O que é minimalismo financeiro? Conceito e significado!

Em Educação financeira por André M. Coelho

Minimalismo financeiro; o que é e por que você deve praticar? Parte de viver em um mundo cada vez mais digital significa que podemos fazer as coisas de maneira diferente. E, com base em pesquisas e nossa experiência ao longo dos anos, uma das coisas mais importantes que conseguimos desafiar é a gestão de dinheiro.

Na verdade, muitos chegaram à conclusão de que não é preciso muito para ter uma vida financeira de sucesso. Isto chamamos de minimalismo financeiro.

Leia também

O que é minimalismo financeiro?

Minimalismo financeiro é nossa filosofia para ajudá-lo a encontrar liberdade financeira. Isso significa estar livre do medo, das preocupações financeiras, do estresse, da culpa e da ansiedade por excessos auto-impostos. Em última análise, significa liberdade de escolha; porque quando suas finanças são simplificadas, você recebe mais espaço para conquistar tudo na vida.

Como praticar o conceito minimalista?

Acreditamos que todos devem assumir a responsabilidade por seu dinheiro, mas estamos aqui para ajudar (porque sabemos que, se vamos falar sobre os problemas, é melhor ter algumas soluções na manga também).

Não é fácil sair de um estilo de vida e sociedade que incentivam o consumo, gastos, e “maximalismo”, e partir para o conceito minimalista nas finanças.

Pensando nesse sentido e nos desafios minimalistas, nós dividimos a tarefa em 4 áreas principais:

Minimalismo como estilo de vida

O minimalismo é um estilo pessoal que contribui para economias e uma melhor qualidade de vida. (Imagem: US News Money)

1. A cultura minimalista das finanças pessoais

É fácil entender por que as pessoas se sentem oprimidas e arrasadas com a culpa sobre seu dinheiro: estamos preparados para sacrificar o que precisamos pelo que queremos e tropeçar em decisões de compra impulsivas que tendem a se acumular (o ciclo da mídia culpando a acessibilidade da habitação em um certo fim de semana o café da manhã também não está ajudando). Mas o minimalismo financeiro significa assumir responsabilidades e passos conscientes para a gestão financeira – reconhecendo como você gasta e fazendo pequenas mudanças quando necessário.

2. Ação no minimalismo financeiro

Fugir é mais fácil do que aprender novas informações (especialmente quando você pensa que significa sacrificar as coisas que você ama). Minimalismo financeiro significa encorajar e apoiar as pessoas a agirem. Assumir a responsabilidade e o controle de suas finanças leva a escolhas mais informadas (o que na maioria das vezes significa que você pode continuar vivendo a vida que deseja, enquanto economiza para seus objetivos maiores).

Por exemplo, você precisa destilar e organizar todas as suas finanças em um número que é exclusivo para você. Este é o número que você tem liberdade para gastar todos os dias no que quiser, enquanto tem o conforto de saber que seus objetivos financeiros ainda estão no caminho certo. O número considera seus gastos atuais fixos, sua poupança e einvestimentos, sua receita, e quanto tem de sobra. Ele define quanto você tem para cada dia para gastos gerais todos os dias. É um guia de gastos simples que não é assustador e não vai fazer você querer fugir. Em vez disso, incentiva a consciência financeira.

3. A arte minimalista do empoderamento financeiro

Estamos culturalmente exaustos com a ideia de que a geração do milênio deve ser punida ou se sentir culpada por suas escolhas de gastos. Esteja você se afogando em dívidas ou apenas lutando para administrar suas despesas do dia a dia, os grilhões dos encargos financeiros são comuns e facilmente administrados. Minimalismo financeiro significa libertar-se do estresse das circunstâncias, assumindo o controle de seu dinheiro e de sua vida. E quando você pega o jeito, é surpreendentemente fácil.

4. Encontre o equilíbrio minimalista financeiro

Estamos constantemente comparando nossas vidas com as de outras pessoas, e isso cria uma pressão social prejudicial. Cuidamos de nossas próprias vidas com base nos desejos dos outros, e não em nossos próprios desejos e necessidades. Minimalismo financeiro significa ter um estilo de vida equilibrado, saber onde você está e o que é certo para você – e aceitar isso. É sobre ter a confiança para rejeitar as expectativas tradicionais se elas não parecerem certas para você e se concentrar no que é importante (livre de culpa e julgamento social).

Este é apenas o começo da jornada para se livrar dos encargos financeiros para descobrir um você mais real e financeiramente mais confiante. Como dissemos, você vai ouvir muito mais sobre como viver uma vida financeiramente mínima no futuro, incluindo mais dicas e truques, bem como histórias de pessoas que já passaram por isso.

O que acham do minimalismo? Como acha que ele pode contribuir para sua vida financeira?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário