Declaração do imposto de renda pelo celular!

Escrito na categoria "Formas de pagamento" por André M. Coelho.

Você já pode declarar seu imposto de renda por smartphones e tablets que utilizem os sistemas operacionais Android ou iOS. Tudo que você precisa fazer é baixar o aplicativo na loja Google Play para celulares e tablets com o sistema operacional Android ou na Appstore para quem tem o sistema operacional iOS. A partir daí, você poderá realizar algumas tarefas antes limitadas aos laptops e computadores de mesa.

Publicidade

Publicidade

O que é possível fazer no aplicativo “Pessoa Física” da Receita Federal?

Você poderá, diretamente do aplicativo:

Retificação e impressão só podem ser feitas através de um computador com o programa da Receita Federal já instalado.

Quem pode fazer a declaração do imposto de renda pelo celular ou tablet?

De acordo com a Receita Federal, a utilização do m-IRPF não será possível se, no ano de 2013, o declarante ou seus dependentes:

Publicidade

Publicidade

Quem se encaixar em qualquer uma das situações acima só poderá transmitir a declaração por uso do computador.

Acesso móvel a informações da Receita

O aplicativo Pessoa Física da Receita Federal já evoluiu bastante e melhora ainda mais a cada ano, facilitando o acesso e envio de informações pelo contribuinte. (Foto: info.abril.com.br)

Como fazer a declaração do Imposto de Renda pelo celular, smartphone ou tablet?

Publicidade

Primeiro de tudo, reúna todos os seus recibos, contas, contra-cheques e informações que você precisa para o Imposto de Renda normal. Daí então, após baixar o aplicativo, abra-o e clique em m-IRPF e depois em OK. Clique sobre o sinal + (mais) para incluir uma nova declaração, desde que você não tenha nenhuma já no dispositivo. Você será encaminhado para o programa online da Receita Federal, onde você deve clicar em “Ver Orientações” para ter certeza de que não vai cometer nenhum erro na hora de declarar seu IRPF. Assim que você estiver seguro, clique em “Fazer a declaração” e escolha o ano de exercício (ano em que a declaração está sendo feita). Digite seu CPF sem medo de ser feliz.

Publicidade

Na tela vão aparecer as restrições que listamos acima. Se você não se enquadra nas restrições, continue. Os ícones que aparecem são as sessões que você deve preencher:

Preenchidas as informações, clique em “Ver Resumo” na tela inicial e tenha a noção da bocada do Leão. Antes de enviar, confira todos os dados novamente pois não é possível fazer a retificação (correção) via celular, smartphone ou tablet. Salve sempre como rascunho e peça a alguém para checar os dados.

Completo preenchimento, clique em transmitir e faça o envio para a Receita Federal. Será gerado um arquivo no formato 99999999999-IRPF-A-2014-2013-ORIGI.dec, e outro com o recibo de entrega, no formato Recibo99999999999-IRPF-M-2014-2013.pdf. 99999999999 corresponde ao número do CPF. Salve este arquivo com segurança e pronto! Você declarou seu IRPF.

Publicidade

Publicidade

Ficou alguma dúvida ou você não está conseguindo declarar seu IRPF? Deixe nos comentários sua pergunta que faremos o possível para ajudá-lo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

4 comentários para: “Declaração do imposto de renda pelo celular!”

  • Karina

    Obrigada pela informação, uma dúvida é sobre o aproveitamento dos dados preenchidos no ano anterior, qual a forma de aproveitá-los?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Usando o backup do aplicativo do ano anterior.

      Responder
  • Fabiana

    Fiz a declaracão pelo celular mas o arquivo da declaração não reconhece, não abre, apenas o recibo. Como faço para visualizar a declaracão e enviar como arquivo?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Fabiana, tem que ver isso na sessão de perguntas e respostas da Receita sobre o programa

      Responder

Deixe um comentário