Todo ano, ao declarar o imposto de renda, a maioria dos brasileiros tem o direito a um certo tipo de restituição do imposto. Quanto mais cedo você faz a declaração do seu imposto de renda, mais cedo você terá direito à restituição. O problema é que o dinheiro da restituição, como ele é garantido em boa parte dos casos, pode fazer uma boa diferença no seu bolso. Nessa hora, é possível pensar na antecipação da restituição para ter uma boa quantia antecipada para seu bolso. Contudo, algumas coisas tem que ser levadas em conta.

Como funciona a antecipação da restituição do imposto de renda?

A antecipação da restituição é um serviço oferecido por bancos e instituições financeiras. Não são todos que oferecem tal modalidade, mas é possível verificar diretamente no site dos bancos se ele faz a antecipação da restituição. Você também precisa verificar se sua restituição já saiu, seja pelos aplicativos da receita federal para smartphones e tablets ou pelo site da Receita Federal.

O empréstimo total varia em um valor entre 70% a 100% do total da restituição, com um valor mínimo e máximo de antecipação previsto pelo próprio banco. O pagamento é feito de forma única na data da restituição, sendo cobrados também juros pré-fixados e IOF.  A média de juros cobrada é de 2,5%, podendo ser mais alta ou mais baixa dependendo do seu perfil e do banco, mas que não deixa de ser uma taxa menor do que a maioria dos empréstimos no mercado, salvo empréstimos consignados e para servidores públicos.

Por que antecipar a restituição do imposto de renda?

Digamos que você tem algumas dívidas ou precisa urgente do dinheiro para fazer um investimento ou comprar alguma coisa necessária para você. O dinheiro da restituição pode ser aquele recurso a mais para te ajudar a poupar dinheiro, pagar menos juros e até conseguir descontos em compras e pagamentos. Se esse dinheiro vai fazer mesmo uma grande diferença e te da rum poder de compra necessário no seu dia a dia, acaba valendo a pena a antecipação.

Antecipação Imposto de Renda

Antecipe a restituição apenas quando for a última opção e ela for a mais barata forma de pagamento para uma dívida. Em outros casos, seja mais paciente e espere o dinheiro cair na sua conta. (Foto: educaproconsp.blogspot.com)

O grande porém aqui é que a antecipação da restituição do imposto de renda é um tipo de empréstimo. Portanto, a restituição não valerá a pena para o caso de você querer alimentar seus impulsos consumistas. Ela vale a pena para quem está endividado e pagando juros maiores do que os da antecipação da restituição ou tem alguma dívida inesperada e não tem recursos para pagá-la.

Como antecipar a restituição do imposto de renda?

Você deve entrar em contato com seu banco, já com a estimativa do valor da restituição em mãos. Estimativa porque pode ocorrer da sua restituição atrasar por cair na malha fina, erros na declaração ou outros. Portanto, na hora de pagar o empréstimo, pode também acabar faltando dinheiro para pagar tudo com a restituição. O ideal é contatar o seu banco e fazer uma antecipação da restituição com um valor menor do que a restituição total, deixando uma margem de erro para qualquer imprevisto.

Não se esqueça de comparar as condições de vários bancos para encontrar aquele com as melhores condições para você.

O certo mesmo, seria ter mais paciência e esperar a restituição chegar. Contudo, no Brasil dos juros altos e absurdos, fica difícil não contar com este dinheiro em momentos de dificuldade.

3 comentários para “Como antecipar a restituição do seu imposto de renda!”

  1. James Pacheco

    Boa noite, tenho um dúvida e gostaria de ajuda!
    Fiz a declaração no primeiro dia, e fui ao caixa eletrônico pra solicitar a antecipação e disse que não havia crédito liberado, hoje fiz a consulta e apareceu essa mensagem Sua declaração está na base de dados da Receita Federal com a seguinte situação:
    Processada – em fila de restituição.
    Será que se eu tentar antecipar agora vai ser possível?

    Responder
  2. Henrique Leandro Diniz Pereira.

    Declarei meu imposto de renda e tentei junto ao banco do Brasil antecipar minha restituição, porém o banco não liberou afirmando que eu tenho um acordo de reescalonamento e não posso antecipar.
    Será que posso solicitar a restituição em outro banco?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Até pode, mas provavelmente será recusado.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)