Como antecipar a restituição do seu imposto de renda!

Escrito na categoria "Bancos e instituições financeiras" por André M. Coelho.

Todo ano, ao declarar o imposto de renda, a maioria dos brasileiros tem o direito a um certo tipo de restituição do imposto. Quanto mais cedo você faz a declaração do seu imposto de renda, mais cedo você terá direito à restituição. O problema é que o dinheiro da restituição, como ele é garantido em boa parte dos casos, pode fazer uma boa diferença no seu bolso. Nessa hora, é possível pensar na antecipação da restituição para ter uma boa quantia antecipada para seu bolso. Contudo, algumas coisas tem que ser levadas em conta.

Publicidade

Publicidade

Como funciona a antecipação da restituição do imposto de renda?

A antecipação da restituição é um serviço oferecido por bancos e instituições financeiras. Não são todos que oferecem tal modalidade, mas é possível verificar diretamente no site dos bancos se ele faz a antecipação da restituição. Você também precisa verificar se sua restituição já saiu, seja pelos aplicativos da receita federal para smartphones e tablets ou pelo site da Receita Federal.

O empréstimo total varia em um valor entre 70% a 100% do total da restituição, com um valor mínimo e máximo de antecipação previsto pelo próprio banco. O pagamento é feito de forma única na data da restituição, sendo cobrados também juros pré-fixados e IOF.  A média de juros cobrada é de 2,5%, podendo ser mais alta ou mais baixa dependendo do seu perfil e do banco, mas que não deixa de ser uma taxa menor do que a maioria dos empréstimos no mercado, salvo empréstimos consignados e para servidores públicos.

Publicidade

Publicidade

Por que antecipar a restituição do imposto de renda?

Digamos que você tem algumas dívidas ou precisa urgente do dinheiro para fazer um investimento ou comprar alguma coisa necessária para você. O dinheiro da restituição pode ser aquele recurso a mais para te ajudar a poupar dinheiro, pagar menos juros e até conseguir descontos em compras e pagamentos. Se esse dinheiro vai fazer mesmo uma grande diferença e te da rum poder de compra necessário no seu dia a dia, acaba valendo a pena a antecipação.

Antecipação Imposto de Renda

Antecipe a restituição apenas quando for a última opção e ela for a mais barata forma de pagamento para uma dívida. Em outros casos, seja mais paciente e espere o dinheiro cair na sua conta. (Foto: educaproconsp.blogspot.com)

Publicidade

O grande porém aqui é que a antecipação da restituição do imposto de renda é um tipo de empréstimo. Portanto, a restituição não valerá a pena para o caso de você querer alimentar seus impulsos consumistas. Ela vale a pena para quem está endividado e pagando juros maiores do que os da antecipação da restituição ou tem alguma dívida inesperada e não tem recursos para pagá-la.

Publicidade

Como antecipar a restituição do imposto de renda?

Você deve entrar em contato com seu banco, já com a estimativa do valor da restituição em mãos. Estimativa porque pode ocorrer da sua restituição atrasar por cair na malha fina, erros na declaração ou outros. Portanto, na hora de pagar o empréstimo, pode também acabar faltando dinheiro para pagar tudo com a restituição. O ideal é contatar o seu banco e fazer uma antecipação da restituição com um valor menor do que a restituição total, deixando uma margem de erro para qualquer imprevisto.

Não se esqueça de comparar as condições de vários bancos para encontrar aquele com as melhores condições para você.

Publicidade

Publicidade

O certo mesmo, seria ter mais paciência e esperar a restituição chegar. Contudo, no Brasil dos juros altos e absurdos, fica difícil não contar com este dinheiro em momentos de dificuldade.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

3 comentários para: “Como antecipar a restituição do seu imposto de renda!”

  • James Pacheco

    Boa noite, tenho um dúvida e gostaria de ajuda!
    Fiz a declaração no primeiro dia, e fui ao caixa eletrônico pra solicitar a antecipação e disse que não havia crédito liberado, hoje fiz a consulta e apareceu essa mensagem Sua declaração está na base de dados da Receita Federal com a seguinte situação:
    Processada – em fila de restituição.
    Será que se eu tentar antecipar agora vai ser possível?

    Responder
  • Henrique Leandro Diniz Pereira.

    Declarei meu imposto de renda e tentei junto ao banco do Brasil antecipar minha restituição, porém o banco não liberou afirmando que eu tenho um acordo de reescalonamento e não posso antecipar.
    Será que posso solicitar a restituição em outro banco?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Até pode, mas provavelmente será recusado.

      Responder

Deixe um comentário