Consulta da restituição do imposto de renda – Faça agora!
Todos os anos os brasileiros são obrigados a fazer a declaração do imposto de renda e pagar ao governo uma boa parte do que conseguiu ganhar durante o ano. Acontece que o governo não quer correr o risco de deixar para depois a arrecadação do imposto e prefere reter o imposto diretamente na fonte pagadora. Isto garante ao governo que aquela parte retida não será sonegada por você. É uma questão de confiança em que o governo prefere não arriscar!
De forma mais genérica e superficial, é possível dizer que pessoas físicas que ganham relativamente bem, não tem deduções da base de cálculo, sem dependentes, dificilmente terão restituição. A restituição acaba por privilegiar quem realmente gasta o dinheiro que recebe em itens dedutíveis. Se ainda por cima o salário é alto e não há gastos, aí é que não haverá mesmo restituição.
Como infelizmente a maior parte da população brasileira não é exatamente privilegiada com salários excelentes, muitos brasileiros recebem anualmente a restituição do imposto de renda e contam com este dinheiro para ajudar no orçamento familiar.
Ao fazer a sua declaração do imposto de renda você já fica sabendo se tem ou não direito a restituição. Aí é só aguardar que a receita libere a restituição e ver em qual lote você está para saber a data de receber.
A consulta da restituição do imposto de renda pode ser feita no site da Receita Federal!
E você? Tem direito à restituição? Você gasta o dinheiro da restituição do IRPF ou faz investimentos com ele! Comente e conte o que acha desta forma de cobrança de impostos da Receita Federal.
Sobre o autor
Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.
Veja também
Como saber quanto vou pagar de imposto de renda?
Despesas dedutíveis do IRPF
Como declarar imposto de renda sem precisar de um contador
Não fiz o IRPF no prazo! O que faço agora?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.