O imposto de renda é uma parcela de sua renda que você obrigatoriamente deve pagar ao governo todo ano. Em alguns casos, o imposto de renda deve ser pago mensalmente usando por exemplo um software fornecido pela Receita Federal chamado Carnê Leão. O Carnê Leão irá calcular o imposto de acordo com o seu rendimento e gerar uma boleta para ser paga ao governo federal.

Todas as pessoas que ganham acima de um determinado valor são obrigadas a declarar o imposto de renda. A declaração é uma maneira de informar à receita federal quais foram os seu rendimentos no ano. Nem todos que declaram realmente tem imposto a pagar. Há várias regras que permitem deduzir valores de sua renda, como gastos médicos, com instrução ou dependentes. Dependendo do quanto se deduz, você não terá que pagar imposto sobre os rendimentos tributáveis, resultados após as deduções.

E não são apenas as pessoas físicas que pagam impostos. Empresas também pagam imposto de renda e existem ainda mais variações neste caso. IRPF significa “Imposto de renda Pessoa Física” e IRPJ é o “Imposto de renda Pessoa Jurídica”.

Em resumo, funciona da seguinte maneira. Todo mês você recebe o seu salário de, digamos, 4 mil reais. Considerando este valor a tabela vigente do imposto, já fica claro que você terá que pagar imposto e então a empresa já faz o pagamento à receita do imposto sobre o seu salário. Este é o imposto retido na fonte. No início do ano seguinte você deverá fazer a declaração do imposto de renda onde irá informar todas as informações solicitadas.

Neste exemplo o seu rendimento anual terá sido em torno de 50 mil reais. Porém você poderá deduzir os gastos com saúde e dependentes deste valor. Suponha que após as deduções a sua base de cálculo foi de 50 mil para 38 mil reais. Você já pagou durante todo o ano o imposto sobre o salário de 50 mil, logo terá direito à restituição do valor pago a mais, visto que a sua base de cálculo é na verdade 38 mil reais.

IRPF - Programa da declaração

A cada ano o programa do IRPF fica mais fácil de usar

O que acontece é que o governo exige o pagamento adiantado do imposto e lhe devolve no fim do ano caso você tenha pago a mais.

O vídeo abaixo fala mais um pouco sobre o que é e como funciona o imposto de renda.

Não coloquei valores em detalhes porque as aliquotas e limites mudam todo ano e logo estariam desatualizadas.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)