A declaração do imposto de renda é uma obrigação em que uma parcela dos brasileiros paga ao governo uma parte de seus rendimentos. A idéia é que este dinheiro fosse utilizado para manter serviços públicos como educação, saúde e segurança e você não tivesse que pagar por isso individualmente. Infelizmente não acontece desta forma no Brasil e é por isto que dá vontade de não pagar imposto de renda.

Mas algumas pessoas podem mesmo deixar de pagar o imposto de renda. O cálculo do imposto de renda é modificado todo ano e há uma faixa salarial mínima para que você seja obrigado a declarar.

Para o imposto de renda que tem que ser entregue até o fim de abril de 2012, relativo ao ano de 2011, os valores podem ser encontrados neste link do site Portal Tributário, que mantém uma documentação bem completa a respeito de todo o processo do imposto de renda.

Há também o imposto de renda retido na fonte que é calculado com alíquota diferente para cada mês, mas isto já vem pronto sem seu contra-cheques e você precisará apenas informar no momento de sua declaração.

Imposto de renda - IRPF

IRPF – O leão está de olho em seu dinheiro

A declaração é bem simples de ser feita, especialmente se você tem apenas o salário mensal como fonte de renda e não fez compra e venda de imóveis ou veículos durante o ano. Se este é o seu caso e você está dentro da faixa de salário que deve declara, talvez compense fazer você mesmo a sua declaração de imposto de renda.

E você? Já fez a sua declaração de imposto de renda este ano? Prefere entregar antes ou deixa mais para o final do prazo? Porque faz assim? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)