não é objeto de bloqueio judicial (de conta corrente encerrada).

Além dessas possibilidades, o cheque pode também não ter qualquer impedimento, o que garante uma procedência legal do cheque.

Necessidade de verificar cheques

Ao verificar a procedência do cheque em diversas fontes de informações, você estará se protegendo de possíveis fraudes e prejuízos financeiros. (Foto: mundohoje.com.br)

O que esta consulta cheques grátis informa?

O site Cheque Legal irá informar apenas a situação física do cheque. Não serão verificadas e nem informadas quaisquer validações referentes a fundos, saldo em conta corrente ou análise de crédito do emissor. No ato da consulta, o sistema vai informar APENAS a situação física do cheque até a data/hora de atualização informada pelo banco emissor do cheque.

As informações possíveis para o Cheque Legal na consulta serão dadas da seguinte forma:

Quando o cheque não possui ocorrências, até a data/hora de atualização informada pelo banco emissor do cheque

Cheque não possui ocorrências até a data/hora de atualização informada pelo banco emissor do cheque, pois não está sustado ou revogado ainda que em caráter provisório, cancelado, não foi roubado/furtado ou extraviado e não é de uma conta corrente encerrada, podendo haver alteração na situação do cheque, após a data/hora informada pelo banco emissor. Este sistema não verifica a existência de fundos na conta corrente do emitente do cheque consultado. Cheque sem ocorrências no que se refere ao artigo 9º da Resolução nº 3.972, divulgada pelo Banco Central do Brasil.

Quando o cheque possui alguma ocorrência, até a data/hora de atualização informada pelo banco emissor do cheque, poderão ser identificadas uma ou mais ocorrências

Cheque sustado ou revogado;

Cheque objeto de sustação ou revogação em caráter provisório não expirada e ainda não confirmada;

Cheque enviado ao domicílio do correntista cujo desbloqueio não tenha sido realizado;

Cheque cancelado pela instituição financeira sacada;

Cheque referente à conta corrente objeto de bloqueio judicial total;

Cheque furtado/roubado, extraviado ou destruído durante o processo de compensação;

Cheque referente à conta corrente mantida em cooperativa de crédito cujo contrato com a instituição financeira prestadora do serviço de compensação esteja encerrado, ocorrência a ser registrada pela cooperativa de crédito;

Cheque referente à conta corrente encerrada;

Cheque com outras ocorrências.

Vale lembrar que consultas de cheque estão disponíveis diariamente das 04:00 às 24:00 no site.

Outras opções para consulta de cheques

A Serasa Experian, uma empresa responsável pela análise de risco, disponibiliza o serviço Achei Recheque em seu site. A partir de R$2,22, você poderá consultar um relatório atualizado sobre o documento pesquisado, além de dados básicos do cadastro do consumidor pessoa física ou jurídica, com informações sobre:

  • Cheques roubados, sustados, cancelados ou extraviados;
  • Quantidade de consultas relativas a cada CPF ou CNPJ indicado;
  • Cheques sem fundos cadastrados pelo varejo;
  • Informações cadastrais do emitente de cheques sem fundos;
  • Nome do titular do CPF e situação do documento;
  • Razão social do CNPJ e situação do documento;
  • Endereço e telefone relativos ao documento consultado.

Este serviço também irá disponibilizar a relação de documentos roubados ou extraviados que foram registrados na Serasa Experian pelo próprio consumidor. É possível consultar a ocorrência, a data, o tipo de documento e os telefones de contato do consumidor que cadastrou a informação.

Alguns bancos também disponibilizam a consulta para cheques emitidos compensados e devolvidos, seja você pessoa física ou pessoa jurídica. Essa é uma consulta de  cheques grátis que pode ser feita pelo Internet Banking se seu banco. Quando prestado nas agências, este serviço está sujeito à cobrança da tarifaa de ” Cópia de Imagem de Cheque”. Consulte a Tabela de Serviços vigente. No internet banking, o serviço é gratuito.

Ficou alguma dúvida sobre a consulta de cheques? Se ficou, não deixe de perguntar nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)