Existem alguns riscos envolvidos no uso de telefones inteligentes e da internet para transações bancárias. No contexto de hoje, a ameaça de fraude acontecendo no canal online é muito maior do que os outros canais. Muitos usuários instalam aplicativos em seus telefones que concedem acesso incondicional aos seus dados, ou até mesmo em seus computadores. Esses aplicativos de “malware” podem monitorar suas entradas em um aplicativo bancário móvel, por exemplo, e recuperar dados confidenciais a serem passados ​​para o proprietário do aplicativo.

O que é senha do internet banking?

Toda a segurança online começa com uma senha do internet banking. Essa senha será sua chave de entrada para sua conta online. Cada banco adota um procedimento diferente para o cadastro da senha do internet banking. Alguns só pedem que você acesse o site do banco e cadastre a senha. Outros exigem que você compareça até uma agência do banco e converse com um gerente.

Seja como for, além da senha do internet banking, você vai precisar fazer o cadastro de uma assinatura eletrônica para realizar transações online. Pode ser necessário também cadastrar seu internet banking através de uma autorização em um caixa eletrônico. Além disso, muitos bancos hoje usam códigos e tokens que você recebe pelo celular ou pelo app do banco. Cada banco tem um procedimento diferente, como leitores de códigos QR ou envio de códigos por SMS.

Mas mesmo com toda essa segurança, é preciso tomar muito cuidado. E os passos abaixo ajudarão a tornar sua senha do internet banking ainda mais segura.

Antes de fazer a senha da internet, instale um bom antivírus

Para proteger seu computador contra phishing, malware e outras ameaças de segurança, use sempre um software antivírus genuíno. O antivírus ajuda a detectar e remover spywares que podem roubar suas informações confidenciais. Faça um scan completo do seu sistema antes de acessar seu banco para evitar o roubo de dados.

Evite usar WiFi público antes de cadastrar sua senha de internet

A maior ameaça de uma rede WiFi aberta é que o hacker pode se sentar entre o usuário final e o hotspot e rastrear todos os dados sem qualquer dificuldade. Os hackers veem a conexão desprotegida como uma oportunidade para introduzir malware em seu dispositivo. Assim, o uso de hotspots WiFi públicos para internet ou mobile banking e pagamentos em sites de comércio eletrônico deve ser evitado. No entanto, se você for um usuário público regular de WiFi, considere a configuração de um software VPN em seu computador. Ele cria um túnel seguro entre o computador e a Internet e impede que hackers interceptem o tráfego.

Verifique as atualizações mais recentes do sistema operacional antes do internet banking

Os usuários de smartphones e computadores devem verificar se o sistema operacional está atualizado com os patches e atualizações de segurança mais recentes. Eles também não devem remover os controles de segurança do telefone, frequentemente chamados de “jail breaking” ou “root”. Eles devem sempre procurar restringir o acesso que os aplicativos pedem ao serem instalados apenas para o que o aplicativo realmente precisa. Se seu sistema operacional não for original, pode estar aberto também a problemas de segurança.

Garanta uma senha de internet banking segura

É importante manter sua conta segura e ajudá-lo a manter a confidencialidade. E é desnecessário dizer que não deve compartilhar seus detalhes com ninguém. Seu banco nunca pedirá suas informações confidenciais por telefone ou email. Se você tiver escrito suas senhas bancárias em um bloco de notas ou em um app, certifique-se de que esses documentos permanecem confidenciais. Além disso, certifique-se de escolher senhas fortes e longas. Para segurança adicional às transações financeiras por meio do Internet Banking, crie e mantenha senhas diferentes para login e transações.

Online banking

Obtenha sua senha do internet banking para acessar com segurança seu banco online. (Foto: The Irish Times)

Inscreva-se para notificações móveis do internet banking

Se você ainda não fez isso, faça agora. Essas notificações alertarão você rapidamente sobre qualquer transação suspeita. Quer a transação exceda o limite especificado ou esteja dentro dela, você receberá um alerta informando o saldo restante da conta. Não apenas as transações, o banco irá alertá-lo sobre as tentativas de login mal-sucedidas em sua conta bancária. Atualize seu número de telefone com seu banco para receber atualizações por SMS também,

Evite entrar em sua conta bancária por meio de email

É sempre mais seguro digitar o URL do banco do que ser redirecionado para ele por meio de um e-mail promocional ou de qualquer outro site de terceiros. Como mencionado anteriormente, um banco nunca pedirá as credenciais de login para sua conta. Portanto, se houver um email fraudulento que ofereça redirecionamento para o site do seu banco e você insira seus dados pessoais na página de destino depois de clicar nele, há um grande risco de que suas credenciais de login sejam roubadas. Portanto, se você receber um email de um banco pedindo detalhes de login, trate-o com desconfiança.

Como posso saber se uma página da web está protegida?

Normalmente, enquanto navega na internet, os URLs do site começam com as letras “http”. No entanto, em uma conexão segura, o endereço exibido deve começar com “https” – observe o “s” no final.

Assim, durante o login, verifique a URL “https: //”, que garante que todas as comunicações entre o navegador e o site sejam criptografadas e garantam que ele seja o website autêntico do seu banco. Além disso, o ícone de bloqueio antes do ‘https: //’ é uma garantia de conexão segura.

Não use computadores públicos para efetuar login no net banking

Se você estiver usando um computador público, o risco de comprometer suas credenciais de login será maior. No entanto, se você precisar efetuar o login nesses locais, limpe o cache e o histórico de navegação e exclua todos os arquivos temporários do computador. Além disso, nunca permita que o navegador se lembre do seu ID e senha. Ou apenas vá incógnito.

Verifique sua conta regularmente

A maioria dos bancos tem a última aba “dispositivos cadastrados/autorizados”, “logados” ou “histórico de login” em seus sites. Portanto, se você perceber irregularidades, altere sua senha e entre imediatamente em contato com seu banco. Assim, garante-se que apenas os dispositivos que você realmente usa estão acessando sua conta.

Pontos a serem observados durante o uso de banco móvel e cartões de caixa eletrônico

Para os serviços bancários móveis, os consumidores devem usar somente o aplicativo oficial fornecido pelo banco e baixados somente nas lojas de aplicativos oficiais da Apple ou Google. Eles devem ter cuidado especial com aplicativos que afirmam fornecer visualizações de contas consolidadas nos bancos, pois eles podem conter algum vírus/malware.

Explicando o modus operandi e as formas de evitar clonagem do cartão, os fraudadores instalam um dispositivo na parte superior do leitor de cartão em caixas automáticos que combinam com o equipamento ATM e armazenam o crédito/detalhes do cartão de débito. Esta informação é então recuperada pelo fraudador, copiando-a para outra tarja magnética do cartão em branco e usada para fazer compras ou sacar dinheiro em nome do titular da conta real.Então, enquanto estiver usando cartões em caixas eletrônicos e estabelecimentos comerciais, os usuários deve sempre procurar por equipamentos de aparência suspeita que sobreponham o leitor de cartões para evitar a extração de cartões.

Ficou alguma dúvida sobre a senha do internet banking? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)