O que é minimalismo financeiro? Conceito e significado!

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Minimalismo financeiro; o que é e por que você deve praticar? Parte de viver em um mundo cada vez mais digital significa que podemos fazer as coisas de maneira diferente. E, com base em pesquisas e nossa experiência ao longo dos anos, uma das coisas mais importantes que conseguimos desafiar é a gestão de dinheiro.

Na verdade, muitos chegaram à conclusão de que não é preciso muito para ter uma vida financeira de sucesso. Isto chamamos de minimalismo financeiro.

Então, como nós chegamos aqui? Falamos com as pessoas. Muitas pessoas. Pessoas que gastam, pessoas que economizam, pessoas que assumiram o controle de seu dinheiro e pessoas que ainda não chegaram lá. Percebemos suas esperanças, sonhos e medos, e o que eles realmente querem de um banco. Isso nos deu uma ideia de como as pessoas se comportam quando se trata de dinheiro e nos levou a um entendimento único quando se trata de sua vida financeira.

O que é minimalismo financeiro?

Minimalismo financeiro é nossa filosofia para ajudá-lo a encontrar liberdade financeira. Isso significa estar livre do medo, das preocupações financeiras, do estresse, da culpa e da ansiedade por excessos auto-impostos. Em última análise, significa liberdade de escolha; porque quando suas finanças são simplificadas, você recebe mais espaço para conquistar tudo na vida.

Como praticar o conceito minimalista?

Acreditamos que todos devem assumir a responsabilidade por seu dinheiro, mas estamos aqui para ajudar (porque sabemos que, se vamos falar sobre os problemas, é melhor ter algumas soluções na manga também).

Não é fácil sair de um estilo de vida e sociedade que incentivam o consumo, gastos, e “maximalismo”, e partir para o conceito minimalista nas finanças.

Pensando nesse sentido e nos desafios minimalistas, nós dividimos a tarefa em 4 áreas principais:

Minimalismo como estilo de vida

O minimalismo é um estilo pessoal que contribui para economias e uma melhor qualidade de vida. (Imagem: US News Money)

1. A cultura minimalista das finanças pessoais

É fácil entender por que as pessoas se sentem oprimidas e arrasadas com a culpa sobre seu dinheiro: estamos preparados para sacrificar o que precisamos pelo que queremos e tropeçar em decisões de compra impulsivas que tendem a se acumular (o ciclo da mídia culpando a acessibilidade da habitação em um certo fim de semana o café da manhã também não está ajudando). Mas o minimalismo financeiro significa assumir responsabilidades e passos conscientes para a gestão financeira – reconhecendo como você gasta e fazendo pequenas mudanças quando necessário.

2. Ação no minimalismo financeiro

Fugir é mais fácil do que aprender novas informações (especialmente quando você pensa que significa sacrificar as coisas que você ama). Minimalismo financeiro significa encorajar e apoiar as pessoas a agirem. Assumir a responsabilidade e o controle de suas finanças leva a escolhas mais informadas (o que na maioria das vezes significa que você pode continuar vivendo a vida que deseja, enquanto economiza para seus objetivos maiores).

Por exemplo, você precisa destilar e organizar todas as suas finanças em um número que é exclusivo para você. Este é o número que você tem liberdade para gastar todos os dias no que quiser, enquanto tem o conforto de saber que seus objetivos financeiros ainda estão no caminho certo. O número considera seus gastos atuais fixos, sua poupança e einvestimentos, sua receita, e quanto tem de sobra. Ele define quanto você tem para cada dia para gastos gerais todos os dias. É um guia de gastos simples que não é assustador e não vai fazer você querer fugir. Em vez disso, incentiva a consciência financeira.

3. A arte minimalista do empoderamento financeiro

Estamos culturalmente exaustos com a ideia de que a geração do milênio deve ser punida ou se sentir culpada por suas escolhas de gastos. Esteja você se afogando em dívidas ou apenas lutando para administrar suas despesas do dia a dia, os grilhões dos encargos financeiros são comuns e facilmente administrados. Minimalismo financeiro significa libertar-se do estresse das circunstâncias, assumindo o controle de seu dinheiro e de sua vida. E quando você pega o jeito, é surpreendentemente fácil.

4. Encontre o equilíbrio minimalista financeiro

Estamos constantemente comparando nossas vidas com as de outras pessoas, e isso cria uma pressão social prejudicial. Cuidamos de nossas próprias vidas com base nos desejos dos outros, e não em nossos próprios desejos e necessidades. Minimalismo financeiro significa ter um estilo de vida equilibrado, saber onde você está e o que é certo para você – e aceitar isso. É sobre ter a confiança para rejeitar as expectativas tradicionais se elas não parecerem certas para você e se concentrar no que é importante (livre de culpa e julgamento social).

Este é apenas o começo da jornada para se livrar dos encargos financeiros para descobrir um você mais real e financeiramente mais confiante. Como dissemos, você vai ouvir muito mais sobre como viver uma vida financeiramente mínima no futuro, incluindo mais dicas e truques, bem como histórias de pessoas que já passaram por isso.

O que acham do minimalismo? Como acha que ele pode contribuir para sua vida financeira?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário