O que fazer se eu não receber minha restituição do imposto de renda?
Estamos chegando ao fim do ano e também aos últimos lotes de restituições do Imposto de Renda. Se você ainda não recebeu sua restituição ou sequer sabe se tem direito a ela, algumas providências tem que ser tomadas para garantir esse dinheirinho no seu bolso no fim de ano.
Como acompanhar minha restituição do IRPF?
Através do site da Receita Federal, sendo necessário apenas seu número de CPF, você pode acompanhar e consultar sua restituição ao imposto de renda. Você também pode ligar para o Receitafone no número 146 para mais informações, caso não consiga acessar o site.
No momento em que você fez sua declaração do Imposto de Renda, você já recebe também o valor ao qual tem direito na restituição, caso tenha direito, ou o valor que ainda deve a Receita Federal. O valor de restituição está no campo “Imposto a Restituir” da primeira folha da declaração. Caso você deva algum imposto, o valor devido virá no campo “Imposto Devido”. No campo “Saldo do Imposto a Pagar” virá a diferença a ser paga pelo contribuinte caso a diferença entre o imposto devido e o imposto a restituir não paguem todos os valores.
Minha restituição não caiu ainda. Posso ter caído na malha fina?
Há esta possibilidade, mas não é necessário desespero. Na consulta via internet no portal e-CAC, o contribuinte pode saber se há pendências em sua declaração e se ele caiu na malha fina. A partir deste acompanhamento, o contribuinte pode retificar sua declaração e com esta correção, ter acesso o quanto antes à sua restituição. O contribuinte também pode descobrir se as cotas do IR estão sendo quitadas normalmente, pode pedir, alterar ou cancelar o pagamento das quotas por débito automático, identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, saber em qual conta a restituição será depositada entre muitos outros serviços.
O que fazer se eu não receber minha restituição do imposto de renda?
Conferidas todas as informações e dados acima, é de suma importância que o contribuinte saibam o andamento de sua declaração no site,, que pode ser:
Em processamento:declaração foi recebida, encontra-se na base de dados da Receita Federal, mas o processamento não foi concluído. Caso o contribuinte esteja aguardando por uma restituição, terá que esperar até o próximo lote. Se houver alguma pendência, será informada;
Processada: declaração foi recebida e o processamento encerrado com sucesso;
Em análise:declaração entregue foi processada e segue em análise por duas razões: a Receita Federal está aguardando o contribuinte apresentar documentos solicitados via intimação ou o processo de análise de documentos entregues pelo contribuinte ainda não foi concluído;
Retificada: declaração original foi substituída integralmente por uma declaração retificadora apresentada pelo contribuinte;
Cancelada:indica que a declaração foi cancelada por interesse da administração tributária ou pelo próprio contribuinte;
Tratamento manual:o formulário está em análise pela Receita e o contribuinte deve aguardar contato.
Sabendo estas informações, mas mesmo assim, não entendendo os motivos de sua restituição não ter caído na sua conta, você pode ter incluído alguns dados errados em sua declaração. Neste caso, você cairá na malha fina. Outra situação também plausível é de que algum documento gerou dúvida em sua declaração, sem haver quaisquer erros.
No primeiro caso relatado, o contribuinte deve, providenciar a retificação do documento enviando um novo formulário com os dados corrigidos. Este procedimento pode ser realizado usando a retificação online ou utilizando o próprio programa da declaração. Caso prefira, pode optar por contratar os serviços de um contador para eventuais correções. No segundo caso, o documento foi preenchido corretamente mas foi retido na malha fina, basta aguardar o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Receita Federal ou agendar atendimento para a entrega da documentação comprobatória das informações declaradas.
Outra possibilidade é que simplesmente seu lote de restituição ainda não chegou. Neste caso, resta aguardar pelo seu lote e continuar acompanhando pelo site da Receita Federal.
Deixamos alguma dúvida? Deixamos de abordar alguma importante situação de não restituição do Imposto de Renda? O espaço de comentários abaixo está aberto a vocês para participação.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Imposto de renda, quem deve declarar?
Aplicativos para declaração do seu imposto de renda
Como saber quanto vou pagar de imposto de renda?
Imposto de renda: como aproveitar as deduções fiscais para aumentar sua restituição
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.
38 comentários para: “O que fazer se eu não receber minha restituição do imposto de renda?”
Rogerio
Olá
Minha declaração está em processamento, porém enviei em Março e até o momento não recebi a rsestituição, coo posso fazer prasaber se exste alguma pendencia? Ou devo aguardar? Seria mehor enviar uma retificadora?
Obrigado
Equipe Crédito ou Débito
Rogério, você deve acompanhar o calendário de consulta e restituição aos lotes do Imposto de Renda pelo site da Receita Federal.
Vanessa
Bom dia. Minha restituição consta como creditada, mas não recebi, o que fazer?
Já entrei em contato com o 146 e com o BB e nenhum resultado positivo.
Joana
O IR estava liberado no site para receber nesse lote, porém não caiu na conta, o que pode ter acontecido?
Equipe Crédito ou Débito
Verifique na sua declaração do Imposto de renda qual conta você cadastrou para receber a restituição do imposto de renda.
Renata
Minha restituição esta creditada na conta do meu esposo, só que não pode ser em conta de terceiros e agora como recebo essa restituição?
Equipe Crédito ou Débito
Renata, vá até a agência de seu esposo ou entre em contato com a Receita Federal de sua cidade para poder modificar os dados.
Lais
Olá, minha declaração ainda está “em processamento” e revendo os itens declarados encontrei erro em um dado que preenchi, posso retificá-la mesmo estando nesse status “em processamento”? Ou é melhor aguardar?
Obrigada
Equipe Crédito ou Débito
Lais, nesses casos é ideal ir a uma unidade da Receita em sua cidade ou entrar em contato com um contador para te ajudar na retificação
Maurício Silva
Olá! Fiz a minha declaração mais a conta bancar que cadastrei foi cancelada pelo banco antes do pagamento da restituição o que fazer agora pra pegar meu dinheiro?
Robson
Boa noite, estou sem receber a restituição desde 2010, quando entro no sistema aparece em analise, eu posso entrar com alguma medida judicial, Desde já agradeço
Equipe Crédito ou Débito
Visite um posto de atendimento da Receita Federal em sua cidade ou região para esclarecer suas dúvidas e obter a restituição.
Marcelo
…retifiquei minha declaração no mesmo ano que a declarei…recebo a restituição no mesmo ano ou só so ano seguinte.
Equipe Crédito ou Débito
Marque uma visita a uma unidade de atendimento da Receita Federal da sua região.
Sandra Maria das Graças Gomes E Souza
Já estamos em 2015e até hj não mha restituição de 2014
O que posso fazer?
Equipe Crédito ou Débito
Entre em contato com um contador ou vá a uma unidade de atendimento da Receita Federal para saber como proceder.
Cintia
Bom dia! Enviei minha declaração em março junto com meu marido. A restituição dele saiu em agosto, a minha ate agora consta como em processamento. O que pode estar acontecendo? Olhei no extrato e CAC e não consta aviso de malha fina. Por ela ser de valor mais alto, pode ficar para o final? Ou o que vale é sempre a data de entrega?
Equipe Crédito ou Débito
Entre em contato com um contador ou vá a um posto de atendimento da Receita Federal.
Andrey
Aqui diz: Sua declaração está na base de dados da Receita Federal.
O que significa?
Equipe Crédito ou Débito
Que a Receita Federal está com sua declaração, mas ainda está sob análise pelos técnicos, ou não entrou na malha fina.
Ieda Maria Vilanova Alves
Consultei meu CPF e está escrito que foi enviada para credito no banco apartir do dia 15.10.2015, quero saber se quer dizer que estara em minha conta
Equipe Crédito ou Débito
Verifique diretamente com a receita federal ou no extrato do seu banco.
Adriano Cezario Diniz
Bom dia, eu declarei pela primeira vez o IR sob meu salário de 2014, acima de R$26, 8…eu tenho direito a restituição em 2015? Obrigado Pela Atenção.
Equipe Crédito ou Débito
Adriano, converse com um contador ou verifique no site da receita federal. Nosso artigohttps://www.creditooudebito.com.br/que-restituicao-imposto-renda-como-funciona/ pode te dar mais informações sobre isso.
Ricardo Alexandre Vilain da Silva
Bom dia minha restituição esta creditada mais não ah! Dinheiro algum em minha conta! E agóra?
Equipe Crédito ou Débito
Vá a um posto de atendimento da Receita Federal em sua cidade.
Jorge
Minha restituição referente 2014 não foi liberada já consultei o extrato e não há pendencia. Fui a agencia da receita. E não me deram muita informação falaram que da minha parte esta tudo liberado que talvez pode haver pendencia com a fonte pagadora. O que devo fazer? Sabendo que a 2015 esta na mesmo situação. O que acontecerá se virar o ano e eu ficar com 2 declarações na base de dados?
Dese já agradeço
Equipe Crédito ou Débito
Jorge, só com a Receita Federal mesmo. Verifique também na sua declaração se os dados da conta para crédito estão corretos.
Rosana
Não recebi a minha restituição do ano passado, o que pode ter acontecido, já conferi tudo, é igual a do ano 2013.o que devo fazer? este ano também não recebi ainda.
Equipe Crédito ou Débito
Rosana, verifique no site da receita. Verifique também os dados de sua conta na declaração do imposto de renda. Caso tenha problemas e dúvidas ainda, visite uma agência da Receita Federal em sua cidade.
Mirian
Boa Noite,
A declaração do meu marido esta escrito CREDITADA desde o dia 15/10 e até agora não caiu nada, como devo proceder?
Equipe Crédito ou Débito
Aguardar e verificar se os dados da conta foram colocados corretamente na declaração. Caso haja mais dúvidas ou demorar mais tempo para o crédito, visite uma agência da Receita Federal em sua cidade.
Marlene
Não foi depositado na minha conta bancaria, depositaram em outra conta em outro banco como faço agora se foi depositado em outra agencia
Equipe Crédito ou Débito
Comunique a um gerente da agência onde o depósito foi feito para que você possa solicitar um estorno do depósito.
Jose Florindo
Boa noite! Já estamos no final de 2015 ainda não recebi a restituição de 2014, já fui ao posto da receita e o atendente não soube explicar o porque a minha restituição 2014 não foi debitada.
O que deve fazer e a quem recorrer?.
Equipe Crédito ou Débito
Jose, verifique na sua declaração se os dados da conta para crédito estão corretos. Vá também a posto de atendimento da Receita Federal em sua cidade para esclarecer dúvidas e entender o motivo da demora.
Rodrigo
Na consulta ao site minha restituicão esta liberada porém diz estar “aguardando reagendamento do contribuinte” e não esta na minha conta, o que isso significa?
Equipe Crédito ou Débito
Entre em contato com a Receita Federal ou visite uma unidade de atendimento da Receita Federal em sua cidade.